Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de maio de 2012

BELEZA PURA - 2008




Autoria: Andrea Maltarolli 
Supervisão de texto: Silvio de Abreu 
Colaboração: Daisy Chaves, Emmanuel Jacobina, Flavia Bessone, João Brandão e Ricardo Hofstetter 
Direção: Rogério Gomes, Marcelo Travesso, André Felipe Binder e Luciana Oliveira 
Direção geral: Rogério Gomes 
Período de exibição: 18/02/2008 – 12/09/2008 
Horário: 19h 
N° de capítulos: 179 
TRAMA PRINCIPAL 
Veja mais


- A trama de Beleza Pura se passa em Niterói, no Rio de Janeiro, e conta a história de Guilherme Medeiros (Edson Celulari), um engenheiro aeronáutico que vê sua vida desmoronar ao ser responsabilizado por um acidente de helicóptero. Sem saber que seu projeto foi sabotado, e julgando-se culpado pela morte de cinco pessoas – Sônia (Christiane Torloni), Olavo (Reginaldo Faria), Alex (Guilherme Fontes), Márcia (Helena Fernandes) e Mateus (Rodrigo Veronese) –, ele resolve dar continuidade aos projetos de vida das vítimas. A tragédia faz com que o protagonista, egoísta e mulherengo, reavalie seus valores. Ao mesmo tempo, ele se apaixona pela dermatologista Joana (Regiane Alves).
- A vida de Guilherme sempre foi muito confortável e previsível, embora nem sempre tenha sido fácil: seus pais morreram em um acidente quando ele era criança, e Guilherme foi criado por uma tia. Ele é um bem-sucedido engenheiro de uma grande montadora de helicópteros, a Singular  Helicópteros, e, no início da novela, está em um excelente momento de sua vida profissional: acaba de concluir um projeto revolucionário – o Carcará, um helicóptero econômico, silencioso e comdesign arrojado. Centenas de novos aparelhos foram vendidos, transformando-se em um sucesso internacional.
- Guilherme sempre privilegiou sua profissão, e não economiza dinheiro. Quem toma conta da cobertura onde mora, em Niterói, é sua empregada Valmiréia (Letícia Isnard), a quem ele chama de Meu Bem porque nunca se lembra do nome dela. Para ele, a empregada não passa de mais um utensílio da casa. Charmoso, bem-humorado e acostumado a um alto padrão de vida, ele tem poucos amigos: Norma (Carolina Ferraz), sua colega desde a faculdade, e Raul (Leopoldo Pacheco). As mulheres sempre se apaixonam por ele, com exceção de sua vizinha Sônia, por quem ele se sente atraído.
- Ambiciosa, egoísta e dona de uma certa arrogância, Sônia é mãe de Klaus (Rafael Cardoso) e Dominique (Polliana Aleixo), a quem não dá muita atenção. Frequentemente, esquece a hora de buscar os filhos no colégio, e eles vão parar na casa de Guilherme à espera da mãe. O engenheiro não gosta desse tipo de surpresas na sua rotina tão bem organizada, mas como quer conquistar Sônia – ou pelo menos sair com ela –, esforça-se para suportar a bagunça que as crianças deixam quando vão embora.
- Aos 16 anos, Sônia abandonou a filha Joana em um orfanato. Casou-se com outro homem, com quem teve Klaus e Dominique. Quando ficou viúva, recebeu uma herança que lhe permitiu realizar um grande sonho: abrir a clínica de estética Beleza Pura. Antes do acidente com o Carcará, deixou a clínica praticamente pronta para ser inaugurada.
- A vida profissional de Guilherme começa a ruir por causa dos acidentes provocados por sua nova linha de helicópteros. Um deles fez um pouso desastroso, por conta de um problema mecânico, durante uma apresentação na Feira Internacional Aeroespacial. O problema se repetiu com outras aeronaves do mesmo modelo, em São Paulo, no Mato Grosso e também na China e na Venezuela, para onde foram vendidos alguns aparelhos. Diante da situação, a Singular Helicópteros é obrigada a fazer um recall, o que resulta em um prejuízo de milhões de dólares para a empresa.  
- Quando é sugerido que um erro de cálculo tenha causado os acidentes, Guilherme se revolta. Nenhum projeto seu jamais deu errado. Certo de que nada mais poderia acontecer para piorar a situação, Guilherme recebe a informação de mais um acidente com o Carcará: um helicóptero caiu em pleno Rio Amazonas. Cinco pessoas desapareceram e, entre as vítimas, está Sônia. Pelas buscas, conclui-se que não há sobreviventes.
- O laudo dos motores das primeiras aeronaves defeituosas fica pronto e revela uma falha no projeto de Guilherme, por mais que ele não a aceite. Milton (Ernani Moraes), presidente da Singular Helicópteros, recebe o aval da matriz para demitir Guilherme, e o faz imediatamente. O engenheiro tenta recuperar seu projeto original, mas o presidente o impede de voltar a sua sala.
- Ainda sob o impacto da notícia da morte de Sônia, e tendo de cuidar de Klaus e Dominique, Guilherme descobre que a vizinha tem uma terceira filha: Joana, uma jovem dermatologista. Abandonada ainda bebê em um orfanato, Joana não media esforços para encontrar sua mãe. Chegou a contratar o detetive Jurandir (Cláudio Galvan) para descobrir seu paradeiro. A expectativa pelo reencontro era enorme, e Joana não contém a frustração ao descobrir que sua mãe morreu no acidente aéreo.
- Joana chega ao apartamento da mãe no dia em que todos recebem a notícia da tragédia. Ela conhece os irmãos Klaus e Dominique, e passa a se sentir responsável por ambos. Guilherme fica deslumbrado com a moça, e os dois começam a namorar. O engenheiro não desfaz a imagem que Joana criou de Sônia. Nunca chega a lhe dizer que sua mãe a abandonou no orfanato porque não queria cuidar de uma criança aos 16 anos. Encantado com Joana, Guilherme também esconde ser o responsável pelo projeto do helicóptero em que Sônia viajava.
- Do que Guilherme nem desconfia é que seu inimigo está mais perto do que imagina. Trata-se de Norma, que, visando apenas uma vantagem financeira, não pensou duas vezes em sabotar o projeto do colega. Norma e Guilherme são amigos de longa data. Foi ele quem a indicou para a Singular Helicópteros, pois a admirava e confiava nela. Ele chegou a se interessar por Norma quando os dois se conheceram na faculdade de engenharia, mas ela, embora atraída por ele, nunca quis nada com o aluno pobre e bolsista. Ambos acabaram bons amigos, e passaram a trabalhar juntos. Quando Guilherme se destacou e enriqueceu, Norma se interessou por ele, sem que o amigo desconfiasse. Bonita, inteligente e ótima profissional, ela achou que o melhor a fazer era bancar a durona, para ser diferente das outras mulheres com as quais o engenheiro se envolvia. Norma tinha certeza de que sua postura profissional e sua beleza iriam enfeitiçá-lo, mas Guilherme aprendeu a gostar dela apenas como amiga e confidente, fazendo-a sofrer em segredo. Amargurada, Norma passou a ter um único objetivo: arruinar a reputação de Guilherme.
- Joana, por sua vez, tem um admirador: Renato Reis (Humberto Martins), um renomado cirurgião plástico, dono da clínica mais sofisticada e bem-sucedida de Niterói. É lá que Joana trabalha como dermatologista. O médico é apaixonado por ela, mas nunca teve coragem de se declarar. Ótimo profissional, Renato conquista suas pacientes na primeira consulta, mas tem um jeito grosseiro e arrogante de tratar seus empregados. Sua dureza, no entanto, logo se desfaz quando está perto de Joana. Sem saber como conquistá-la, ele busca conselhos com seu terapeuta Tiago (André Abujamra), adepto de técnicas alternativas. Quando descobre que Joana está apaixonada, Renato fica desnorteado. Ele não se conforma em vê-la com outro homem, e passa a dificultar a vida da dermatologista, contando com a ajuda de Norma para acabar com o romance de Joana e Guilherme.
- Enquanto isso, na busca por provas que atestem a sua inocência, Guilherme recorre a um antigo professor de faculdade, com quem ele acredita estar uma cópia de seu projeto original. Graças a uma chantagem de Norma, porém, o professor se vê obrigado a mentir e a confirmar o erro de Guilherme. O engenheiro fica arrasado, e sua desolação aumenta quando Joana decide se afastar dele, após descobrir por Renato que Guilherme é o responsável pela queda do helicóptero em que estava sua mãe.
- Desnorteado com o rompimento do namoro, Guilherme se dedica às únicas coisas que lhe restam: os filhos e as contas de Sônia. Mexendo nos documentos da vizinha, encontra a escritura de um imóvel e, intrigado, vai visitá-lo. Lá, encontra uma clínica de estética montada, a Beleza Pura, com equipamentos de última geração, pronta para ser inaugurada. O local está sob a responsabilidade de Felipe (Gustavo Leão), contratado por Sônia para tomar conta do lugar. A tragédia interrompeu os planos de Sônia, mas Guilherme decide levá-los adiante, acreditando que botar a clínica em funcionamento significa devolver à Sônia a vida que ele lhe tirou. 
- Algum tempo depois, Joana e Guilherme reatam o relacionamento e decidem se casar. No dia da cerimônia, Sônia reaparece. Ela e os outros quatro tripulantes sobreviveram à queda do helicóptero e estavam perdidos em uma ilha. O retorno desses personagens movimenta a trama: eles passam a disputar diamantes encontrados na Amazônia. O único que possui o mapa com a localização das pedras é Olavo (Reginaldo Faria), mas com a perda da memória, provocada pelo acidente, ele acha que é um índio e não consegue ajudar ninguém a encontrar as pedras preciosas. Os personagens armam várias tramoias para ficar com os diamantes. A disputa é entremeada por cenas tragicômicas.  
- Apesar de apaixonada, Joana desiste do casamento. Ela estava quase pronta para a cerimônia, quando é surpreendida pela chegada de sua mãe. Sônia conta para a filha como sobreviveu ao acidente e, em seguida, faz-lhe um pedido: que ela não se case com Guilherme. Sônia acusa o engenherio de ter sido o responsável pelo acidente. Embora muito balançada, a noiva desiste do casamento.
- Os outros quatro passageiros do helicóptero que caiu no Rio Amazonas também deixaram projetos em andamento. O piloto, Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria), era um milionário excêntrico, dono de uma empresa de importação e exportação de aparelhos de estética. Olavo planejava criar um programa de TV sobre beleza, do qual seria o apresentador. A ideia era gravar o piloto em um sofisticado hotel na Amazônia para impressionar o público com a exuberância do lugar.
- Alex Gomes (Guilherme Fontes) era um ginecologista, especializado em medicina estética. Apaixonado pelo tema, começou a escrever um livro para leigos e estava no helicóptero para participar do programa de Olavo.
- O químico Mateus (Rodrigo Veronese) sempre trabalhou em laboratórios de produtos de beleza, mas há um ano estava desempregado. Vivia em seu laboratório caseiro, buscando uma fórmula que levaria seu nome ao rol dos grandes cientistas do mundo e o faria melhorar de vida. Ele também precisava ganhar dinheiro para financiar o tratamento do filho Hugo (David Lucas), asmático. Seu último invento fora um produto revolucionário contra a calvície, o que lhe rendeu um convite para o programa de TV de Olavo.
- Márcia Passos (Helena Fernandes) era uma jornalista especializada em moda e estética. Antes do acidente, dedicava-se a seu grande projeto de vida: uma escola de beleza e estética para formar jovens carentes da comunidade vizinha à sua casa. Ela seria entrevistada no programa de Olavo.
- Com o fim de sua relação com Joana, Guilherme se envolve com Sônia, e descobre que foi Norma quem ajudou a polícia a localizá-la na Amazônia e quem lhe contou sobre o casamento dele com Joana. Com isso, Guilherme tem a certeza de que foi Norma quem a incentivou a sabotar o seu casamento. Enciumada com o romance da mãe com Guilherme, Joana aceita se casar com Renato.
- É nesse momento da trama que Guilherme descobre a origem das chantagens que Norma faz à Sônia. A vilã descobriu as fragilidades dela: quando jovem, Sônia fugiu grávida do seu marido, Tomás (Werner Schünemann), porque ele a agredia. Ela levou sua fortuna e trocou de nome. Quando Guilherme assume sua relação com Sônia, Tomás reaparece e se une a Norma na tentativa de transtornar a vida da ex-mulher. Além disso, ele também pretende recuperar o que Sônia lhe deve. Como Sônia quer manter a história em segredo, cede às pressões de Norma.
- Após tantas idas e vindas na trama, Guilherme e Joana reatam o namoro e se casam no último capítulo da novela. Norma é presa, mas escapa com a ajuda de Tomás. O final da trama não é feliz para os que estavam atrás dos diamantes. Depois de muitos planos e trapaças, nenhum deles fica com as pedras. A disputa chega ao fim em uma favela do Rio de Janeiro, quando, tentando fugir com o tesouro, Sônia perde o equilíbrio e quase cai do terraço de uma casa. Para ser salva, precisa largar o saco com os diamantes. Sônia é resgatada, mas as pedras são disputadas pelos moradores da favela.

Esconder


  
TRAMAS PARALELAS 

Veja mais

 
Destino
- O acidente de helicóptero alterou a vida de muitas pessoas. A tragédia propiciou, por exemplo, o encontro de Débora (Soraya Ravenle) e Eduardo (Antonio Calloni). Débora é uma dona de casa gentil e apaixonada por sua família. Quando se casou com o médico Alex (Guilherme Fontes), deixou a profissão de enfermeira para se dedicar à filha Fernanda (Monique Alfradique). Gostou tanto da vida doméstica que desistiu de sua carreira. Mesmo casada, vivia sonhando com uma relação mais romântica e menos previsível. O acidente desestrutura completamente sua vida. Sem nunca ter trabalhado, ela precisa sustentar sozinha a filha e a casa, e acaba encontrando apoio em Eduardo, proprietário de um posto de gasolina e marido da jornalista Márcia (Helena Fernandes), uma das desaparecidas no acidente. Eduardo conhece Débora durante as reuniões com as famílias das vítimas, e os dois logo se apaixonam, mas sofrem com a antipatia entre suas filhas, Fernanda e Luiza (Bianca Comparato). As adolescentes estudam no mesmo colégio e disputam o mesmo rapaz, Klaus (Rafael Cardoso). Apesar das brigas entre elas, Débora e Eduardo se aproximam e se consolam. De forma tímida, e enfrentando os obstáculos impostos pelas meninas, os dois começam a namorar.
 
A farsa de Helena
- Com o desaparecimento de Mateus (Rodrigo Veronese), sua mulher, Helena (Mônica Martelli), e seu filho, Hugo (David Lucas), ficam em uma situação complicada. Ainda atordoada com a notícia do acidente e cheia de dívidas, Helena recebe um telegrama com a resposta de um emprego para Mateus: o de farmacêutico na clínica de Renato (Humberto Martins). O salário é bom, e ainda vem acompanhado de benefícios. No auge de seu desespero, sem saber mais o que fazer para sustentar o filho e pagar o agiota que insiste em fazer cobranças, Helena decide assumir o emprego no lugar de Mateus. Ela se faz passar por ele, vestida de homem, e consegue a vaga na clínica. Renato acaba se encantando pelo funcionário e teme ter se apaixonado. Mas o médico não podia imaginar que, na verdade, tudo não se passa de uma farsa: Mateus é Helena, e ela também está apaixonada por ele.
 
Herança
- Quando soube do acidente de Olavo (Reginaldo Faria), um dos passageiros do helicóptero que caiu na floresta, o advogado José Henrique (Bruno Mazzeo) por pouco não soltou fogos de artifícios para comemorar. Sabia que seu patrão milionário não tinha herdeiro algum e, certamente, deixaria toda a sua fortuna para ele, seu devoto empregado. Ao contrário do que imaginava, porém, Olavo tinha um herdeiro: Robson (Marcelo Faria), um primo de quarto grau do qual nunca ouvira falar. O pedreiro herda a mansão e todas as propriedades de Olavo, sem nunca tê-lo conhecido. O ambicioso José Henrique, no entanto, não desiste da fortuna e vive perseguindo Robson. Afinal, ele acredita ser mais merecedor da herança, pois foram anos e anos aguentando os mandos e desmandos de seu patrão.
 
Suzy
- José Henrique tem uma namorada, Sheila (Carol Castro), de origem pobre. Ela não completou os estudos – por achar que não combinam com sua vida – e, por isso, sempre repete os mesmos erros de concordância. Já trabalhou como manicure e cabeleireira, mas agora é dona de uma academia de dança e ajuda o namorado a infernizar a vida de Robson. Sua irmã Suzy (Maria Clara Gueiros), a melhor amiga de Norma (Carolina Ferraz), é muito rica e fútil, e tem como única ocupação frequentar clínicas de estética, para falar mal de todas elas. Suzy só ficou rica por ter dado um golpe no primeiro marido, mas se apaixona por Raul (Leopoldo Pacheco), com quem se casou e teve um filho.
 
Saúde
- É no bairro da Saúde, no centro do Rio de Janeiro, que fica o salão Belezoca, um dos mais movimentados do bairro, de propriedade de Ivete Santos (Zezé Polessa), ex-chacrete do programa do Chacrinha. Mulher batalhadora, Ivete está sempre alegre e inventando novidades para atrair clientes. Ela tem um grande sonho: abrir uma clínica de estética na Zona Sul. Para isso, economiza todo o seu dinheiro.
- Ivete tem dois filhos, com os quais vive preocupada. Rakelli (Isis Valverde) trabalha como manicure no salão da mãe, e sonha ser dançarina do programa de Luciano Huck. Para aumentar a preocupação de Ivete, ela se envolve com Robson (Marcelo Faria). Já Anderson (Paulo Vilela) sofre com o seu amor não correspondido por Luiza (Bianca Comparato).
- Outro divertido personagem do bairro é Betão (Rodrigo Lopez), que aluga um quarto nos fundos da casa de Ivete. Ele e Joana (Regiane Alves) foram criados no mesmo orfanato, o que os tornou confidentes. Betão trabalha no Belezoca como maquiador, e ajuda Mateus (Rodrigo Veronese) em suas experiências domésticas. Por isso, tornou-se o único amigo de Helena (Mônica Martelli), a mulher do farmacêutico. É ele quem a ajuda a se passar pelo marido para conseguir o emprego na clínica de dermatologia.

Esconder


  
GALERIA DE PERSONAGENS 

Veja mais

GUILHERME MEDEIROS (Edson Celulari) – Engenheiro aeronáutico bem- sucedido, no auge da carreira, acaba de desenvolver seu maior projeto, o helicóptero Carcará. Sua vida sempre foi muito confortável e previsível, embora o início não tenha sido fácil: seus pais morreram quando ainda era criança, e ele foi criado por uma tia, já falecida. Sua vida é tão focada no trabalho que ele praticamente não tem ideia de como é o “mundo lá fora”. Gosta das coisas boas, de qualidade e, por isso, não economiza dinheiro. Tem poucos amigos: Norma (Carolina Ferraz), sua colega desde a faculdade, e Raul (Leopoldo Pacheco). Depois do acidente com o Carcará, sua vida vira de cabeça para baixo. Sente-se culpado pelo mal que fez, involuntariamente, às vítimas e às suas famílias, e decide dar continuidade aos projetos que foram interrompidos pela tragédia. Em sua caminhada, conhece Joana (Regiane Alves) e, pela primeira vez, descobre-se apaixonado de verdade.
NORMA GUSMÃO (Carolina Ferraz) - Mulher bem-sucedida, elegante e poderosa, cuja maior frustração é não ter o amor do homem por quem é apaixonada: Guilherme (Edson Celulari). Ambiciosa e determinada , nunca prestou muita atenção nele na época em que estudavam juntos na faculdade de Engenharia, porque ele era um aluno bolsista, de origem mais humilde. Como o mundo dá voltas, é justamente por ele que a executiva se apaixona mais tarde. Guilherme se transformou em um homem bonito, rico e mulherengo. Para ele, no entanto, Norma é apenas “um amigo”. O ressentimento faz com que ela chegue às últimas consequências para prejudicá-lo.
RAUL FREIRE (Leopoldo Pacheco) - Melhor amigo de Guilherme (Edson Celulari), trabalha na Singular Helicópteros como diretor da área de informática. Bondoso, valoriza os sentimentos e acredita nas pessoas. Apaixonado por Norma (Carolina Ferraz) desde os tempos da faculdade, sofre com seu desprezo, ainda mais quando percebe seu interesse por Guilherme.
RENATO REIS (Humberto Martins) - Famoso cirurgião plástico, dono da clínica de cirurgia plástica mais conceituada de Niterói. Apaixonado por Joana (Regiane Alves), cujo talento como dermatologista reconhece, não consegue esconder o amor que nutre por ela, apesar de nunca ter conseguido se declarar. É um ótimo profissional e consegue conquistar suas pacientes na primeira consulta, transformando-se em uma pessoa gentil e agradável. No entanto, tem um jeito grosseiro e arrogante de tratar seus empregados. Sua dureza se desmorona quando está perto de Joana, a quem vive convidando para almoçar e jantar. Toda vez que ela não corresponde aos seus galanteios, sua rispidez vem à tona.
JOANA DA SILVA / AMARANTE (Regiane Alves) – Apesar de criada em um orfanato por ter sido abandonada muito nova pela mãe, Sônia (Christiane Torloni), Joana conseguiu estudar e se transformou numa ótima dermatologista. Seu maior sonho é descobrir a identidade da mãe, e chega até a contratar um detetive para isso. É apaixonada pelo trabalho, e lida habilmente com as investidas de seu chefe, Renato Reis (Humberto Martins). Quando conhece Guilherme (Edson Celulari), sente amor à primeira vista.
SÔNIA AMARANTE (Christiane Torloni) - Prática, Sônia é uma mulher independente e determinada. Aos 16 anos, abandonou a filha Joana (Regiane Alves) em um orfanato porque não queria atrapalhar a vida de ambas. Logo depois, casou-se e teve mais dois filhos: Klaus (Rafael Cardoso) e Dominique (Polliana Aleixo). Quando ficou viúva, herdou dinheiro suficiente para realizar o grande sonho de sua vida: abrir uma clínica de estética. As crianças gostam muito da mãe, apesar de Sônia não ser muito presente. Antes do acidente do Carcará, em que é uma das vítimas, deixa a clínica Beleza Pura praticamente pronta para ser inaugurada.
KLAUS AMARANTE (Rafael Cardoso) – Filho de Sônia (Christiane Torloni), irmão de Dominique (Polliana Aleixo). O típico adolescente: impulsivo, dono da verdade e arredio, mas um bom menino. O comportamento da mãe fez com que ele crescesse sozinho e sem disciplina, mas Klaus, ainda assim, é apaixonado por ela. Ele namora Luiza (Bianca Comparato), mas se envolve também com Fernanda (Monique Alfradique), o que causa grandes confusões em sua vida.
DOMINIQUE AMARANTE (Polliana Aleixo) - Filha de Sônia (Christiane Torloni) e irmã de Klaus (Rafael Cardoso). Apesar de ter somente 10 anos, tem maturidade de gente grande, pois precisou lidar desde cedo com a falta da mãe e com a displicência do irmão mais velho. Depois do desastre que vitima sua mãe, cria uma bonita amizade com Guilherme (Edson Celulari), mas não consegue se livrar do trauma que o acidente lhe trouxe: começa a ter crises de pânico e deixar todos muito preocupados, inclusive sua irmã, Joana (Regiane Alves).
IVETE SANTOS (Zezé Polessa) – Ex-chacrete do programa de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, apesar de nem todos a reconhecerem como tal. Teve seus 15 minutos de fama e se orgulha muito disso. Dona do salão Belezoca, no bairro da Saúde, não gosta de ver ninguém triste ao seu lado. Batalhadora e animada, tem o sonho antigo de abrir uma clínica de estética na Zona Sul e, para isso, economiza todo o seu dinheiro. Mãe zelosa, é apaixonada pelos filhos, Anderson (Paulo Vilela) e Rakelli (Isis Valverde), e vive preocupada com a vida dos dois.
RAKELLI SANTOS (Isis Valverde) - Filha de Ivete (Zezé Polessa), irmã de Anderson (Paulo Vilela). Trabalha como manicure e sabe tudo sobre unhas e esmaltes, além de fazer limpeza de pele nas clientes do salão de sua mãe. Seu maior sonho é ser dançarina do programa Caldeirão do Huck. Rakelli namora Robson (Marcelo Faria) – pedreiro que conheceu quando ele consertava um vazamento no salão Belezoca. O namoro desagrada Ivete, que acredita que a filha merece algo melhor.
ANDERSON SANTOS (Paulo Vilela) - Filho de Ivete (Zezé Polessa), irmão de Rakelli (Isis Valverde). Seu esporte preferido é implicar com a irmã. Sempre às voltas com sua mãe no salão Belezoca, só vence a preguiça graças à rigidez de Ivete. Anderson é apaixonado por Luiza (Bianca Comparato), e sofre ao saber que ela gosta de Klaus (Rafael Cardoso).
BETÃO MARTINS (Rodrigo Lopéz) – Amigo e confidente de Joana (Regiane Alves), criado no mesmo orfanato que ela. É maquiador no salão de Ivete (Zezé Polessa), além de ajudante de Mateus (Rodrigo Veronese) em suas pesquisas. Divertido, estabeleceu uma bonita amizade com a mulher do farmacêutico, Helena (Mônica Martelli), tornando-se seu único amigo. É ele quem a ajuda depois do acidente em que Mateus é dado como morto.
HELENA ASTRAGÃO (Mônica Martelli) - Forte e batalhadora, Helena é casada com Mateus (Rodrigo Veronese), um farmacêutico que vive desempregado. Apesar de ser muito realista, nunca conseguiu fazer com que o marido desistisse de seus sonhos inalcançáveis. O casal sofre com a doença do filho Hugo (David Lucas), que tem sérias crises de asma e precisa de remédios e tratamentos caríssimos. Após o acidente, Helena toma uma atitude drástica para defender o filho: veste-se de homem e assume o lugar do farmacêutico em um novo emprego.
MATEUS ASTRAGÃO (Rodrigo Veronese) – Farmacêutico, marido de Helena (Mônica Martelli) e pai de Hugo (David Lucas). Seu grande sonho é inventar algum produto que o torne conhecido. Passa horas no laboratório montado em sua casa, testando novas fórmulas que, em sua maioria, terminam em algum desastre. O motivo desse empenho é ganhar dinheiro para financiar o tratamento do filho, que sofre de asma. Antes do acidente com o helicóptero, no qual é uma das vítimas, Mateus estava com uma fórmula inovadora pronta para ser colocada em teste.
HUGO ASTRAGÃO (David Lucas) - Filho de Helena (Mônica Martelli) e Mateus (Rodrigo Veronese). Garoto quieto, vive uma infância infeliz por causa de sua doença, apesar de todo o cuidado e carinho da mãe. Helena faz tudo por ele, o que o torna uma criança muito dependente e infantil para a idade. A amizade com Dominique (Polliana Aleixo) e a cachorrinha Pluma acabam sendo a animação de sua vida.
VALMIRÉIA DE JESUS JENSEN / MEU BEM (Letícia Isnard) - Meu Bem é como seu patrão Guilherme (Edson Celulari) a chama, mesmo depois de sete anos de trabalho juntos. Para ele, que nunca se interessou em aprender seu verdadeiro nome, ela não passa de mais um utensílio da casa. É ela quem cuida de Klaus (Rafael Cardoso) e Dominique (Polliana Aleixo) quando eles estão na casa de Guilherme. Valmiréia é casada com Erik (Pedro Brício), um dinamarquês que a explora.
ERIK JENSEN (Pedro Brício) - Seus olhos azuis e cabelos loiros mexem com as brasileiras. Foi esse artifício que Erik usou para se casar com Meu Bem (Letícia Isnard). O dinamarquês saiu de seu país por ter arrumado uma confusão por lá, e vive às custas da mulher. Ele se diz professor de dinamarquês, apesar de não ter um aluno sequer. Erik vive discutindo com a sogra, Assumpção (Bia Montez), principalmente quando ela passa a morar com o casal.
ASSUMPÇÃO DE JESUS (Bia Montez) - Mãe de Meu Bem (Letícia Isnard), Assumpção não gosta de Erik (Pedro Brício) e, por isso, não perde uma chance de provocá-lo. Ela trabalha como acompanhante de idosos e sempre tenta arrumar um emprego decente para o genro, que consegue se livrar de todos.
DÉBORA BORGES (Soraya Ravenle) - Dona de casa gentil e meiga, apaixonada pela família, formada pelo marido, Alex (Guilherme Fontes), e pela filha, Fernanda (Monique Alfradique). Depois que se casou, abandonou a profissão de enfermeira para se dedicar à filha. Habilidosa, adora pegar a agulha de crochê e criar peças de vários estilos, apesar de não encontrar apoio na família. Após o acidente com Alex, uma das vítimas da queda do helicóptero, perde o rumo de sua vida e acaba encontrando apoio em Eduardo (Antonio Calloni), que vive situação semelhante.
ALEX BORGES (Guilherme Fontes) - Ginecologista que estudou durante muito tempo medicina estética e se apaixonou pelo assunto. Casado com Débora (Soraya Ravenle) e pai de Fernanda (Monique Alfradique), sempre priorizou o trabalho, apesar de amar muito a família. Antes do acidente com o helicóptero Carcará, em que é uma das vítimas, estava pesquisando sobre estética por todo o Brasil e preparando o projeto de um livro.
FERNANDA BORGES (Monique Alfradique) – Filha de Débora (Soraya Ravenle) e Alex (Guilherme Fontes). Menina bonita que não leva desaforo para casa. Não aceita ser contrariada, nem criticada. Seu maior alvo de implicâncias é Luiza (Bianca Comparato), sua colega de classe. Fernanda se preocupa muito com a sua aparência e acha a colega um bicho do mato. As duas se apaixonam pelo mesmo garoto, Klaus (Rafael Cardoso).
EDUARDO PASSOS (Antonio Calloni) - Casado com Márcia (Helena Fernandes) e pai de Luiza (Bianca Comparato), Eduardo é conservador, e um bom chefe de família. Não é um homem ambicioso, ao contrário da mulher. Teve uma infância simples no subúrbio carioca, e hoje é proprietário de um posto de gasolina no bairro da Saúde. Depois do acidente de Márcia, uma das vítimas da queda do helicóptero, sofre muito com as dificuldades para criar a filha. Ao conhecer Débora (Soraya Ravenle), encanta-se com sua simplicidade.
MÁRCIA PASSOS (Helena Fernandes) - Jornalista de moda e beleza, que escreve para uma coluna regular de um grande jornal. Casada com Eduardo (Antonio Calloni), é muito amiga da filha, Luiza (Bianca Comparato). Está no helicóptero que desaparece na Amazônia, deixando um projeto em andamento: uma escola de beleza e estética para formar jovens carentes na comunidade vizinha à sua casa.
LUIZA PASSOS (Bianca Comparato) - Filha de Eduardo (Antonio Calloni) e Márcia (Helena Fernandes), menina romântica, tímida e insegura, que se acha feia. Sua insegurança faz com que veja em pessoas diferentes uma ameaça. Por isso tem horror a Fernanda (Monique Alfradique), sua colega de classe. Para piorar a relação, ambas se apaixonam pelo mesmo garoto: Klaus (Rafael Cardoso). Luiza gosta muito da mãe, que sempre foi uma grande amiga e sua maior confidente, e sofre bastante quando ocorre o acidente.
OLAVO PEDERNEIRAS (Reginaldo Faria) - Dono de uma bem-sucedida importadora de produtos e equipamentos relacionados ao ramo da estética. Milionário sofisticado, vive sozinho em uma mansão em Niterói. É extremamente vaidoso e, às vezes, pode parecer arrogante. Ao decidir fazer um programa de televisão, está unindo o útil ao agradável: além de exercitar sua vaidade, aparecendo diante das câmeras, promoveria o negócio que o enriqueceu. Olavo pilotava o helicóptero em que estavam Sônia (Christiane Torloni), Mateus (Rodrigo Veronese), Alex (Guilherme Fontes) e Márcia (Helena Fernandes).
ROBSON SILVEIRA (Marcelo Faria) - Rapaz de origem humilde, Robson trabalha como pedreiro e conhece sua namorada Rakelli (Isis Valverde) em um serviço no salão de Ivete (Zezé Polessa), mãe da menina. É amor à primeira vista. Para a decepção de José Henrique (Bruno Mazzeo), advogado de Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria), Robson é primo distante do empresário, logo, seu único herdeiro.
JOSÉ HENRIQUE PINTO (Bruno Mazzeo) - Advogado e secretário particular de Olavo (Reginaldo Faria). Tem uma origem humilde, lutou muito na vida para se formar e chegar onde chegou. Ajudou muito o patrão no passado, e foi muito ajudado por ele também. Por isso, considera-se o genuíno herdeiro de sua fortuna. Quando Robson assume a herança de Olavo, faz tudo para reverter esse terrível engano do destino.
SHEILA CABRAL (Carol Castro) - Namorada de José Henrique (Bruno Mazzeo), de origem pobre. Não completou os estudos por achar que não combinam com sua vida. Repete sempre os erros de concordância, que os outros ainda tentam corrigir. Já trabalhou como manicure e cabeleireira, agora é dona de uma academia de dança. Sua irmã, Suzy (Maria Clara Gueiros), que se tornou uma mulher rica, tem vergonha dela.
ADAMASTOR (Elias Andreato) - Fiel e zeloso mordomo de Olavo Pederneiras (Reginaldo Faria), sempre atento às suas ordens. Não perde a oportunidade de oferecer um copo com água da melhor qualidade para os convidados e para o próprio Olavo. Depois do acidente com o patrão, tem como meta encontrar seu único herdeiro. Nem que isso seja a última coisa que faça na vida.
GASPAR MONTEIRO SALDANHA (Kadu Moliterno) - Cirurgião plástico aposentado, já teve sua própria clínica e era respeitado no meio médico. Trabalhou e deu aulas no exterior, mas se desencantou com a profissão depois que algo muito ruim aconteceu, sobre o qual ele não fala. Quando Guilherme decide inaugurar a clínica Beleza Pura, contrata Gaspar para ser o médico responsável pelo lugar.
FELIPE CASCUDO (Gustavo Leão) - Auxiliar de quem esteja precisando, Felipe se transforma numa espécie de faz-tudo na clínica Beleza Pura. Por não ter a menor ideia do que faz, odeia trabalho: queria mesmo era ser surfista.
SUZY ROCHA (Maria Clara Gueiros) - Muito rica e fútil, sua única ocupação é frequentar clínicas de estética, para falar mal de todas. É grande amiga de Norma (Carolina Ferraz) e guarda um segredo: ela e sua irmã Sheila (Carol Castro) vêm de uma família muito pobre. Suzy só ficou rica por causa de um golpe que deu no primeiro marido. Quando conhece Raul (Leopoldo Pacheco) e se apaixona, tem vergonha de contar a Norma.
MILTON (Ernani Moraes) - Presidente da Singular Helicópteros, empresa onde Guilherme (Edson Celulari), Norma (Carolina Ferraz) e Raul (Leopoldo Pacheco) trabalham. Extremamente ciumento, contrata um detetive para seguir os passos de sua mulher, a fogosa Miriam (Elaine Mickely). Quando, graças a uma armação de Norma, flagra a esposa em situação suspeita no apartamento de Guilherme, passa a ver no engenheiro seu grande inimigo.
MIRIAM (Elaine Mickely) - Mulher de Milton (Ernani Moraes). Sempre que pode, joga olhares sedutores para Guilherme (Edson Celulari), sem que o marido perceba.
TIAGO (André Abujamra) - Terapeuta alternativo de Renato Reis (Humberto Martins). Fala mais sobre seus próprios problemas do que ouve os dos seus pacientes. Apesar disto, nunca deixa de cobrar a consulta.
BIA (Marcella Valente) - Recepcionista da clínica de Renato Reis (Humberto Martins), muito paciente com o tratamento que recebe do chefe. Amiga de Joana (Regiane Alves), está sempre atenta ao que acontece na clínica.
 
E MAIS:
Adriana Birolli - Viviane
Adriana Quadros – coordenadora do colégio
Alexandre Barbalho - Igor
Aline Borges - Tereza
Alvaro Abrão - Inácio
Amanda Bravo - Dóris
Ana Lima - Regina
Ana Luiza Folly - Dona Zélia
Anderson Carvalho - Araken
André Luiz Rocha - porteiro de Guilherme (Edson Celulari)
Andréa Beltrão – Lucia (detenta)
Andrea Dantas - Marta
Angela Maria Brito - Lucia
Anja Bittencourt - Katina
Babu Santana - Carniça
Bia Junqueira - Efigênia
Brenda Hadad - índia Ipanema
Bruna Pietronave - Alessandra
Carla Faour - professora de Dominique
Carla Pompilo - Dona Flor
Chico Terrah - Detetive Jurandir
Cibele Larrama - Amanda
Cico Caseira - Torgano
Clarice Freitas - Tamires
Claudia Borioni - Katina
Creo Kellab - MC Baratão
Daniel Barcelos - executivo
Daniel Lobo - assessor de Miguel
Duda Ribeiro - Lino
Ed Oliveira - Augusto
Ednaldo Lucena - Dr. Fonseca
Eduardo Succini - Sérgio
Edvard Vasconcellos - Roberto
Eliane Narducci - Corina
Elizabeth Gasper - Florinda
Ellan Lustosa - Paulo
Ellen Roche – Gleicy
Emílio Pitta - professor Antunes
Ernesto Piccolo - diretor
Fabiana Valor - Íris
Fabio Bastos - Dr. Fabio
Fátima Café - Alberta
Gabriela Gomes - Bebel
Gabriela Linhares - secretária
Gian Bernini - Marcão
Gilles Gwizdek - gerente de banco/gringo
Gleyse Menezes - Sirlene
Helio Ribeiro - Ciro
Henrique César - Genealogista
Hilda Rebello - velhinha
Isaac Bernat - Tadeu
Ivens Godinho - juiz Romanelli
Jairo Mattos - Ivar
Jayme Leibovitch - Seu Castro
Jitman Vibranovsky - Diretor
Jorge Lucas - Leno
Juliana Boller - Claudinha
Juliana Teixeira - secretária
Julio Levy - hipnotizador
Karen Ferro - Sonia, quando jovem
Leandro Lamas - Pai Nhô Nhô
Leonardo Jabour - Zé Junior
Lívia Palma - Joana, aos 10 anos
Luciana Fregolente - Vilma
Luciana Martins - Camila
Luiz Nicolau – Pé de Cabra
Luiza Thiré - Laura
Malu Rocha - mãe de Heitor
Mano Melo - Seu Francisco
Marcelo Assumpção - Ricardo
Maria Gladys - Romena
Martha Moreira Lima - Helga
Maurício Marques - Sanguessuga
Mauro Gorini - Noronha
Mickey Leão - Armandinho
Murilo Grossi - Vitor
Otto Jr. - chefe
Paulo Coronato - delegado
Paulo Giardini - delegado
Pedro Osório - Vanderlei
Renata Mor - Nininha
Ricardo Nunes - Marcos Heitor
Rodney Pereira - Mauro
Rodrigo dos Santos - Orlandino
Roque Paulo Correia - marido de Gleice
Sarito Rodrigues - Vania
Saulo Arcoverde - Trinta e Oito
Sérgio Maurício - Zé
Sergio Pardal - Aloisio
Simone Pontes - Juju (Juracy)
Sonia de Paula - Dona Castorina
Tayo Kaye - Cacique
Telmo de Avelar - Senhor
Thiana Bialli - Mari
Vanessa Lóes - Eleonora
Werner Schünemann - Tomás
William Vita - Cicatriz  
Participações especiais
Ana Maria Braga
Cleo Toda Pura
Cleópatra
Cris Saint Tropez
Edilma Campos
Fernanda Lima
Índia Poti
Lucia Apache
Luciano Huck
Luiza Brunet
Marlene Morbeck
Mateus Solano – ator
Regina Polivalente
Rita Cadilac
Sandra Toda Pura
Skank

Esconder



PRODUÇÃO 

Veja mais

- O município de Niterói, no Rio de Janeiro, foi cenário de grande parte das cenas de Beleza Pura. Era lá que moravam os personagens Guilherme (Edson Celulari), Norma (Carolina Ferraz), Raul (Leopoldo Pacheco), Renato (Humberto Martins), Sônia (Christiane Torloni) e Olavo (Reginaldo Faria).
- As cenas externas da novela foram gravadas em pontos tradicionais da cidade, como o Solar do Jambeiro, o Museu do Ingá, a estação das barcas e as praias de São Francisco, Icaraí e Gragoatá. O Caminho Niemeyer, que abriga uma série de projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, também serviu como locação para a novela, com destaque para o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Estação Hidroviária de Charitas.
- A última cena da disputa pelos diamantes foi gravada na favela Tavares Bastos, no bairro do Catete, na zona sul do Rio de Janeiro.
- Uma das cenas marcantes dos primeiros capítulos, quando Norma se desfaz do CD com o projeto original de Guilherme, foi gravada na ponte Rio-Niterói. Para a realização da sequência, a equipe conseguiu autorização para interromper o trânsito no local por alguns minutos. Foram utilizadas duas câmeras: uma em um helicóptero e outra na pista, para acompanhar de perto os movimentos de Carolina Ferraz.

Esconder

 

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO 
Veja mais

- Em setembro de 2007, dois meses antes do início das gravações, as equipes de figurino e caracterização começaram a idealizar seus respectivos universos. Enquanto a caracterizadora Valéria Toth buscou referências em diferentes atrizes do cinema norte-americano, as figurinistas Helena Gastal e Natalia Duran fizeram uma pesquisa sobre todas as tendências da moda contemporânea.
- A engenheira Norma (Carolina Ferraz) ganhou um guarda-roupa sofisticado, mas distante do clichê da executiva bem-sucedida. Suas roupas não tinham pregas, franzidos, rendas, transparências e nenhum volume desnecessário. Já o figurino de Sônia (Christiane Torloni) era o oposto do de Norma: suas roupas tinham muitos decotes e cores fortes, mas sem vulgaridade. Joana (Regiane Alves), por sua vez, seguia um estilo romântico e delicado que, apesar de muito feminino, era mais esportivo, sem rendas e babados.
- As figurinistas contam que a caracterização mais difícil de ser desenvolvida foi a de Ivete (Zezé Polessa), que mesclava facetas como cabeleireira, mãe, moradora do bairro da Saúde e ex-chacrete. Após algumas tentativas, chegou-se aos anos 1980 e às Frenéticas. A personagem usava cílios postiços, batom rosa-choque e sempre variava a cor do esmalte de suas unhas.
- Uma das personagens mais comentadas da novela foi a destrambelhada Rakelli (Isis Valverde), cujo figurino era inspirado nos mangás, as histórias em quadrinho japonesas. Manicures que já passaram pela teledramaturgia, como Babalu (Letícia Spiller), em Quatro por Quatro (1994), e Darlene (Deborah Secco), em Celebridade (2003), também serviram de modelos para a construção do visual da personagem. Rakelli usava saias minúsculas e acessórios multicoloridos. A manicure lançou moda: as cores extravagantes de seus esmaltes e suas sandálias de salto alto ganharam as ruas.
- Zezé Polessa ganhou uma tatuagem no ombro esquerdo, inspirada nas tatuagens do diretor-geral da novela, Rogério Gomes. A equipe de caracterização mandou confeccionar um tipo de carimbo, com uma tinta removível, que era aplicado na atriz sempre que ela gravava.
- Outro detalhe curioso do trabalho da equipe de caracterização foi a maquiagem de Luiza, vivida por Bianca Comparato. Sua personagem era uma típica adolescente, cheia de espinhas no rosto. Como a atriz tem uma pele saudável, era necessário fazer essas espinhas antes cada gravação. A maquiagem utilizada era própria para efeitos especiais.
- A divertida Sheila (Carol Castro) teve o seu visual inspirado nas pin ups, abusando de cintura alta, decotes ousados e vestidos justos.
- Guilherme (Edson Celulari) e Renato (Humberto Martins), rivais na briga pelo amor de Joana, tinham estilos diferentes. O primeiro trazia um ar despojado, usando no dia a dia roupas confortáveis em tons de cinza e preto, tênis e calça jeans. O outro, mais formal, estava sempre impecável, vestindo ternos alinhados.

Esconder

 

CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE 
Veja mais

- O maior desafio da equipe de cenografia de Beleza Pura foi recriar na Central Globo de Produção (CGP), em Jacarepaguá, a mesma atmosfera do bairro da Saúde, no centro do Rio. A cidade cenográfica da novela tinha quatro mil m2 e 26 prédios. Locais como o Largo São Francisco da Prainha e o Morro da Conceição serviram de referências para a reprodução do bairro.
- A preocupação com o realismo fez com que a equipe de produção de arte recorresse a profissionais especializados em diferentes áreas. Cirurgiões plásticos, dermatologistas e engenheiros orientaram a concepção das clínicas de cirurgia plástica e de estética e dos escritórios e projetos da Singular Helicópteros. A queda do Carcará contou com a ajuda da Marinha e da Aeronáutica para simular uma cena real de resgate.
- Segundo o produtor de arte José Artur Camacho, todos os aparelhos de estética usados em cena funcionavam de verdade, mas foram adaptados. Eles mantinham a luz original, mas não faziam os tratamentos.

Esconder

 

CURIOSIDADES 
Veja mais

- Beleza Pura marcou a estreia de Andrea Maltarolli como autora de novelas. Ela faleceu em setembro de 2009, vítima de câncer, um ano após o término de sua trama. Tinha 46 anos.
- Formada em história e em comunicação social, Andrea Maltarolli ingressou na TV Globo em 1994, através da oficina de autores e roteiristas da emissora. Ao lado de Emanuel Jacobina, um de seus colaboradores em Beleza Pura, desenvolveu o projeto de Malhação. O desafio foi proposto pelos dois em 1994, quando ainda faziam parte da oficina de autores da TV Globo. Em menos de um ano, em abril de 1995, Malhação estreou na grade da emissora.
- Andrea Maltarolli fez parte da equipe de roteiristas de Malhação por alguns anos. Durante esse período, também escreveu para outros programas da TV Globo, como Escolinha do Professor Raimundo, A Turma do DidiChico Total e Zorra Total.
- O texto de Beleza Pura contou com a supervisão de Silvio de Abreu até o capítulo 30. Há 23 anos que Silvio de Abreu já supervisionava a formação de novos autores de novela. O primeiro foi Carlos Lombardi, em Vereda Tropical (1984). Depois vieram Alcides Nogueira, Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Elizabeth Jhin. 
- A atriz Isis Valverde foi um dos destaques da novela, no papel de Rakelli. A personagem ficou marcada por seu português desconcertante: décimo-segundo virava “dôzimo”, e avestruz, “avescruz”. Entre as pérolas faladas pela manicure estavam frases como: “O ser vivo é dividido em três reinos: animal, vegetal e mineral. A pedra é como a água de garrafa, é mineral”; “Mãe, você está muito estressada, neurótica, paranóida”. O choro de Rakelli também chamava atenção, parecia uma sirene.
- A novela contou com 30 personagens, um quadro de atores enxuto se comparado com outros trabalhos do gênero.
Beleza Pura marcou a estreia de Regiane Alves no papel de uma protagonista na TV Globo.
- Os atores Reginaldo Faria e Marcelo Faria, pai e filho na vida real, contracenaram como primos: Dr. Olavo e Robson, respectivamente. Essa foi a primeira vez em que os dois trabalharam juntos em uma novela.
- A gravação da participação de Rakelli no Caldeirão do Huck contou com a presença de dez ex-chacretes: Rita Cadillac, Marlene Morbeck, Índia Poti, Edilma Campos, Lucia Apache, Regina Polivalente, Sandra Toda Pura, Cleópatra, Cleo Toda Pura e Cris Saint Tropez.

Esconder

 

PRÊMIOS - A atriz Isis Valverde recebeu quatro prêmios por sua atuação na novela: Prêmio Extra de Televisão, como melhor atriz coadjuvante; Meus Prêmios Nick 2008, como atriz favorita; Personalidade do Ano - IstoÉ Gente, na categoria Revelação; e Prêmio Minha Novela, do site M de Mulher, da Editora Abril, também como atriz coadjuvante. Além desses, Isis e Marcelo Faria foram eleitos o Casal do Ano, pela mesma pesquisa. 
- A atriz Christiane Torloni conquistou o Troféu Super Cap de Ouro, na categoria melhor atriz. 

TRILHA SONORA Beleza Pura foi a primeira novela das 19h a lançar um CD com trilha instrumental. Também foram produzidos dois CDs, um com repertório nacional e outro internacional. 
- A seleção da trilha sonora foi feita pelo diretor Rogério Gomes, o Papinha, e pelos autores Silvio de Abreu e Andrea Maltarolli, com a ajuda do diretor musical Mariozinho Rocha. 
- Norma, personagem de Carolina Ferraz, ganhou a música inédita Dois Lados, encomendada a Frejat. 
- O tema da abertura – Beleza Pura, de Caetano Veloso – ganhou uma regravação do grupo Skank feita especialmente para a novela.  
  

Veja mais

Nacional: Dois Lados
Compositores: Frejat
Intérprete: Frejat

Beleza Pura
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Skank

Independente
Compositores: César Lemos/ Karla Aponte/ Wanessa Camargo
Intérprete: Wanessa Camargo

Vem pra Ficar
Compositores: Monica Besser
Intérprete: Monica Besser

Madrugada
Compositores: João Estrella
Intérprete: João Estrella

Veja Bem, Meu Bem
Compositores: Marcelo Camelo
Intérprete: Ney Matogrosso

Me Deixa em Paz
Compositores: Ayrton Amorim/ Monsueto
Intérprete: Teresa Cristina e Seu Jorge

Tu Sais Je Vais T’aimer (Eu Sei Que Vou Te Amar)
Compositores: Antonio Carlos Jobim/ Vinicius de Moraes
Intérprete: Nana Caymmi e Marcio Faraco

Coisas do Coração
Compositores: Paulo Sérgio Valle/ Eduardo Lages
Intérprete: José Augusto

Acontece
Compositores: Cartola
Intérprete: Jane Duboc

Coração Vagabundo
Compositores: Caetano Veloso
Intérprete: Ana Cañas

Malemolência
Compositores: Alec Haiat/ Céu
Intérprete: Céu

Pé de Nabo
Compositores: Sandra Peres/ Luiz Tatit
Intérprete: Sandra Peres

Argumento
Compositores: Paulinho da Viola
Intérprete: Paulinho da Viola

Esnoba
Compositores: Márcio Mello
Intérprete: Moinho
 
Internacional
Apologize
Compositores: R. Tedder
Intérprete: Timbaland & One Republic
 
I’ll Be Waiting
Compositores: Craig Ross/ Lenny Kravitz
Intérprete: Lenny Kravitz
 
Tattoo
Compositores: A. Ghost/ I. Dench/ M.S. Eriksen/ T.E. Hermansen
Intérprete: Jordin Sparks
 
With You
Compositores: Chris Brown
Intérprete: Chris Brown
 
Love Song
Compositores: Sara Bareilles
Intérprete: Sara Bareilles
 
Mercy
Compositores: Steve Booker
Intérprete: Duffy
 
Set Me Free (Unplugged)
Compositores
Intérprete: House Boulevard (Partic. especial Samara)
 
So Small
Compositores: Underwood/ Lindsey/ Laird
Intérprete: Carrie Underwood
 
Show Me
Compositores: Estelle Swaray/ John Stevens/ Raphael Saadiq/ Rob Bacon
Intérprete: John Legend
 
One of Those Nights
Compositores: Heath Brandon
Intérprete: Heath Brandon
 
Those Dancing Days are Gone
Compositores: William Butler Yeats
Intérprete: Carla Bruni
 
What I Miss About You
Compositores: Andrea McEwan
Intérprete: Katie Melua
 
Never Meant to Hurt You
Compositores
Intérprete: Wire Daisies
 
Disco Lies
Compositores: Moby
Intérprete: Moby
 
Set Me Free
Compositores
Intérprete: House Boulevard
 
Never Can Say Goodbye
Compositores: Clifton Davis
Intérprete: Gloria Gaynor

Esconder

 

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS 
- O merchandising social esteve presente na novela por meio de diferentes temas. Joana, personagem interpretada por Regiane Alves, foi ao programa Mais Você e, junto à apresentadora Ana Maria Braga, explicou aos telespectadores como se proteger dos raios solares, como forma de prevenir o câncer de pele. 
- A campanha Criança Esperança também contou com o apoio dos personagens da novela. Em um das cenas, Betão (Rodrigo Lopez) incentivou Assumpção (Bia Montez) a doar e forneceu-lhe os números de telefone para cada quantia. Betão destacou a importância do dinheiro para a manutenção de projetos sociais. 
- A novela fez campanha contra a pirataria. O personagem de Rafael Cardoso, Klaus, fez cópias de um software e os colocou à venda. Guilherme lhe deu uma bronca e explicou ao rapaz que isso era crime. 

Veja mais

- O tema “violência contra a mulher” também ganhou espaço na novela. A empregada de Guilherme, Valmiréia (Letícia Isnard), contou a Eduardo (Antonio Calloni) que uma amiga denunciou o marido por agressão, e que ele foi preso. No final da conversa, ela informou o número para a denúncia: 180. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário