Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ESPECIAL: SBT oito anos sem emplacar um sucesso na teledramaturgia

Por: @leorib88
Pode até não aparecer mais já fazem oito anos que a teledramaturgia do SBT não lança um grande sucesso na programação, o último trabalho com êxito exibido pelo canal de Silvio Santos foi “Esmeralda” exibido nos anos de 2004 e 2005, a novela começou em baixa mais acabou conquistando os telespectadores e no último capitulo cravou pico de 24 pontos. Após esse episódio, muitas expectativas mais o núcleo de novelas da emissora jamais foi o mesmo.
A primeira dor de cabeça foi “Os Ricos também Choram”, em 2005 a Record estava se consolidando no segundo lugar no horário nobre, a novela sofreu para manter a vice liderança ao SBT. A história seria ambientada nos dias atuais, devido o sucesso das novelas de época que no ano estavam em alta, decidiram fazer o mesmo na trama.
Com o sucesso de “Prova de Amor” da Record e a consolidação da vice liderança do canal da Barra Funda, Silvio Santos mandou produzir “Cristal”, para isso chamou a passe de ouro, o responsável pela ativação da dramaturgia na Record, Herval Rossano. A emissora montou um grande elenco e investiu caro na produção, porém não obteve o resultado esperado, a emissora continuava amargando o terceiro lugar e vendo sua principal concorrente cada vez mais distante.
Com a operação “Arrancada da Vitória” em 2007, o SBT produziu “Maria Esperança” com Barbara Paz como protagonista. Com uma produção barata e com um enredo batido, mais uma vez a audiência não veio. A  novela fez vexame e atrapalhou mais ainda a acensão do canal.
No mesmo ano, uma trama jovem era mais uma aposta do SBT em emplacar uma novela, para isso foi contratada uma autora experiente, porém no ano era difícil para o canal e uma grande crise foi instalada. Letícia Dornelles que trabalhou junto com Manoel Carlos em “Por Amor” suou a camisa e divulgou muito a novela na internet, mesmo assim os números não vinheram e a trama acabou sendo picotada deixando vários capítulos gravados de fora.
Em 2008 uma surpresa, após 9 anos, o SBT voltaria a produzir uma novela 100% brasileira, sendo escrita por Íris Abravanel. A mulher do patrão desenvolveu “Revelação”. A novela teve suas primeiras cenas gravadas em Portugal e foi bastante criticada pela história fraca que nela era apresentada. A trama não conseguiu segurar os índices de Pantanal e fiascou.
No ano de 2009 o SBT adquire o acervo radiofônico da autora Janete Clair, podendo ser adaptado para a televisão. Mais uma vez Íris Abravanel encabeçou o projeto e escreveu a trama “Vende-se Um Véu de Noiva”. Um grande elenco foi montado e a contratação de Del Rangel deu a trama um novo padrão de dramaturgia ao canal, focando a bela fotográfica. Até uma promoção com os telespectadores foi montado, quem assistia a novela poderia participar do “Show do Milhão” com Silvio Santos, mesmo assim a novela não emplacou e mais uma vez o SBT ficou vendo navios.
O SBT havia comprado algumas sinopses do novelista Vicente Sensso entre elas “Um Rosa Com Amor” grande sucesso da Rede Globo nos anos 70, a trama ganhou um remake em 2010 escrito por Tiago Santiago vindo da Rede Record, a novela reacendeu a esperança do canal em voltar a trilhar um caminho de sucesso nas novelas. Essa foi a trama que se deu melhor em relação a audiência, mesmo assim ficou abaixo da mete estabelecida pelo canal.
2011 chegou e com ele muito barulho em relação a “Amor e Revolução”, Reynaldo Boury foi contratado como diretor geral da trama, todos na emissora apostaram muito na história de amor vivido na época da ditadura militar. O amor ficou de lado e o que imperou foi a revolução, cenas fortes de tortura e o texto bastante didático afugentaram os telespectadores  e mais uma vez o gato subiu para o telhado.
Atualmente o SBT exibe “Corações Feridos” , terceira novela de Íris Abravanel. A trama está toda gravada e é muito cedo para saber se a história irá emplacar ou não. Por enquanto os números estão abaixo das expectativas e a novela vem fechando em quarto lugar. A grande aposta do SBT em 2012 para a teledramaturgia é “Carrossel”, sucesso nos anos 90 a história conquista jovens e adultos e assim como as novelas citadas estrearão com a expectativa de trazer a vice liderança absoluta de volta para o canal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário