Autoria: Ricardo Linhares
Colaboração: Maria Elisa Berredo, Flávia Lins e Silva, Filipe Miguez, Márcia Prates e Nelson Nadoti
Direção: Roberto Talma, Leandro Neri e Amora Mautner
Direção geral: Roberto Talma
Direção de núcleo: Roberto Talma
Período de exibição: 24/03/2003 – 06/09/2003
Horário: 18h
Nº de capítulos: 143
TRAMA PRINCIPAL
- Inspirada em Cidade das Formigas, argumento do ator e diretor Paulo José, Agora é que são Elas é uma história contemporânea e rural, idealizada para alternar drama e comédia com pinceladas de realismo fantástico e crítica política. A trama é ambientada na fictícia São Francisco das Formigas, distrito de Bocaiúvas. A vila é comandada por mulheres, provocando uma inversão de papéis sociais que desagrada a muitos homens da comunidade, obrigados a fazer as tarefas domésticas enquanto suas mulheres garantem o sustento da casa com suas produções artesanais de couro e camurça.
- Abandonada pelo poder municipal, representado pelo prefeito de Bocaiúvas, o poderoso Juca Tigre (Miguel Falabella), São Francisco das Formigas começa a se organizar com a fundação da cooperativa União das Mulheres, liderada pela jovem Leonarda Mendes Galvão, a Léo (Débora Falabella). As mulheres da vila fabricavam os produtos em suas próprias casas para vender no mercadinho de Bocaiúvas e em lojinhas turísticas, mas de maneira muito informal. Com o tino empresarial de Léo, passam a obter crédito financeiro, compram máquinas novas e podem se manter atualizadas com as últimas novidades, fazendo de seu trabalho a principal atividade econômica de Formigas.
- A crescente demanda de encomendas transforma a União das Mulheres na principal compradora do curtume de Juca Tigre, um dos muitos negócios do prefeito. No curtume ele processa a pele dos animais abatidos em seu frigorífico, para depois vender o couro a várias regiões. Com o sucesso da cooperativa de Formigas, passa a vender quase que exclusivamente para as artesãs, o que o leva a ver com bons olhos a iniciativa das “formiguenses”. O crescimento econômico desperta na população o desejo de se emancipar, já que a vila é vítima de constantes descasos da prefeitura. Um dos problemas enfrentados pelos moradores é decorrente das águas residuais do curtume, que não são tratadas, e vão direto para o esgoto com pelos e restos de animais. Provoca até um terremoto na pequena cidade, já que a tubulação subterrânea de esgoto passa pela vila. Juca Tigre, no entanto, opõe-se ferozmente à emancipação.
- O prefeito tem um motivo pessoal para abrir guerra contra Léo e São Francisco das Formigas. No passado, ele foi abandonado no altar por Antônia (Vera Fischer), mãe de Léo, que exerce forte liderança na comunidade. Esse amor mal resolvido atravessou décadas, virou ódio, e os dois se tornaram inimigos políticos. Juca nunca esqueceu a rejeição de Antônia, o que o tornou um homem vingativo. A luta das mulheres em busca de independência, emancipando-se da dominação masculina, é pano de fundo desse romance.
- Juca é um prefeito populista, dono de fazendas de criação de gado e suínos, do mais moderno shopping, do melhor hotel, do maior supermercado, da mais popular estação de rádio e do principal jornal de Bocaiúvas que, em contraponto a São Francisco das Formigas, é uma cidade patriarcal, com domínio masculino. Ele é casado com a ex-Miss Brasil Van Van (Marisa Orth) e tem um filho, Vitório (Paulo Vilhena), que se apaixona perdidamente por Léo.
- Léo namora Pedro (Maurício Mattar) no começo da história, disputando-o com Sol (Francisca Queiroz), filha de Juca. Homem desquitado que ganhou na justiça a guarda dos dois filhos, Pedro é gerente geral do frigorífico de Juca Tigre, mas fica na mira do prefeito por causa de sua relação com Léo. A líder da cooperativa de Formigas, no entanto, corresponde ao amor de Vitório, e os dois vivem uma paixão arrebatadora, apesar das divergências entre seus pais.
- Ao longo da novela, a relação de Léo e Vitória é abalada com a descoberta de que ela é filha de Juca. Antônia já estava grávida do ex-noivo quando se casou com Joaquim (Paulo Gorgulho) que, apaixonado pela mulher, assumiu Léo como filha. A notícia faz Léo pensar que vive uma relação incestuosa com o próprio irmão. No final da novela, no entanto, é revelado que Vitório é fruto de um relacionamento que Van Van teve antes de se unir a Juca, e a ex-miss é expulsa de casa pelo marido.
- Antônia deixou Juca no altar após descobrir que Luiza (Cássia Kiss), empregada da fazenda do noivo, estava grávida dele e foi expulsa da cidade sob suas ordens. Antônia ajudou a moça e não quis mais saber de Juca. O filho bastardo que Juca teve com Luiza, Rodrigo (Thiago Fragoso), nunca soube a verdade sobre sua origem e chega a Bocaiúvas disposto a desvendar este mistério.
- No final da novela, depois de inúmeros desencontros, Juca Tigre e Antônia selam a união. A história de Vitório e Léo também tem um desfecho feliz: os dois se casam e são eleitos prefeito e vice-prefeita de Bocaiúvas.
TRAMAS PARALELAS
Van Van
Modelo de beleza e perfeição de medidas aos 17 anos, a então Vaneide (Marisa Orth), quinta filha de uma família humilde de Macaé, no estado do Rio, foi eleita miss da cidade. De posse da faixa, e rebatizada de Van Van pelo cabeleireiro que a produziu, partiu para a conquista dos títulos de miss Rio de Janeiro e miss Brasil, e teria sido eleita Miss Universo se não tivesse conhecido Juca Tigre (Miguel Falabella). Ela preferiu não arriscar a boa sorte e trocou a coroa pela aliança, certa de que o marido rico se encarregaria de lhe dar o universo. Só quando chegou a Bocaiúvas, Van Van entendeu por que Juca fez questão de se casar com tanta pressa: afinal, ele fora abandonado no altar por Antônia (Vera Fischer).
Apesar de ter a vida farta que sempre sonhou, Van Van possui um traço de insatisfação forte: está sempre inquieta, desejando algo mais, daí ser uma mulher energética que fala pelos cotovelos. Tem crises de angústia, que esconde dos outros e que tenta compensar consumindo e planejando viagens que nunca se realizam. Empenhada desde os tempos de miss em aprimorar seus modos, Van Van conta com a ajuda de sua conselheira exclusiva, Rutinha (Maria Zilda Bethlem). Dinâmica e cheia de ideias, Van Van resolveu melhorar o nível da população de Bocaiúvas disseminando seus conhecimentos e, duas vezes por semana, apresenta na rádio Voz de Bocaiúvas um programa intitulado Aprenda com Van Van Etiqueta & Boas Maneiras. Hoje e Sempre.
GALERIA DE PERSONAGENS
JUCA TIGRE (Miguel Falabella) – Prefeito de Bocaiúvas, ex-deputado federal, marido de Van Van (Marisa Orth) e pai de Vitório (Paulo Vilhena) e Sol (Francisca Queiroz). Populista e carismático, adora ser reconhecido como benfeitor – a cidade realmente se desenvolveu muito durante sua gestão. Charmoso, sedutor e elegante, gosta de estar sempre impecável, e é maníaco por limpeza. Passional e vingativo, não sabe perdoar e nem tolera ser contrariado. Sofre até hoje por ter sido abandonado no altar por Antônia (Vera Fischer), que ainda ama. Sonha fazer de Vitório seu herdeiro político. Mais tarde na trama, descobre que é pai de Léo (Débora Falabella), sua rival na política local, filha de seu antigo amor.
VAN VAN / VANEIDE (Marisa Orth) – Ex-miss Brasil, esposa de Juca (Miguel Falabella), e mãe de Vitório (Paulo Vilhena) e Sol (Francisca Queiroz). Consumista compulsiva, exagerada por natureza e espalhafatosa por gosto. Autêntica, é imitada e é referência em Bocaiúvas. É cúmplice absoluta do filho. Ele é tudo o que ela queria que o marido fosse: um cidadão do mundo, bon vivant. Já com a filha, Sol, nunca teve intimidade. Van Van só não se mete com a sogra, Sofia (Yoná Magalhães), pois sabe que nunca teve a aprovação dela.
LÉO (Débora Falabella) – Filha de Antônia (Vera Fischer) e Joaquim (Paulo Gorgulho), irmã de Bruno (Daniel Ávila) e Maria Clara (Camille Heiss), e mãe de Carolina (Ana Luiza Camacho). Líder de São Francisco das Formigas. Dona da maior confecção de couro da cidade, fundou e preside a cooperativa União das Mulheres. Vivaz, com jeito de moleca, inteligente, espirituosa, séria e responsável, além de charmosa, feminina e sensual. Quando se viu grávida, já tendo terminado com o namorado, optou pela produção independente. Na mesma época apaixonou-se por Pedro (Maurício Mattar), que se tornou seu cúmplice e companheiro. Sempre fiel a seus sentimentos, Léo é uma mãe zelosa, uma filha solidária, uma mulher apaixonada, e uma amiga sincera para todas as horas. Não gosta de briga, mas luta como uma leoa para proteger seus direitos e os dos demais. Daí a guerra com Juca Tigre (Miguel Falabella), que ela ignora ser seu pai, e que só pode ter fim com a emancipação de Formigas. No decorrer da trama, Léo se apaixona por Vitório (Paulo Vilhena).
VITÓRIO (Paulo Vilhena) – Filho de Juca (Miguel Falabella) e Van Van (Marisa Orth), irmão de Sol (Francisca Queiroz). Charmoso, irônico, divertido, adora posar de herdeiro de um grande império, dando ordens e sendo temido por todos. Gosta de viagens e diversões, e de gastar dinheiro para impressionar as mulheres. Tem bom gosto, e aprecia tudo o que é top de linha. Formado em Administração, foi mandado pelo pai para a Universidade de Berkeley para fazer um curso de extensão em Ciências Políticas, mas a Califórnia tem tantas atrações que ele mal frequentou as aulas. Vitório não quer nada com a carreira política. Bate de frente com Pedro (Maurício Mattar), gerente do Frigorífico Tigre, e assedia Léo (Débora Falabella), mas leva um fora, o que mexe com seus brios, até que se apaixona pela jovem. Não é mau caráter, mas ainda é imaturo.
SOL (Francisca Queiroz) – Filha de Juca (Miguel Falabella) e Van Van (Marisa Orth), irmã de Vitório (Paulo Vilhena). Enérgica, autoritária e um tanto ríspida no trato com as pessoas. Tem horror das “peruices” da mãe e talvez por isso seja o extremo oposto dela. Arisca e selvagem, tenta se vestir como homem para impor respeito. Embora viva às turras com o pai, Sol tem verdadeira adoração por ele, além de talento para os negócios. Mas Juca já elegeu Vitório para substituí-lo, o que a deixa inconformada e disposta a lutar para ser reconhecida. Sol tem uma grande cumplicidade com a avó, Sofia (Yoná Magalhães), e uma antiga rivalidade com Léo (Débora Falabella), que vem desde o tempo da escola. No fundo, ela tem profunda admiração pela ex-colega de turma. É apaixonada por Pedro (Maurício Mattar), e não faz questão de esconder o sentimento.
SOFIA (Yoná Magalhães) – Matriarca da família Ramos Abelheira. Mulher forte, decidida e arrojada, mas também dócil e gentil quando necessário. Alto astral e dona de um bom senso exemplar, conhece bem os defeitos e arroubos do filho, Juca (Miguel Falabella), mas prefere não se desgastar em brigas que sabe que não darão em nada. Sofia mantém um romance platônico com o médico Benigno (Paulo José), amigo de longa data. Às vezes, pensa em refazer sentimentalmente a vida ao lado dele. Outras vezes, sente-se tão bem sozinha, independente, que acha melhor deixar tudo como está. Com Van Van (Marisa Orth), Sofia mantém uma relação cordial e distante. Nunca escondeu que Antônia (Vera Fischer) é a nora de seus sonhos.
CAROLINA (Ana Luiza Camacho) – Filha de Léo (Débora Falabella), risonha e feliz, sempre às voltas com as bonecas no seu mundinho de criança pequena. Adora Pedro (Maurício Mattar), a quem adotou, naturalmente, como pai.
ANTÔNIA (Vera Fischer) – Casada com Joaquim (Paulo Gorgulho), mãe de Léo (Débora Falabella), Bruno (Daniel Ávila) e Maria Clara (Camille Heiss). Mulher segura e tranquila, cuja família fundou Formigas. Centralizadora, com um gênio forte, mas justa e afetuosa, sente-se realizada com a vida em família. Ninguém a obriga a fazer o que não quer. Sua grande paixão foi Juca Tigre (Miguel Falabella), mas a decepção causada por ele sepultou este sentimento. Casou-se com Joaquim porque admirava seu caráter e, com o tempo, passou a amá-lo. Na qualidade de “mestre das Formigas”, comanda as obreiras da “Ordem das Formigas Mestras”, sociedade secreta formada por mulheres que trocam entre si infindáveis segredos, sendo o mais importante a verdadeira receita da especialíssima linguiça de Formigas. Quando Joaquim morre, Antônia vive conflitos como qualquer mulher que se torna viúva na sua idade. Sofre, ainda ao ver renascer um sentimento que julgava morto: o amor por Juca Tigre.
JOAQUIM (Paulo Gorgulho) – Casado com Antônia (Vera Fischer), pai de Léo (Débora Falabella), Bruno (Daniel Ávila) e Maria Clara (Camille Heiss), Joaquim é homem da terra, bom, simples, honesto e dedicado à família. Adora a mulher, mas sabe que o sentimento de Antônia por Juca (Miguel Falabella) é mal resolvido, embora tenha percebido que Antônia passou a amá-lo. Joaquim sente orgulho de Léo, tem verdadeiro xodó por Maria Clara, e guarda certa apreensão por achar que não soube criar o filho Bruno. É encantado pela neta, Carolina (Ana Luiza Camacho), e amado por todos.
BRUNO (Daniel Ávila) – Único filho homem de Antônia (Vera Fischer) e Joaquim (Paulo Gorgulho), irmão de Léo (Débora Falabella) e Maria Clara (Camille Heiss). Bruno parou de estudar, e não quer assumir responsabilidades. Marrento, imaturo e infantil, vive se metendo em confusão. Um projeto de bad boy que curte a noite de Bocaiúvas com uma turminha de desocupados de classe média, disputando popularidade com Vitório (Paulo Vilhena). As ideias e o comportamento de Bruno sempre foram motivo de conflito com Léo, que acha o irmão sonso e aproveitador da boa fé dos pais.
MARIA CLARA (Camille Heiss) – A caçula de Antônia (Vera Fischer) e Joaquim (Paulo Gorgulho), irmã de Léo (Débora Falabella) e Bruno (Daniel Ávila). Alegre, extrovertida, falante e curiosa. Embora seja tratada como a princesa da casa, é muito moleque. Craque no futebol, é meio-campista do time juvenil misto do Formigas Futebol Clube. O time é fonte de suas maiores alegrias e de suas maiores brigas. Todas com Luis Felipe (Thiago Oliveira), filho de Pedro (Maurício Mattar), que joga no time rival. Os dois disputam, à base de muita canelada, para ver quem é o melhor.
PEDRO (Maurício Mattar) – Inteligente, competente, dinâmico, simpático, carinhoso, romântico e divertido. O genro que toda sogra gostaria de ter e, também, o marido, amigo e companheiro que toda mulher deseja. Desquitado, viveu uma separação traumática e ganhou na Justiça a guarda dos filhos, Luis Felipe (Thiago Oliveira) e Alice (Thaiani Maciel). Pedro é apaixonado por Léo (Débora Falabella) e amoroso com os filhos, mas sabe exercer a autoridade quando necessário. Sempre disposto a ajudar e dar força à namorada, acaba na mira de Juca Tigre (Miguel Falabella), o que o obriga a conter despesas e a dispensar a empregada. Além de pai e mãe, Pedro passa a cuidar da casa, tornando-se uma espécie de garoto-propaganda dos novos tempos formiguenses.
LUIS FELIPE (Thiago Oliveira) – Filho de Pedro (Maurício Mattar), superapegado ao pai. Morre de ciúmes de Léo (Débora Falabella) e, secretamente, alimenta o sonho de um dia a mãe retornar da Europa. Luis Felipe culpa Léo e Maria Clara (Camille Heiss) – com quem vive às turras – por tudo de errado que acontece com Pedro. Com a irmã, Alice (Thaiani Maciel), é paciente, mas se irrita quando ela o persegue. Também joga no meio-campo do Formigas Futebol Clube.
ALICE (Thaiani Maciel) – Filha de Pedro (Maurício Matar), menina adorável, risonha, sapeca e muito doce, que adora o pai. Gosta muito de Léo (Débora Falabella) e torce para que ela seja sua mãe, ao contrário do irmão Luis Felipe (Thiago Oliveira) que, no entanto, é um herói para ela. Se ele não a enxotasse, andaria sempre atrás dele.
TINTIM (Zezé Polessa) – Mulher de Honório (Nuno Leal Maia) e mãe de Vinícius (Rodrigo Prado), filho de seu primeiro casamento, a exuberante, bem-humorada e falante Tintim é dona do bar e lanchonete Garota de Formigas, que vende cachorro quente com a cobiçada linguiça local. Obreira da Ordem das Formigas Mestras, e melhor amiga de Antônia (Vera Fischer), com quem divide o segredo da feitura da linguiça, é ela quem decide se o dia é próprio ou não para a produção da iguaria, baseada em seu conhecimento sobre o clima da região. Tintim gostaria que o marido fosse um tipo mais enérgico, mas mesmo assim os dois têm um casamento feliz. Quando brigam, preferem resolver as questões no quarto, onde sempre fazem as pazes.
HONÓRIO (Nuno Leal Maia) – Marido de Tintim (Zezé Polessa), pai de Djalminha (Márcio Kieling) e Fátima (Thaís Fersoza), e gerente do curtume de Juca Tigre (Miguel Falabella). Pacato, metódico, detesta sair de sua rotina: vive da casa para o trabalho. É da opinião de que, em casa, quem tem a última palavra é a mulher. Já da porta para fora quem manda é ele. Sua vida vira de cabeça para baixo quando se vê ameaçado de perder o emprego. É o primeiro a responsabilizar Léo (Débora Falabella) pelo fechamento do curtume, e sua revolta cria uma “saia justa” na família, já que Tintim é grande amiga de Antônia (Vera Fischer), e Fátima, de Léo. Conservador, não aprova o fato de as mulheres tomarem a frente de tudo em Formigas, nem esconde o desgosto de ver o filho cuidando das tarefas domésticas enquanto a mulher sai para o trabalho.
FÁTIMA (Thaís Fersoza) – Filha de Honório (Hugo Carvana), irmã de Djalminha (Márcio Kieling), melhor amiga de Léo (Débora Falabella) e madrinha de Carolina (Ana Luiza Camacho). É dona de uma das confecções de artigos de couro da cidade, e tem um talento nato para lidar com couro e criar novidades. No trabalho é muito empreendedora, mas é tímida, dócil e conciliadora no trato social. Romântica e pouco experiente nos assuntos do coração, é apaixonada pelo meio-irmão Vinícius (Rodrigo Prado), filho de Tintim (Zezé Polessa), com quem foi criada desde pequena. Para disfarçar o que sente, vive às turras com o rapaz.
VINÍCIUS (Rodrigo Prado) – Filho do primeiro casamento de Tintim (Zezé Polessa), enteado de Honório (Nuno Leal Maia). Bem-humorado, é o grande companheiro de Bruno (Daniel Ávila), mas, ao contrário deste, não é rebelde, nem revoltado. É alegre, de espírito leve, adora viver e levar tudo na esportiva. A única coisa que o tira do sério é a implicância de Fátima (Thaís Fersoza), de quem gosta como uma irmã de sangue. Romântico, Vinícius tem um forte encantamento pela timidez e delicadeza de Rosemary (Ildi Silva), mas é mais adepto dos flertes – o que deixa Tintim de cabelo em pé.
DJALMINHA (Márcio Kieling) – Filho de Honório (Nuno Leal Maia), irmão de Fátima (Thaís Fersoza). É casado com Nanda (Jerusa Franco), com quem tem uma filha de meses, Joana. Apaixonado pela mulher e encantado com o fato de ser pai, trocou tranquilamente de funções com a esposa, até porque nunca conseguiu se estabilizar em nada. É um dono de casa exemplar. Quando se casou, assumiu os afazeres domésticos e a educação de Raíssa (Nathália França) e Elis (Sthefany Brito), irmãs mais novas de Nanda. Com naturalidade, tornou-se um formiguense pioneiro na inversão de papéis entre homens e mulheres. É “relax” e de bem com a vida, no entanto não é acomodado.
NANDA (Jerusa Franco) – Mulher de Djalminha (Márcio Kieling) e mãe da pequena Joana. Locutora, repórter e DJ da rádio Voz de Bocaiúvas, é uma batalhadora e trabalhadora compulsiva. Com a morte dos pais, desde cedo arcou sozinha com a educação das irmãs, Raíssa (Nathália França) e Elis (Sthefany Brito). É uma mulher alegre, feliz e realizada. Sua relação com o marido, embora não convencional, é extremamente amorosa. Os dois são companheiros e se completam, o suficiente para que, sem cobranças, um supra os pontos fracos do outro. Sempre antenada com o que acontece no mundo, faz o que gosta, e curte música, festas e agitos.
JOANA – Filha de Djalminha (Márcio Kieling) e Nanda (Jerusa Franco). Bebê de colo, na fase de começo de desmame e início das papinhas.
ELIS (Sthefany Brito) – Irmã de Nanda (Jerusa Franco) e Raíssa (Nathália França), cunhada de Djalminha (Márcio Kieling). Romântica e sonhadora, tem os pés no chão no que diz respeito aos problemas práticos da vida. Pela primeira vez, está namorando para valer, com Hugo (Max Fercondini). Ela teme que a diferença social atrapalhe a relação, já que o rapaz tem muito mais dinheiro, e toda a sua família é sustentada pelo salário de Nanda na rádio e pelos extras que ela fatura fazendo som em festas. Elis quer estudar, formar-se e trabalhar para ser alguém na vida. Séria, batalhadora, tem opiniões fortes e sabe se impor. É doce e meiga mas, às vezes, voluntariosa.
RAÍSSA (Nathália França) - Irmã caçula de Nanda (Jerusa Franco) e Elis (Stephany Brito). Por ter perdido os pais cedo, aprendeu a se virar sozinha. Tem adoração por Nanda e incorporou Djalminha (Márcio Kieling) como o pai e a mãe que não conheceu. Leitora voraz, vive pedindo ao cunhado que lhe conte histórias de terror. Para Raíssa, Formigas é um enorme playground, onde vive grandes aventuras com seus amigos. Colega de colégio de Maria Clara (Camille Heiss), tem em comum com ela o fato de ser temporã e tia. Bento (Samuel Melo) é o grande companheiro nas explorações pela cidade.
MODESTO (Otávio Augusto) – Presidente da Câmara Municipal de Bocaiúvas, amigo e comparsa de Juca Tigre (Miguel Falabella). Advogado medíocre, encontrou na política a saída para seus problemas. Possui um eleitorado cativo na periferia, ao qual presta assistencialismo e, por isso, há anos acumula um mandato atrás do outro. Vaidoso e novo rico deslumbrado, adora ostentar. Ama a esposa, Rutinha (Maria Zilda Bethlem), e a considera um símbolo de sua nova vida, já que, graças ao casamento com uma mulher de família tradicional, foi aceito na sociedade bocaiuvense. Não tem muita intimidade com a filha, Heloísa (Karla Tenório), e insiste para que o filho, Hugo (Max Fercondini), faça medicina. Com o irmão mais velho, Benigno (Paulo José), a relação é delicada. Depois que o irmão enviuvou, convidou-o para morar no seu apartamento, onde eles tentam não falar sobre política para não haver desavenças.
RUTINHA (Maria Zilda Bethlem) – Ruth Borges de Toledo é uma mulher elegante e gentil. De uma tradicional família de cafeicultores da região, foi educada num colégio suíço, mas seu pai faliu quando ainda era jovem, e ela foi obrigada a voltar para Bocaiúvas para viver de favor na casa de parentes. Desde menina Rutinha é apaixonada por Juca Tigre (Miguel Falabella). Quando Antônia (Vera Fischer) o abandonou no altar, achou que havia chegado sua hora, mas Juca se casou com Van Van (Marisa Orth), de quem se tornou amiga para continuar fazendo parte da vida dele. Falida e desiludida, casou-se com Modesto (Otávio Augusto), que, há anos, tenta moldar ao estilo de Juca, e com ele teve os filhos Heloísa (Karla Tenório) e Hugo (Max Fercondini). Rutinha tem uma ideia fixa: conquistar Juca.
HUGO (Max Fercondini) – Filho de Modesto (Otávio Augusto) e Rutinha (Maria Zilda Bethlem), irmão de Heloísa (Karla Tenório). Louco por música, adoraria ter uma banda, gravar discos e viver daquilo que ama, mas seus pais querem que ele faça medicina, como o tio, Benigno (Paulo José). Hugo briga com os pais, mas acaba fazendo a vontade deles. Estuda violão e compõe escondido da família, contando com o discreto apoio do tio. Apaixonado por Elis (Stephany Brito), enfrenta a mãe para trazer para a família a namorada, de outra classe social. É romântico, mas está com os hormônios em ebulição.
HELOÍSA (Karla Tenório) – Filha de Modesto (Otávio Augusto) e Rutinha (Maria Zilda Bethlem), irmã de Hugo (Max Fercondini). Uma adolescente que ainda sabe muito pouco sobre si mesma e menos ainda sobre o que quer da vida. Considera-se feia, desajeitada, atrapalhada e burra. Rutinha deseja que ela se case com Vitório (Paulo Vilhena), a quem Heloísa se esforça para agradar, tentando ser dócil e sedutora, segundo os padrões da mãe. A cada tentativa, porém, o fiasco é maior, e ela se sente mais deslocada, rejeitada e fracassada. Conflituada, desenvolve uma maneira perversa de chamar a atenção: a cleptomania. Duas pessoas são fundamentais para ajudá-la a resolver o problema: Dr. Benigno (Paulo José) e Bruno (Daniel Ávila).
BENIGNO (Paulo José) – Irmão mais velho de Modesto (Otávio Augusto). Médico, viúvo, é cortês, espirituoso e conservador quanto a alguns hábitos. Um cavalheiro à moda antiga, muito querido e respeitado por todos em Bocaiúvas. Sofia (Yoná Magalhães), sua amiga de longa data, além de cliente e viúva há tempos, foi de grande importância para que saísse do luto e recobrasse a vontade de aproveitar a vida. Não só a amizade se estreitou, como Sofia passou a ser seu par constante no jantar dançante do clube local, e sua paixão na terceira idade. Embora nunca tenham se declarado, não escapa aos olhos de ninguém o quanto um gosta da companhia do outro.
DINORÁ (Joanna Fomm) – De família simples, criou sozinha os três filhos depois que foi abandonada pelo marido, quando ainda estava grávida do caçula. É alto astral, positiva, vitoriosa e batalhadora. Gosta tanto de música que batizou os filhos com nomes de seus ídolos de garota: Wanderley (Rodrigo dos Santos), Rosemary (Ildi Silva) e Vanusa (Preta Gil). Fiel seguidora de Léo (Débora Falabella), trabalha com as filhas numa das confecções de couro da cidade. Mulher de pouca instrução, possui grande sabedoria e sempre lutou com dificuldade. Não suporta ver o filho trabalhando para Juca Tigre (Miguel Falabella). Com Vanusa, tem problemas com sua rebeldia e, para os vizinhos, sustenta que esta característica da filha é mais uma questão de idade do que de caráter. Já com Rosemary, vive preocupada com seu jeito carola demais.
WANDERLEY (Rodrigo dos Santos) – Filho de Dinorá (Joana Fomm), irmão de Rosemary (Ildi Silva) e Vanusa (Preta Gil). Motorista e segurança de Juca Tigre (Miguel Falabella). Por força do trabalho, mora na casa dos Ramos Abelheira. Ressentido com sua origem humilde, quer mudar de vida e não se importa com os meios usados para conseguir o que quer. Não tem uma boa relação com a mãe, por achar que o pai abandonou a família por culpa dela. Nutre uma paixão secreta por Sol (Francisca Queiroz) e, vez por outra, guarda algum objeto pessoal que ela esquece pela casa.
ROSEMARY (Ildi Silva) – Filha de Dinorá (Joana Fomm), irmã de Wanderley (Rodrigo dos Santos) e Vanusa (Preta Gil). Trabalhadora, séria e recatada, é cristã, e segue à risca os preceitos de sua crença. Moça meiga, gentil, tímida e responsável ao extremo, vive encobrindo a ausência da irmã, que foge do trabalho por qualquer pretexto. Tem medo de se envolver sentimentalmente porque acha que os homens vão se aproveitar dela, assim como o pai fez com a mãe. Não imagina que o jeito envergonhado e o sorriso tímido a tornam sensual e instigam a imaginação de alguns homens, como Vinícius (Rodrigo Prado).
VANUSA (Preta Gil) – Filha de Dinorá (Joana Fomm), irmã de Wanderley (Rodrigo dos Santos) e Rosemary (Ildi Silva). Sensual, espevitada e sonsa, está sempre dando um jeito de fugir do trabalho, deixando tudo nas costas da irmã. Vanusa é extrovertida, segura e adora exibir-se para os homens e ouvir gracejos na rua. Mas ela não quer saber de pobre. Quer um homem rico, que lhe dê um “vidão”. É ambiciosa, vaidosa, debochada e se veste de maneira sensual e provocativa. No início da novela, dá em cima de Bruno (Daniel Àvila), por ser o melhor partido da cidade; quando Vitório (Paulo Vilhena) chega, muda seu alvo.
MONTANHA (Raoni Carneiro) – Irmão de Neném (Danni Carlos) e, junto com ela, dono do complexo Meio do Caminho. Calmo, paciente e muito atencioso com os fregueses, além de um cozinheiro de mão cheia. Os irmãos se dão muito bem, e o trabalho é dividido segundo as aptidões de cada um. Apesar de a tabuleta no restaurante O Galinheiro anunciar que a galinha ao molho pardo é feita por Neném, é Montanha quem cozinha. Neném só as degola, porque Montanha tem pena de matar as galinhas que alimenta e cuida com amor. Ele tem uma queda por Sol (Francisca Queiroz), mas não se atreve a maiores intimidades.
NENÉM (Danni Carlos) – Irmã mais nova e sócia de Montanha (Raoni Carneiro), um mulherão. Valente, de espírito livre e sem papas na língua, adoraria encontrar um namorado, mas acha todos os homens de Formigas uns frouxos. Já percorreu o Brasil inteiro ao volante de seu caminhão, e hoje só enfrenta a estrada para serviços das confecções de Formigas. Neném cuida da oficina do postinho do Meio do Caminho, e é a melhor mecânica da região. Alto astral, ajuda Pedro (Maurício Mattar) a treinar o time juvenil misto do Formigas Futebol Clube. Amiga de Léo (Débora Falabella), está ao lado de mulheres que não fogem à luta. Para desespero de Montanha, que teme ver os negócios prejudicados por conta da ira de Juca Tigre (Miguel Falabella).
SILÉSIO JUNQUEIRA (Otávio Müller) – Delegado de Bocaiúvas e pau-mandado de Juca Tigre (Miguel Falabella). Acomodado, meio tranquilão, orgulha-se do baixo nível de criminalidade da região. Não quer saber de problemas, mas também não aceita ser provocado, nem que coloquem sua autoridade à prova. Frequentador assíduo do bar Meio do Caminho e fã incondicional do restaurante O Galinheiro, é um admirador incansável de Neném (Danni Carlos), a única mulher que considera suficientemente forte para fazê-lo abrir mão da sua vida de boêmio.
PÂMELA (Karina Bacchi) – O tipo de garota que os homens curtem para ficar, mas não para casar. Bonita, porém vulgar, é de origem simples e sempre teve de batalhar muito. Sua vida é pular de trabalho em trabalho e de homem em homem, sempre se dando mal. Não é má pessoa, nem mau caráter, mas é armadora. Seu sonho é ter boa vida, de preferência às custas de um homem rico. Mete-se em mil trapalhadas com as histórias que inventa. Na verdade, nem se chama Pâmela: usa esse nome por ser o de uma patricinha brasileira que conheceu nos EUA. Viu em Vitório (Paulo Vilhena) a sua tábua de salvação e, desde que o conheceu, sua sorte parece ter mudado.
ROGÉRIO FROTA (Hugo Gross) – Assessor de Juca Tigre (Miguel Falabella), a quem sempre chama de “chefe”. Um homem risonho e muito agradável socialmente. Mora num quartinho alugado em Bocaiúvas e gasta o que ganha em roupas finas, já que considera a boa aparência fundamental para subir na vida. Tudo o que quer é se tornar um político influente, apadrinhado por Juca. Os dois têm uma ótima relação. Alpinista político e social, arrasta, com certa discrição, uma asa para cima de Sol (Francisca Queiroz). Quando Juca percebe, passa a incentivá-lo.
SILMARA (Ana Kutner) – Enfermeira do hospital de Bocaiúvas, trabalha com o Dr. Benigno (Paulo José). Excelente profissional, porém um pouco falastrona. Envolve-se na vida dos pacientes, fazendo-se íntima rapidamente. Vira amiga e confidente de Pâmela (Karina Bacchi). Silmara é bom caráter, honesta, bem-humorada, e está doida para casar. Era namorada de Nilo (Felipe Martins), braço direito de Pedro (Maurício Mattar) no frigorífico, mas ele a trocou por outra garota. Silmara nunca o esqueceu. A partir do rompimento, passou a sentir-se sozinha e, por isso, dedica-se tanto ao trabalho. Admira Van Van (Marisa Orth) e Juca Tigre (Miguel Falabella).
NILO (Felipe Martins) – Chefe de departamento do frigorífico, ex-namorado de Silmara (Ana Kutner) e braço direito de Pedro (Maurício Mattar). Sério, correto, honesto e competente.
NÉLIA (Catarina Abdala) – Copeira da casa de Juca Tigre (Miguel Falabella), relaciona-se bem com todos os membros da família, mas é por Van Van (Marisa Orth) que tem uma grande devoção. Sua patroa é seu ídolo e, por isso, tenta imitá-la. Por conta da dedicação à primeira-dama bocaiuvense, esqueceu-se de sua própria vida e nunca constituiu família. Chega a se considerar quase uma Ramos Abelheira, o que provoca risadas nas empregadas e pessoas com quem se relaciona nos mercados e nas ruas. Todos sentem afeto por ela, uma mulher generosa, bom caráter e sempre de bom humor. Nélia gosta muito de Sofia (Yoná Magalhães), acha Vitório (Paulo Vilhena) lindo demais, e tem medo de Juca. Faz tudo para não desagradá-lo.
GUADALUPE CRUZ (Edir Duque) – Mãe de Tobias (João Antônio) e empregada da casa de Antônia (Vera Fischer), sonho de consumo de toda dona de casa: é cozinheira, arrumadeira, faz-tudo. É divertida, mas meio resmungona. Carinhosa, sempre presente, é a mãezona de todos na casa, mas sabe puxar as orelhas quando preciso. Conhece todos os segredos da família da patroa, mas é um túmulo.
TOBIAS (João Antônio) – Filho de Guadalupe (Edir Duque), ajuda Joaquim (Paulo Gorgulho) e Antônia (Vera Fischer) na lida da fazenda.
BENTO (Samuel Melo) – Esperto, risonho, independente, órfão de mãe, e filho de um trabalhador do Frigorífico Tigre. Já que o pai trabalha o dia inteiro, vive solto pelas ruas. É amigo de Maria Clara (Camille Heiss), Raíssa (Nathália França) e Luiz Felipe (Thiago Oliveira), e goleiro do time da garotada. Quando o pai perde o emprego e tem de vender linguiças em outras cidades, Zé Bento vê-se obrigado a acompanhá-lo nas viagens. Os amigos, inconformados com a situação, fazem de tudo para que ele continue em Formigas, nem que seja morando, a cada semana, na casa de um.
XIMENA (Anna Cotrim) – A solteirona de Formigas. Chega a ficar bamba quando está diante de Juca Tigre (Miguel Falabella). Órfã, foi criada pelo padre, que morreu há anos, deixando-a aos cuidados das mulheres da Ordem. Ximena é uma espécie de “móveis e utensílios” da cidade, meio parente afastada de todo mundo. Nem sempre é bem-vinda nas casas, pois vive aparecendo de surpresa para “filar a boia”.
JANDIRA (Aracy Cardoso) – Secretária de Juca Tigre (Miguel Falabella) na prefeitura de Bocaiúvas, inteligente e muito eficiente, cuida com zelo da agenda do chefe. Trabalha há anos na prefeitura, e é muito grata à família Ramos Abelheira. Fina, educada, respeitosa e discreta, detesta fofocas, e não dá palpite nas atitudes do prefeito.
CIRLENE (Daniela Pessoa) – Empregada de Rutinha (Maria Zilda Bethlem) e Modesto (Otávio Augusto), moça simples, sem muita experiência no trabalho doméstico. Atura as grosserias de Rutinha porque precisa do emprego. Faz tudo para agradar à patroa e não levar bronca. É alegre, honesta, respeitosa, obediente, e gosta de Heloísa (Karla Tenório) e Hugo (Max Fercondini).
DADÁ (Lana Guelero) – Mãe de Peteca (Duda Nagle) e Jane (Natália Souto). Costureira, trabalha na confecção de Léo (Débora Falabella). Mãezona e conselheira, tem bom senso, e preocupa-se com todos. Costuma levar para o trabalho uns biscoitinhos que faz em casa.
PETECA (Duda Nagle) – Filho de Dadá (Lana Guelero), irmão de Jane (Natália Souto). Operador da rádio Voz de Bocaiúvas, dá apoio a Nanda (Jerusa Franco). É despachado, engraçado, alegre e gente boa.
JANE (Natália Souto) – Filha de Dadá (Lana Guelero) e irmã de Peteca (Duda Nagle), amiga de Maria Clara (Camille Heiss) e Raíssa (Nathália França). Alegre, estudiosa e ótima jogadora de futebol.
JAIR (Jorge Eduardo Costa) – Marido de Ana (Sonia Siqueira), subgerente do curtume, onde trabalha com Honório (Nuno Leal Maia), seu amigo. Empreendedor, gostaria de ter seu próprio negócio, e tenta juntar dinheiro para realizar seu sonho. Bom marido e bom pai.
ANA (Sônia Siqueira) – Trabalha na confecção de Léo (Débora Falabella). É alegre, jovial, esportiva e boa mãe. Companheira do marido, Jair (Jorge Eduardo Costa), dá força para que seu sonho se realize.
IVAN (Afrânio Gama) – Motorista de caminhão do curtume. Machista, conservador e caladão.
CARLÃO (Ely Reis) – Corta carnes no frigorífico. É o “rei do corte”. Forte, valente, fanfarrão e boa praça.
LIA (Susana Pires) – Trabalha na confecção de Léo (Débora Falabella), fazendo acabamento. É competente, séria, prestativa e meio reservada.
JUJU (Joana Lerner) – Costureira na confecção de Fátima (Thaís Fersoza). Meiga, delicada, tímida e romântica. Não tem namorado.
XICA (Larissa Queiroz) – Costureira na confecção de Fátima (Thaís Fersoza). É o oposto de Juju (Joana Lerner): falante e namoradeira.
IRANILDO (Leandro Ribeiro) – Mulherengo e pau mandado do delegado Silésio (Otávio Müller) e de Juca Tigre (Miguel Falabella). Meio troglodita.
E MAIS:
Ana Rosa – Solange
Antonio Pitanga
Bete Coelho – Vania
Cássia Kiss – Luiza
Cláudia Lira – Gardênia Alves
Cristina Müllins – Dra. Selma
Dalton Vigh
Fernanda Paes Leme – Karina
Helio Ribeiro – Dr. Cintra
Henri Pagnoncelli - Médico
Jardel Mello – Dr. Matos
Laura Cardoso - Cartomante
Marcos Winter – Heitor
Neusa Borges
Nuno Leal Maia – Honório
Pietra Victoria - Joana
Ricardo Pavão – Médico
Rodrigo Prado – Vinícius
Silvio Pozatto – Ernesto, psicanalista que trata de Bruno
Thiago Fragoso - Rodrigo
Sônia Siqueira – Ana
PRODUÇÃO
- Débora Falabella nunca havia montado a cavalo e teve aulas de equitação para as gravações. Francisca Queiroz pilotou uma moto pela primeira vez nas aulas direcionadas para compor sua personagem.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
- Agora é que são Elas mostrou um figurino singular, caracterizado pela indumentária informal e criativa dos personagens de São Francisco das Formigas e pelos trajes de grife do núcleo de Bocaiúvas. Um dos destaques foi o figurino de Léo (Débora Falabella), inspirado nas roupas dos anos 1970 para fazer com que Juca Tigre (Miguel Falabella) recordasse de Antônia (Vera Fischer) toda vez que a visse. Os artigos produzidos pela cooperativa de mulheres foram desenvolvidos após uma série de pesquisas sobre o couro.
CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE
- Um terreno repleto de árvores centenárias, localizado na Central Globo de Produção (Projac), serviu de cenário para São Francisco das Formigas. A cenografia da novela também contou com elementos curiosos, como uma cachoeira artificial e um busto do ator Miguel Falabella, situado em frente ao prédio da prefeitura de Bocaiúvas. A fazenda de Antônia (Vera Fischer) foi erguida em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro.
CURIOSIDADES
- Agora é que São Elas marca a estreia de Ricardo Linhares na autoria de uma novela das 18h.
- Ricardo Linhares fez mudanças no enredo da história para enfatizar seu traço melodramático. O realismo fantástico e a crítica política foram abandonados, e a novela se tornou mais romântica, com ênfase na história de amor de Juca Tigre (Miguel Falabella) e Antônia (Vera Fischer). Segundo o próprio autor, a novela foi transformada em um melodrama urbano ambientado em uma pequena cidade do interior. O vilão teve seu perfil modificado, e outros assuntos passaram a ser discutidos na trama, como a orientação sexual na adolescência, os riscos de uma gravidez aos 40 anos e o perigo dos pegas de carro.
- Miguel Falabella e Marisa Orth voltaram a ser marido e mulher nessa novela. Os dois viveram por seis anos o casal Caco Antibes e Magda no humorístico Sai de Baixo (1996).
- Miguel Falabella voltou às novelas após oito anos. Seu último trabalho havia sido Cara ou Coroa (1995).
- O personagem Modesto Pitombo, interpretado por Otávio Augusto, foi uma assumida homenagem do ator ao comediante Zé Trindade, inclusive com a reabilitação do bordão “Mulheres, cheguei!”
- Joana Fomm foi chamada para viver a personagem Dinorá depois que Neuza Borges, anteriormente escalada, sofreu um acidente no Sambódromo do Rio de Janeiro, caindo do alto de um carro alegórico no Carnaval de 2001.
- A trama marcou a estreia da cantora Preta Gil em novelas, como intérprete da personagem Vanusa.
TRILHA SONORA
- Para o lançamento da trilha sonora nacional de Agora é Que São Elas o público pôde escolher, entre três opções, qual seria a capa do CD, que acabou sendo ilustrada com foto de Paulo Vilhena. Preta Gil, que integrou o elenco da novela, participa da trilha com Espelhos d’Água, tema da personagem Sol (Francisca Queiroz).
- Marina Lima e Ritchie, integrantes da trilha sonora, cantaram suas respectivas músicas em cena: Sugar (de Alvin L e Marina Lima) e Lágrimas Demais (de Ritchie e Bernardo Vilhena).
Nacional
Lágrimas Demais
Compositores: Ritchie/ Bernardo Vilhena
Intérprete: Ritchie
Já é
Compositores: Lulu Santos
Intérprete: Lulu Santos
Meu Plano
Compositores: Lenine/ Dudu Falcão
Intérprete: Daniela Mercury
Pensando em Você
Compositores: Moska
Intérprete: Moska
Justo Agora
Compositores: Adriana Calcanhotto
Intérprete: Adriana Calcanhotto
Eu Amo Você
Compositores
Intérprete: Tim Maia
Sugar
Compositores: Alvin L. e Marina Lima
Intérprete: Marina Lima
Calígula Freejack
Compositores: Tony Platão
Intérprete: Tony Platão
Casulo
Compositores: Guilherme Arantes
Intérprete: Guilherme Arantes
Balança
Compositores: João Donato/ Marcelo D2
Intérprete: João Donato (Partic. especial Marcelo D2)
Espelhos d’Água
Compositores: Dalto/ Cláudio Rabello
Intérprete: Preta Gil
Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar
Compositores: Lennon/ McCartney/ Rita Lee
Intérprete: Rita Lee
Canções de Rei
Compositores: Max Vianna
Intérprete: Max Vianna
Agora é que São Elas
Compositores: Lenine/ Dudu Falcão
Intérprete: Lenine
Bossa Nova
Compositores
Intérprete: Bossa Lounge
Night Dance
Compositores: Alpha Beat
Intérprete: Alpha Beat
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
- A novela faz um alerta sobre os perigos da prática de pegas de automóveis. Em uma das cenas de maior audiência, Nanda (Jerusa Franco) é vítima de um acidente de carro causado por Rodrigo (Thiago Fragoso), filho bastardo de Juca, e Bruno (Daniel Ávila), filho de Antônia (Vera Fischer). Os dois voltam a se desafiar em outra corrida, que culmina em um novo acidente: desta vez, Bruno perde os movimentos da perna. Detido por sua participação nos pegas, Rodrigo foge da prisão e tenta assaltar a casa do pai, mas é morto pelos policiais durante um tiroteio.
- Doenças sexualmente transmissíveis e os riscos de uma gravidez indesejada também foram abordados na trama, através de Fátima (Thaís Fersoza). Antes de ter sua primeira relação sexual com o irmão de criação Vinícius (Rodrigo Prado), a menina procura um ginecologista que lhe dá todas as explicações.
- Agora é que são Elas abordou, ainda, cooperativismo, voto consciente e aleitamento materno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário