- Uma história de amor entremeada por elementos sobrenaturais, drama, humor e a luta do bem contra o mal dão o tom de
, novela em que Antonio Calmon retoma a temática dos vampiros 11 anos após o sucesso de
(1991), também de sua autoria.
- Cecília (Flávia Alessandra) é a heroína da trama, uma princesa do século XII que prefere dar fim à própria vida a se entregar ao duque e vampiro Bóris (Tarcísio Meira). No dia do casamento dela com o
conde Rogério (Thiago Lacerda), Bóris mata o noivo, em um duelo, e toda a família da princesa. Cecília se suicida, obrigando Bóris a viver sem seu grande amor durante séculos.
- Amélie (Betty Gofman), fiel escudeira de Mina (Claudia Raia), envolve-se com os mais variados tipos masculinos vampirescos, como o Monstro do Espelho (Guilherme Piva), aprisionado em um grande espelho por Bóris (Tarcísio Meira), e o medíocre músico Bartô (Tato Gabus), filho do caçador de vampiros Galileu (Luis Gustavo) – que é mordido por Mina para obrigar Galileu a perseguir e destruir o herdeiro de Bóris.
- O núcleo dos vampiros inclui também o galã aristocrático Victor (Gabriel Braga Nunes), que forma par com a ardente e vaidosa Lara (Deborah Secco), ex-namorada de Rodrigo (Alexandre Borges) e vampirizada por Victor; Pedrão “Godzilla” (Tony Tornado), o segurança de Bóris; a ginecologista Petra Van Preta (Rosane Gofman), reconhecida internacionalmente por ter conseguido engravidar uma vampira de 800 anos; e o rico comerciante Armando (Eduardo Galvão), rival de Augusto (Marco Ricca).
– Lívia é uma bela mulher, discreta, naturalmente elegante, casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos – Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira). Apaixonada pelo marido e dedicada aos filhos, Lívia não se importa em dar o dinheiro herdado da família para Beto realizar seus sonhos profissionais. É uma mulher brincalhona, espontânea e sem frescuras. Após a morte inesperada de Beto, revela-se uma pessoa de forte personalidade, trabalhadora, esforçada, generosa, solidária e muito firme diante de qualquer ameaça à sua família e a seus princípios. Lívia enfrenta sua nova condição financeira, aceitando qualquer tipo de emprego e acumulando funções, algumas bem abaixo do seu
. Em outra vida, Lívia foi a princesa Cecília, casada com o conde Rogério (Thiago Lacerda) e também a paixão do duque vampiresco Bóris (Tarcísio Meira). Nos dias atuais, após a morte de Beto, Lívia fica um bom tempo presa às lembranças do marido e demora a reagir às insistentes aproximações de Augusto (Marco Ricca), a quem só vê como amigo e benfeitor. Mais adiante, porém, demonstra interesse por Rodrigo (Alexandre Borges), sem saber que ele é um disfarce do vampiro Bóris. No decorrer da novela, descobre-se que Zeca não é filho de Lívia e Beto, mas sim de Bóris com uma amante. Assim que nasceu, ainda na maternidade, Bóris colocou Zeca no lugar do filho verdadeiro de Lívia, Renato (Thiago Farias), deixado em um orfanato.
– Casado com Lívia (Flávia Alessandra) e pai de Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira). Além de apaixonado pela esposa, Beto é um pai exemplar, um homem de bom coração, carinhoso e atencioso, porém, sem talento para os negócios. Para realizar seus sonhos profissionais, acaba gastando todo o dinheiro que Lívia herdou e, ao morrer em um acidente provocado por Bóris (Tarcísio Meira), deixa toda a família em péssimas condições financeiras. A paixão de Beto por Lívia teve início em uma vida passada, quando ele ainda era o conde Rogério. No decorrer da novela, descobre-se que Zeca é filho de Bóris. O verdadeiro herdeiro de Lívia e Beto, Renato (Thiago Farias), foi deixado em um orfanato e virou menino de rua.
– Filha de Beto (Thiago Lacerda) e Lívia (Flávia Alessandra), Tetê é uma menina esperta, inteligente e muito apegada aos irmãos, Zeca (Kayky Britto) e Juninho (Guilherme Vieira). Sofre muito com a morte do pai, mas faz tudo para deixar a mãe feliz. Tetê sente um carinho especial por Guilherme (Bernardo Castro Alves), filho de Augusto (Marco Ricca). No decorrer da novela, descobre que é irmã de Renato (Thiago Farias) e não de Zeca.
JUNINHO (Guilherme Vieira) – Filho de Beto (Thiago Lacerda) e Lívia (Flávia Alessandra) e irmão de Zeca (Kayky Britto) e Tetê (Renata Nascimento). Juninho ainda vive no mundo mágico da infância e está no estágio de descoberta do mundo. Sempre interpreta ao pé da letra frases como “tirar o cavalinho a chuva”, “amarrar o bode”, “colocar a boca no trombone”, entre outras. Toda vez que alguém pronuncia uma frase desse tipo perto dele, imediatamente sai um balão de pensamento da cabeça do menino, onde ele reproduz, literalmente, o que está sendo dito, atitude que arranca muitas risadas de seus irmãos. No decorrer da novela, descobre que é irmão de Renato (Thiago Farias) e não de Zeca.
RENATO (Thiago Farias) – Filho verdadeiro de Lívia (Flávia Alessandra) e Beto (Thiago Lacerda), trocado na maternidade por Zeca (Kayky Britto), filho do vampiro Bóris (Tarcísio Meira) com uma amante. Renato foi deixado em um orfanato e virou menino de rua. Zeca tenta proteger Renato das garras de Bóris. O poderoso vampiro, no entanto, decide devolver Renato a sua mãe verdadeira, para que, talvez assim, Lívia deixe Zeca de lado. Antes de Zeca conseguir se aproximar de Renato em uma rua no Rio de Janeiro, Bóris manda Godzilla (Tony Tornado) sequestrá-lo e levá-lo para Maramores, local onde Lívia mora com seus filhos.
AUGUSTO (Marco Ricca) – Homem de bela e romântica aparência, culto e herdeiro da mais importante família da cidadezinha onde hoje é promotor. Augusto é um idealista, de altos princípios morais, generoso, extremamente carinhoso com os filhos – Beatriz (Cecília Dassi) e Guilherme (Bernardo Castro Alves) –, que foi obrigado a criar sozinho desde a morte da esposa, Laura (Bianca Byington), em um acidente. Não permaneceu viúvo por amor à falecida, mas porque acreditava na possibilidade de reconquistar Lívia, a quem amou e perdeu para Beto (Thiago Lacerda). Com a volta dela para a cidade, faz tudo para conseguir se reaproximar dela, porém, inicialmente, em vão. Além de seus dois filhos, mora também com sua cunhada Marta (Júlia Lemmertz), loucamente apaixonada por ele. Augusto é um homem de poucas palavras, de aspecto triste e sombrio. Carrega a culpa pela morte da esposa, porque, além de ter se casado sem amor, foi após uma briga entre eles que ela, perturbada, decidiu abandoná-lo, partindo de carro com as crianças e Marta; sofreu, então, o acidente que ocasionou sua morte, a cegueira de Marta e a paralisia de Guilherme.
LAURA (Bianca Byington) – Esposa de Augusto (Marco Ricca), irmã de Marta (Júlia Lemmertz) e mãe de Beatriz (Cecília Dassi) e Guilherme (Bernardo Castro Alves). Morre ao sofrer um acidente de carro.
MARTA (Júlia Lemmertz) – Cega devido a um acidente de carro provocado, involuntariamente, por ela mesma. Sua irmã, Laura (Bianca Byington), morreu na tragédia. É uma mulher bonita e interessante, mas uma pessoa quase insuportável. De alma árida, severa e exigente, é incapaz de dar à Beatriz (Cecília Dassi) e a Guilherme (Bernardo Castro Alves), seus sobrinhos, o que mais lhes falta: carinho materno. Apaixonada por Augusto (Marco Ricca), seu cunhado, faz tudo para afastar qualquer mulher que venha a se aproximar dele. Sua grande rival é Lívia (Flávia Alessandra), a quem não suporta por saber do amor que o cunhado sente pela moça.
BEATRIZ (Cecília Dassi) – Filha de Augusto (Marco Ricca) e da falecida Laura (Bianca Byington) e irmã de Guilherme (Bernardo Castro Alves). Inicialmente, é totalmente dominada por sua tia Marta (Júlia Lemmertz), de quem herdou alguns defeitos. É vaidosa, fútil, orgulhosa e prepotente, julgando-se uma princesa. Tem um humor ácido e destrutivo, mas as boas qualidades que herdou do pai e da mãe acabam por prevalecer.
GUILHERME (Bernardo Castro Alves) – Filho de Augusto (Marco Ricca) e Laura (Bianca Byington), irmão de Beatriz (Cecília Dassi), sobrinho de Marta (Júlia Lemmertz) e afilhado de Zoroastra (Glória Menezes). Guilherme é um menino doce, extremamente inteligente, meigo e que vive preso a uma cadeira de rodas desde que sofreu um acidente de carro, que provocou a morte da mãe e a cegueira da tia. Por conta de sua saúde frágil, é sempre objeto de constante preocupação de Augusto. O menino é um mini-intelectual, um internauta fanático e vive pregado ao monitor de seu computador. É Guilherme quem ajuda Zeca (Kayky Britto), seu melhor amigo, a desvendar todos os mistérios sobre o mundo dos vampiros.
RODRIGO (Alexandre Borges) – Rodrigo é um arquiteto bem-humorado, engraçado, bonitão e envolvente. Conhece Lívia (Flávia Alessandra) através de Augusto (Marco Ricca), mas não se sente atraído por ela, afinal está completamente apaixonado por Lara (Deborah Secco). Como se decepciona com a amada, no entanto, resolve dar fim ao relacionamento. Rodrigo, funcionário de Igor Pivomar (Tarcísio Meira), é transferido para Maramores e, em um determinado momento da trama, é possuído pelo vampiro Bóris (Tarcísio Meira). O plano do vilão é usar a aparência de Rodrigo para se aproximar de Lívia. Ele só não imaginaria que Rodrigo se apaixonaria perdidamente pela moça.
ZOROASTRA (Glória Menezes) – Apaixonada pela filha, Lívia (Flávia Alessandra), e pelos netos Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira). No decorrer da novela, descobre ser avó de Renato (Thiago Farias) e não de Zeca. Zoroastra é uma senhora extravagante, engraçada e dona de uma pequena pensão em Maramores. É uma dessas pessoas excêntricas, fascinada pelo esoterismo e uma estudiosa de alquimia. Possui certos poderes mediúnicos, mas ainda não aprendeu a controlá-los, o que acaba provocando algumas confusões. Torna-se uma pessoa fundamental na vida de Lívia, após a morte de Beto (Thiago Lacerda), e, com a chegada de Galileu (Luis Gustavo) à cidade de Maramores, acredita ter encontrado, finalmente, o seu grande amor. Os dois travam uma grande luta contra os vampiros.
TELMA (Ana Rosa) – Mulher de personalidade forte, de linguagem áspera e irônica, amargurada, moralista e com profundo ressentimento dos homens. Sozinha, mantém funcionando o único posto de gasolina da cidade, herdado do marido que a abandonou. Tem uma única filha, Ciça (Bianca Castanho), a quem adora acima de tudo. Tenta protegê-la a qualquer custo das investidas do vampiro Victor (Gabriel Braga Nunes). É uma mulher totalmente despida de vaidade, que vive para o trabalho no posto de gasolina.
IOLANDA – Esposa do atrapalhado caça-fantasmas Galileu (Luis Gustavo). Ele achava que Iolanda tinha morrido, mas ela vivia na Espanha. Quando volta a Maramores, aumenta a confusão na cidade, já que é sósia da personagem Telma (também Ana Rosa).
NADIR (Zezé Motta) – Mulher bonita, de temperamento forte e corajoso e de enorme coração. Nadir trabalha como empregada doméstica de Lívia (Flávia Alessandra), mas a amizade entre as duas é tão forte que Lívia a considera uma irmã e, às vezes, até uma mãe.
CIÇA (Bianca Castanho) – Ciça, uma moça séria, discreta e aplicada, é filha de Telma (Ana Rosa), trabalha no posto médico com o Dr. Carlos (Sérgio Menezes) e cuida da fisioterapia de Guilherme (Bernardo Castro Alves), filho de Augusto (Marco Ricca). A jovem é ex-namorada de Roger (Mário Frias) e apaixonada pelo vampiro Victor (Gabriel Braga Nunes), o que a impede de perceber que a pessoa que a ama de verdade está ao seu lado: o Dr. Carlos.
CARLOS (Sérgio Menezes) – Médico da cidade de Maramores. Carlos tem bom caráter, é caridoso, abnegado em sua profissão, carismático, bondoso e gentil. Ama Ciça (Bianca Castanho) em segredo, mesmo sabendo que ela não o ama.
ROGER (Mário Frias) – Ex-namorado de Ciça (Bianca Castanho), é metido a galã e adora uma confusão. Ele é o melhor amigo de Baratão (Celso Bernini), mas não pensa duas vezes em dar em cima de Lucinha (Maytê Piragibe), a paixão do amigo.
BARATÃO (Celso Bernini) – Filho de Armando (Eduardo Galvão). Baratão é um jovem simpático, amigo de Roger (Mário Frias) e apaixonado por Lucinha (Maytê Piragibe).
LUCINHA (Maytê Piragibe) – Lucinha é uma moça humilde, de família pobre, simples, sonhadora e quase cômica em seu desamparo, provincianismo e falta de informação. É bonita e sensual, chamando a atenção de Baratão (Celso Bernini) pelos seus atributos físicos.
MIRTES (Íris Bruzzi) – Mulher despachada, cheia de iniciativa e dona de um bar-restaurante. É uma espécie de jornal ambulante e sabe todas as fofocas da cidade de Maramores. Mirtes é uma boa pessoa, sem maldade, mas, às vezes, fala demais. É filha de D. Carmem (Eloísa Mafalda).
D. CARMEM (Eloísa Mafalda) – Professora há meio século, totalmente dedicada à sua profissão. Pelas mãos dela passaram quase todos os habitantes de Maramores. D. Carmem é mãe de Mirtes (Íris Bruzzi) e incentiva Lucinha (Maytê Piragibe) a estudar.
GRACINHA (Maria Gladys) – Simpática e divertida, Gracinha é a garçonete do bar-restaurante de Mirtes (Íris Bruzzi), tendo conhecimento de todas as preferências dos fregueses. Ela e a patroa formam uma dupla de fofoqueiras.
MATILDE (Claudia Mauro) – Empregada de Armando (Eduardo Galvão) e a “guardiã” de Lucinha (Maytê Piragibe), em Maramores.
DUQUE BÓRIS/BÓRIS/IGOR PIVOMAR (Tarcísio Meira) – Com 800 anos de idade, sua origem perde-se no tempo. Poderoso, inteligente e experiente, “viajando” através dos séculos, Bóris é um vampiro que adquiriu elegância e um comportamento aristocrático. Seu grande objetivo é ter um descendente, já que a raça dos vampiros está praticamente dizimada no planeta. No entanto, por mais que alegue sua necessidade de ser pai ou de impedir a extinção de sua espécie, as motivações de Bóris são bem mais egoístas e sombrias. Segundo o Código dos Vampiros, se, ao completar seus primeiros 800 anos, ele não tiver um herdeiro, que possa dominar e incorporar (ou encarnar), ele deixa de ser um vampiro de primeiro escalão e desce para posição inferior na escala hierárquica. Ou seja, apesar de suas juras de amor ao filho Zeca (Kayky Britto), no fundo, ele deseja tomar posse do menino assim que ele se tornar um vampiro. Entretanto, apesar de seu egoísmo e crueldade, Bóris é, no fundo, um personagem simpático e bem-humorado. Ele se esforça para conquistar o filho – uma das condições para que ele possa encarnar no menino é que este o ame verdadeiramente. Bóris é também uma figura extremamente romântica, sedutora e sensual. Ele atrai todas as mulheres de forma quase hipnótica, menos a que mais deseja, Lívia (Flávia Alessandra), seu amor imortal, a reencarnação de uma paixão de séculos atrás, quando ainda era o duque Bóris, um selvagem da época medieval. Para aproximar-se de Lívia, Bóris, nos dias atuais, aparece como Igor Pivomar, um empresário que detém o licenciamento de tudo o que está relacionado a vampiros. Para tentar conquistar, de uma vez por todas, sua eterna amada, o vampiro toma posse do corpo do jovem arquiteto Rodrigo (Alexandre Borges). Bóris tem uma fiel companheira, a vampira Mina (Claudia Raia).
ZECA (Kayky Britto) – Foi criado como filho de Lívia (Flávia Alessandra) e Beto (Thiago Lacerda), mas, na verdade, é filho do vampiro Bóris (Tarcísio Meira). Assim que nasceu, o menino foi colocado no lugar de Renato (Thiago Farias), filho legítimo do casal. Zeca tem excelente índole, é um ótimo filho e adora os irmãos mais novos – Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira) –, a quem sempre protege. É um jovem carinhoso e amado pelos pais. Seus problemas começam a surgir quando descobre que é um vampiro e que, na verdade, é filho de Bóris. Além de começar a ter poderes, como ler pensamentos, ouvir através das paredes e dominar grandes vampiros com o poder da mente, Zeca passa a receber visitas constantes de seu pai, a quem odeia, e a ser ameaçado pela enciumada Mina (Claudia Raia), a mulher de Bóris. Zeca faz tudo o que pode para proteger a família das garras dos vampiros, mas, com a proximidade de seu 13° aniversário, trava uma batalha contra seus instintos. Convive com uma briga interior entre o Bem e o Mal, entre os instintos cruéis e predatórios, que herdou de Bóris, e os valores positivos que lhe foram passados por Lívia e Beto.
MINA (Claudia Raia) – É uma vampira relativamente jovem, culta e espirituosa. Foi conduzida ao mundo sobrenatural em algum momento do século XIX, seduzida, corrompida e vampirizada por Bóris (Tarcísio Meira). Mina era uma das grandes atrizes de Paris de sua época, contemporânea e rival de Sarah Bernhardt. Correspondeu com prazer à atração de Bóris, tornando-se sua companheira e cúmplice por mais de um século. Mina é cruel e engraçada, assim como seu amado.
AMÉLIE (Betty Gofman) – Amélie foi vampirizada por Mina (Claudia Raia) em um salão de beleza. Juntas, elas vivem uma cumplicidade sem igual. Engraçada, moderna e insaciável, Amélie adora se “enroscar” em diversos pescoços masculinos e se envolve com os mais variados tipos “vampirescos”, entre eles: Bartô (Tato Gabus Mendes), Godzilla (Tony Tornado) e o Monstro do Espelho (Guilherme Piva).
BARTÔ (Tato Gabus Mendes) – Bartolomeu é motivo de decepção para seu pai, Galileu (Luis Gustavo). Além de ser mimado, preguiçoso, pretensioso, enfim, um tremendo de um vagabundo, é um compositor medíocre, sem a menor vocação musical e poética. É boa pinta, boêmio, notívago, farrista e mulherengo, mas, sobretudo, é uma criança grande. Certamente, viveria assim até o fim dos seus dias se a vampira Mina (Claudia Raia) não o mordesse e o usasse para obrigar Galileu a perseguir e destruir o herdeiro de Bóris (Tarcísio Meira), o jovem Zeca (Kayky Britto). Bartô se torna um vampiro, mas, curiosamente, mantém toda a sua incompetência humana na nova existência.
VICTOR (Gabriel Braga Nunes) – Victor é metido a galã. É um vampiro aristocrático, da primeira hierarquia dos vampiros, sombrio, mau, ambicioso e que adora morder pescoços de belas mulheres. É o primeiro a chegar à cidade de Maramores, a pedido de Bóris (Tarcísio Meira), e tenta conquistar Ciça (Bianca Castanho), a fisioterapeuta da região.
PEDRÃO / GODZILLA (Tony Tornado) – Ao tentar assaltar Bóris (Tarcísio Meira), Pedrão é mordido pelo poderoso vampiro e se torna Godzilla, seu segurança.
PROFESSOR ANTUNES (Mário Schoemberger) – Professor Antunes é um excelente mestre e um profundo conhecedor de Literatura e dos intrincados meandros da Língua Portuguesa. É um solteirão solitário, apaixonado por Telma (Ana Rosa).
LARA (Deborah Secco) – Lara é uma mulher sensual, ardente, vaidosa e apaixonada pelo namorado Rodrigo (Alexandre Borges). Os dois acabam terminando o romance e, no desenrolar da novela, Lara é “vampirizada” por Bóris (Tarcísio Meira), passando a formar um par incrivelmente sensual com Victor (Gabriel Braga Nunes).
PETRA VAN PRETA (Rosane Gofman) – A ginecologista vampiresca Petra Van Preta é bem-humorada e reconhecida internacionalmente por ter conseguido ajudar uma vampira de 800 anos a engravidar. É, sem dúvida, uma profissional de credibilidade dentro de sua especialidade. Ela é a responsável por acompanhar e zelar pela gravidez da vampira Mina (Claudia Raia), além de garantir momentos engraçados na trama, como quando demonstra ter a sexualidade aflorada: “À noite, todos os pardos são gatos.”
MONSTRO DO ESPELHO (Guilherme Piva) – O personagem é prisioneiro de um grande espelho, tendo sido transformado em escravo por Bóris (Tarcísio Meira). O Monstro ajuda o vampiro a se manter informado sobre o que está acontecendo no mundo e lhe dá notícias mais específicas sobre, por exemplo, Lívia e sua família ou sobre qualquer outra pessoa ou ser do interesse do vampiro. O Monstro do Espelho tem um tom servil, de submissão e de “puxa-saquismo”, mas, no fundo, odeia Bóris.
ARMANDO (Eduardo Galvão) – Arnaldo venceu sua origem humilde e se tornou o mais importante comerciante de Maramores. Aparenta ser simpático e generoso, mas é claramente um homem magoado. Foi abandonado pela esposa com um filho ainda pequeno, Baratão (Celso Bernini), hoje um jovem da cidade. Essa história de traição e abandono só fez aumentar a sua popularidade. Há tempos, inutilmente, tenta conquistar Marta (Júlia Lemmertz), que o rejeita por conta de sua origem pobre, embora o use sempre que necessário. Armando adota, publicamente, postura e propostas de um empresário moderno e progressista, mas, no fundo, é um homem egoísta e muito ambicioso. Defensor do progresso a qualquer custo, tem planos radicais para Maramores e detesta o lado humanista de Augusto (Marco Ricca). Hipócrita, faz o gênero afável, fingindo-se amigo do promotor.
GALILEU / HERCULANO VAN DER BURGER (Luis Gustavo) – Personagem irresistivelmente cômico. É viúvo e tem um único filho, Bartô (Tato Gabus mendes), a quem adora, apesar de ele ser um incompetente atrapalhado, sem rumo na vida. Além do dinheiro da família, Galileu herdou também um legado nada agradável: seus antepassados, na Europa, eram famosos caçadores de vampiros, e ele é descendente direto do Dr. Van der Burger (Luis Gustavo), um caçador de vampiros que morreu do coração ao ficar cara a cara com Bóris (Tarcísio Meira). As “armas” de combate aos vampiros foram passando de geração em geração, de pai para filho, até chegar a Galileu. Sua caçada inicia-se quando, em sonho, descobre o que aconteceu com seu parente, o Dr. Van der Burger. A partir daí, Galileu resolve pesquisar a vida de Mina (Claudia Raia). Acaba por encontrá-la, envelhecida, em um museu e, sem saber de que se trata da vampira má, Galileu acaba convidando-a para visitar sua casa – segundo o Código dos Vampiros, estes seres só entram na casa das pessoas após serem convidados. Vira seu refém depois que Mina morde Bartô e passa a chantageá-lo: quer que Galileu mate o herdeiro de Bóris, Zeca (Kayky Britto). Esse, por sua vez, pede a Galileu que proteja Zeca das garras de Mina. A partir daí, o caçador de vampiros se envolve em uma grande confusão com os seres malévolos, até o dia em que encontra um jeito de exterminá-los de uma vez por todas. Paralelamente, Galileu faz tudo para alimentar seu filho Bartô com iguarias “vampíricas”, para que ele não saia às ruas mordendo pessoas. No dia em que chega a Maramores, Galileu se depara com Telma (Ana Rosa) e fica impressionado com a semelhança existente entre ela e sua esposa, Iolanda (Ana Rosa).
E MAIS:
Alexandre Slaviero – Surfista, amigo de Roger (Mário Frias)
André Valli – Oziris
Betina Vianny – Madre
Bruno Mendes – Surfista, amigo de Roger (Mário Frias)
Carlos Gregório – Dr. Maurício, médico de Guilherme (Juninho)
Celso Frateschi – Ezequiel, Frei Abelardo
Clara Garcia – Lidiane
Cláudia Mauro – Matilde
Dennis Carvalho – Conde Drácula
Djá Martins
Eduardo Conde – Rei Dagoberto
Evelyn Raposo – Conceição (cozinheira da pensão)
Fabio Sabag – Dr. Eulálio
Felipe Martins – Breguete
Francisca Queiroz – Elvira
Francisco Cuoco – Nogueira
Gaspar Filho – Príncipe Ranulfo
Gésio Amadeu – Gentil
Jaime Leibovitch – Padre Inácio
Jorge Fernando
Juliana Lohmann – Pandora
Júlio Braga – Guarujá
Lilian Mattos – Amiga de Roger
Lívia Rossi – Socorro
Luiz Mazullo – Príncipe Manfredo
Luma Costa – Letícia, namorada de Renato (Thiago Farias)
Magda Torres – Dra. Ilsa
Maria Clara Mattos – Isaura
Maria Gladys – Gracinha
Mário César Camargo – Detetive
Michele Martins – Bárbara, ex-namorada de Carlos (Sérgio Menezes)
Ney Latorraca – Conde Nosferatu
Regina Remescius – Rainha Astride
Renata Lima – Enfermeira
Sérgio Viotti – Padre Ambrósio
Sylvia Bandeira – Silvia
Úrsula Corona – Surfista, amiga de Roger (Mário Frias)
PRODUÇÃO
- As primeiras cenas de
O Beijo do Vampiro foram gravadas no Castelo Almourol, patrimônio do exército português, localizado na cidade Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, a cerca de 120 km de Lisboa, em Portugal.
- Muitos efeitos visuais foram usados na transformação dos vampiros, como criações em terceira dimensão, manipulação de imagens, composições e colagens.
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
- Sete armaduras medievais em fibra de vidro foram criadas para a primeira fase da novela, com destaque para a armadura de Bóris (Tarcísio Meira), que pesava oito quilos. Livros sobre bruxaria e Idade Média, histórias em quadrinhos japonesas e as publicações
Fantastic and Mithologycal Creatures e
The Vampire Cinema foram usados como referências para a criação do figurino, cujo processo de fabricação artesanal envolveu croquis feitos por um ilustrador e moldes elaborados pelos aderecistas do Projac, levando cerca de dois meses para serem finalizados.
- Tarcísio Meira teve de implantar 250 tufos de cabelo para as cenas de Bóris na Idade Média.
- O ator Guilherme Piva passava por uma sessão de maquiagem de três horas para personificar o Monstro do Espelho, cujas cenas eram realizadas em
chromakey –processo eletrônico pelo qual a imagem captada por uma câmera pode ser inserida sobre outra imagem, como se fossem, respectivamente, primeiro plano e fundo.
- As roupas usadas por Claudia Raia, intérprete de Mina, foram inspiradas em modelos do estilista francês Thierry Mugler. O figurino era sofisticado: contava com muitas rendas e bordados, em tons de vinho, roxo, azul-marinho e preto. Inicialmente, o figurino de Mina tinha sido todo desenhado para ser usado com espartilho, para marcar bem a cintura. Com a gravidez da atriz, tudo precisou ser adaptado. Para interpretar Mina envelhecida, Claudia Raia se submetia a muitas horas de caracterização, que incluía a aplicação de 23 próteses nas mãos, uma máscara de látex e uma peruca vermelha.
- Lentes gelatinosas nas cores vermelha e branca com traços amarelos, além de 12 próteses dentárias de resina – feitas pelo dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética – foram desenvolvidas especialmente para os vampiros da história.
CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE
- Pesquisas em livros góticos e filmes sobre a Idade Média foram usados como referência para a construção do cenário de época do início da trama. Na Central Globo de Produção (Projac), foi erguida a cidade cenográfica da fictícia Maramores, dividida em duas áreas: uma parte moderna e outra antiga, separadas por uma ponte, inspirada na arquitetura de Praga, na República Tcheca. Vielas e becos foram idealizados para dar mobilidade aos vampiros.
CURIOSIDADES
- Para escrever a novela, Antonio Calmon buscou inspiração no clássico
Drácula,
de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola – que mostra a espera do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada –, e no filme
O Baile dos Vampiros (1967), comédia de terror dirigida por Roman Polanski. Em sua trama, o núcleo de vampiros é sombrio, mas bem-humorado, além de moderno, consumista e “politicamente correto”: os personagens usam protetor solar especial e cremes contra queimaduras de água-benta, bebem sangue importado da Suíça e não mordem crianças, idosos ou gestantes. Para o autor, os vampiros são uma metáfora de hábitos aristocráticos, de sexualidade, de busca de eterna beleza e juventude ou ainda de corrupção política, prepotência e maldade. O vampirismo de Zeca (Kayky Brito), por exemplo, é uma metáfora da puberdade, quando o jovem começa a ficar rebelde, querer sair de casa e desafiar os valores familiares.
- Em comparação feita pelo autor Antonio Calmon,
O Beijo do Vampiro é mais realista, sensual e romântica do que
Vamp(1991). Além disso, é menos engraçada e mais centrada nos valores familiares.
- O Beijo do Vampiro contou com um site (http:// vampiromania.com.br) para divulgar bastidores da produção e histórias relacionadas ao universo dos vampiros. A iniciativa foi uma das ações da campanha de lançamento da novela, que também envolveu a venda de produtos sobre vampiros, como o gibi As Aventuras de Bóris, lido pelo personagem Zeca na trama.
- Claudia Raia estava grávida de dois meses quando começou a gravar as cenas da novela. Antonio Calmon, então, resolveu engravidar Mina também. Nas cenas, Pandora (Juliana Lohmann), o bebê da vampira, fala com a mãe de dentro da barriga dela. Ao dar à luz Pandora, Mina sai da trama. Claudia Raia deixou a história aos oito meses de gravidez para dar à luz a filha Sophia. Voltou à novela em seu final. Após o nascimento de Sophia, a atriz passou a se maquiar em casa e a fazer curtas aparições na novela. Tudo para poder amamentar o bebê.
- A convite do autor Antonio Calmon, Ana Rosa interpretou dois personagens na novela: Telma e Iolanda, que entra na história já em seu final. Para interpretar a espanhola Iolanda, ela começou a ouvir os discos do cantor Julio Iglesias, para internalizar o sotaque, e se lembrou das aulas que teve de dança flamenca. Por conta da sua experiência na dança, não precisou de uma dublê em cenas coreografadas.
- Dennis Carvalho fez uma participação na novela como o Conde Drácula.
- Tarcísio Meira recebeu, em setembro de 2003, o prêmio Austregésilo de Athayde por sua atuação na novela. A premiação é concedida aos 50 profissionais que mais se destacaram no cenário artístico, cultural e empresarial da cidade do Rio de Janeiro.
- Kayky Brito ganhou o Prêmio Contigo! de 2003 como melhor ator revelação; Cecília Dassi foi eleita a melhor atriz infantil, por sua atuação como Beatriz.; e Marcos Paulo ganhou o prêmio de melhor diretor. A novela também foi agraciada com o prêmio Contigo! de melhor maquiagem, oferecido a Luiz Ferreira e Henrique Mello.
TRILHA SONORA
Nacional:
Pelos Ares – Tema de Victor e Lara
Compositores: Adriana Calcanhoto/ Antonio Cicero
Intérprete: Adriana Calcanhoto
Isso – Tema de Rodrigo
Compositores: Tony Bellotto
Intérprete: Titãs
Cada Segundo – Tema de Lucinha
Compositores: Mauricio Manieri
Intérprete: Mauricio Manieri
Baya Baya - Tema da locação Maramaores
Compositores: Morten Friis/ Uffe Savery
Intérprete: Safri Duo
A Luz que Acende o Olhar – Tema de Lívia
Compositores
Intérprete: Deborah Blando
Em Cada Amanhecer – Ttema de Carlos e Ciça
Compositores: Fábio Jr.
Intérprete: Fábio Jr.
Asas – Tema de Roger
Compositores: Tato
Intérprete: Maskavo
Eu Sei que Vou te Amar – Tema de Marta e Augusto
Compositores: Tom Jobim/ Vinícius de Moraes
Intérprete: Alcione e Alex Guedes
Por Perto – Tema de Ciça
Compositores: John/ Fernanda Takai
Intérprete: Pato Fu
Romance (For Once in My Life)
Compositores: Ronald Miller/ Orland Murden/ Sandra de Sá/ A. Milagres
Intérprete: Sandra de Sá
Puppy Love – Tema de Zeca e Beatriz
Compositores: Paul Anka/ Dudu Falcão
Intérprete: João Júnior
Blue Moon – Tema de abertura
Compositores: Rodgers/ Hart
Intérprete: The Marcels
Fairy Tale (Gregorian Version) – Tema de Bóris
Compositores
Intérprete: Shaman
O Beijo do Vampiro – Tema de Zeca
Compositores: Mú Carvalho
Intérprete: Mú Carvalho
Tudo é Possível – Tema de Baratão
Compositores: Kiko Zambianchi
Intérprete: Kiko Zambianchi
Temporada das Flores
Compositores: Leoni
Intérprete: Milena Monteiro
Internacional
Extraños Nada Más (Strangers In The Night)
Compositores: Bert Kaempfert/ Charles Singleton/ Eddie Snyder
Intérprete: Julio Iglesias
Fool
Compositores: Shakira
Intérprete: Shakira
Padre Nuestro
Compositores: E Nomine
Intérprete: E Nomine
Papa Don't Preach
Compositores: Madonna/ Patrick Leonard
Intérprete: Kelly Osbourne
Another Brick in The Wall (Part 2)
Compositores: Roger Waters
Intérprete: Arena
A Thousand Miles
Compositores: Vanessa Carlton
Intérprete: Vanessa Carlton
When You Say Nothing at All
Compositores: Schilitz/ Overstreet
Intérprete: Ronan Keating e Deborah Blando
Come Away with Me
Compositores: Norah Jones
Intérprete: Norah Jones
Moonlight Serenade
Compositores: Glenn Miller
Intérprete: Thelma Houston
Y Tú te Vas
Compositores: Franco De Vita
Intérprete: Chayanne
When I Was Cruel N° 2
Compositores: Elvis Costello
Intérprete: Elvis Costello
Die for Love
Compositores: Marc Ferr
Intérprete: Marc Ferr
Fool for Love
Compositores: Bryan Ferry
Intérprete: Bryan Ferry
Hate to Say I Told You So
Compositores: Randy Fitzsimmons
Intérprete: The Hives
The Scientist
Compositores: Martin/ Berryman/ Buckland/ Champion
Intérprete: Coldplay
Give me Tonight
Compositores: Flarow
Intérprete: Flarow
Loves Bites
Compositores: Ricardo Henrique/ Marco Trindade
Intérprete: The Hobbeats
Complementar: Vampiromania
Return of Halloween
Compositores: John Carpenter
Intérprete: X-Fakktor
Nightmare 2
Compositores: DJ Zappala
Intérprete: DJ Zappala
Carolina Carol Bela (DJ Marky & Xrs Land Remix)
Compositores: Toquinho/ Jorge Benjor
Intérprete: Toquinho
Só Tinha De Ser Com Você (Cosmonautics Remix)
Compositores: Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira
Intérprete: DJ Patife, DJ Marky, Esom e Fernanda Porto
Sambassim
Compositores: DJ Patife
Intérprete: Fernanda Porto
Round The Corner
Compositores: Goss/ Colman
Intérprete: London Elektricity
Insomnia
Compositores: Goetz/ Rollo/ Sister Bliss
Intérprete: Faithless
Superstylin'
Compositores: Cato/ White/ Daniel/ Findlay
Intérprete: Groove Armada
Musak
Compositores: G. Moroder/ H. Dawson/ J. Browski/ R. Mael
Intérprete: Trisco
Derb
Compositores: Boris Hafner/ Kai Winter
Intérprete: Derb
Will I?
Compositores: Erik Vanspauwen/ Christophe Chantzis
Intérprete: Ian Van Dahl
Hide U (Young Offendaz Remix)
Compositores: D. Beale/ M. Morrison/ S. Evans
Intérprete: Kosheen
Sex (Pump and Dance)
Compositores
Intérprete: The Underground
Future Human
Compositores
Intérprete: Future Human
Kubik
Compositores
Intérprete: Watkins
O Beijo do Vampiro
Compositores: Mú Carvalho
Intérprete: Mú Carvalho
Blue Moon
Compositores: Rodgers/ Hart
Intérprete: G.E.M.
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
- Na novela, foi feita uma campanha de doação de sangue, incentivada por vários moradores de Maramores. Na trama, a campanha foi implantada por Bárbara (Michele Martins), membro da ONG Doadores Internacionais, e por Carlos (Sérgio Menezes), médico da cidade. Também houve uma campanha de incentivo à leitura e combate à dengue.
FONTES
[Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Ana Rosa (10/08/2009), Antonio Calmon (20/02/2002 e 30/06/2008), Claudia Raia (10/05/2011), Glória Menezes (14/03/2005), Lessa de Lacerda (26/06/2006), Luis Gustavo (27/06/2005), Ney Latorraca (18/06/2007) e Tarcísio Meira (14/03/2005); Boletim de programação da Rede Globo, 07/2002, 08/2002; MEMÓRIA GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010; ANTUNES, Elizabete. “Árduo como uma ida ao salão” In: O Globo, 06/10/2002; “Novela testa novo marketing na TV” In: Jornal do Brasil, 30/08/2002; “Senhores do riso” In: O Globo, 06/04/2003; “Vampiro supremo” In: O Dia, 12/02/2003; www.teledramaturgia.com.br; http://viaglobal/cedoc (intranet)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário