Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de outubro de 2012

BANG BANG - 2005/2006




Autoria: Mário Prata e Carlos Lombardi
Colaboração: Ana Ferreira, Antonio Prata, Reinaldo Moraes, Chico Mattoso, Filipe Miguez e Márcia Prates
Direção: Paulo Silvestrini, Carlos Boeckel, Ary Coslov e Carlo Milani
Direção geral: José Luís Villamarin
Direção de núcleo: Ricardo Waddington
Período de exibição: 03/10/2005 - 21/04/2006
Horário: 19h
Nº de capítulos: 173 
TRAMA PRINCIPAL
Bang Bang se baseou em personagens da literatura e do cinema para contar uma história de amor com tempero latino. A novela é um faroeste que satiriza o Brasil e tem como fio condutor o desejo de vingança e justiça do herói protagonista, no ano de 1881, na fictícia cidade de Albuquerque.
- Ben Silver (Bruno Garcia), o protagonista, tem um passado triste: aos 8 anos, viu sua família e outros colonos serem dizimados por pistoleiros mascarados durante uma festa. Ele escapou da tragédia e ouviu um colono moribundo sussurrar o nome que jamais sairia de sua memória: “Bullock”. Essa é a razão para que, 20 anos depois, Ben retorne à cidade para se vingar do mandante da chacina. No entanto, contra todas as suas previsões, apaixona-se justamente por Diana Bullock (Fernanda Lima), filha de seu rival.
Leia mais!

- Na infância de Ben, os fazendeiros Paul Bullock (Mauro Mendonça) e John McGold (Tarcísio Meira) eram amigos e sócios na criação de gado. Bullock queria a expansão do rebanho, sem se importar com a área onde moravam os colonos. McGold, por sua vez, pretendia negociar a compra dos terrenos, sem prejudicar os trabalhadores da fazenda. As divergências aumentaram, e os dois se tornaram inimigos. Até que acontece a tragédia com os colonos. Xerife de Albuquerque, McGold tentou enquadrar Bullock pelo massacre, mas não tinha provas suficientes para incriminar o ex-sócio. O único a ser preso, julgado e condenado foi Joe Wayne (Jece Valadão), autor dos disparos que atingiram gravemente a filha de John, Dorothy McGold (Cris Bonna).
- Duas décadas depois, Albuquerque está dividida entre as duas famílias rivais: os Bullock, criadores de gado, e os McGold, donos de uma mina de ouro. Joe Wayne sai da prisão e trava um duelo fatal com o xerife John, em que os dois morrem. O testamento do xerife revela que a mina de ouro da família não dá mais lucro e a fazenda é hipotecada, deixando Bullock e seu contador Jeff Wall Street (Guilherme Fontes) interessados em comprar as terras da mina para ampliar o patrimônio. Miriam Viridiana (Joana Fomm), viúva de McGold, reúne a família para pensar em uma solução, mas a situação é difícil. Dorothy, uma das vítimas da chacina, permanece imóvel na cama, e seu marido Dong-Dong (Jairo Matos) vive embriagado para não pensar no que restou de seu grande amor. Úrsula (Marisa Orth), a filha mais velha, só pensa em suas rezas, enquanto seu marido, o cientista Aquárius (Ney Latorraca), só tem olhos para suas invenções mirabolantes. Catty (Fernanda de Freitas), filha de Dong-Dong e Dorothy, foi criada por Úrsula e parece ter herdado a beatice da tia.
- É nesse cenário que Ben Silver retorna a Albuquerque. No caminho, ele conhece a corajosa Diana, e ela o ajuda a enfrentar cinco bandidos que tentam assaltar a diligência onde eles viajam. Os dois se interessam um pelo outro, sem que Ben desconfie de que Diana é filha de seu rival. Ferido, Ben vai parar na casa dos Bolívar, o casal de mexicanos Javier (Genésio de Barros) e Violeta (Angelina Muniz), que descobrem que ele é seu afilhado e que sobreviveu ao massacre. Os filhos do casal, Pablito (Humberto Carrão) e Mercedita (Carol Castro), apoiam a acolhida do forasteiro na família. Pablito vira fã das histórias de Ben, e Mercedita se apaixona por ele, formando um triângulo amoroso com Diana.
- A briga entre os Bullock e os McGold se acirra durante a trama, e muitos acontecimentos mexem com a vida dos personagens de Albuquerque. O impostor Gógol (Marco Ricca) – que assumiu a função de xerife ilegalmente, depois de ele e seu amigo Rush (Cosme dos Santos) encontrarem o verdadeiro xerife morto no deserto – decide desaparecer da cidade ao saber que Ingrid (Andréa Busato), viúva do verdadeiro xerife, está para chegar. É realizado um sorteio, e Zorroh (Sidney Magal), cabeleireiro da cidade, é escolhido para assumir o cargo como interino. Uma esperança para a cura de Dorothy surge com a chegada do psicanalista Freud (Castro Gonzaga). O médico sugere que Dong-Dong leia para a mulher o diário em que ela detalha passagens íntimas de sua vida, como a amizade com o surfista Pete (André Bankoff), que ela conheceu em uma viagem à praia, pouco antes de se casar. O tratamento surte efeito, e Dorothy acorda cheia de disposição, mas não se lembra do marido. Ben Silver resolve abrir mão de seu plano e deixa a cidade, já que não tem como matar sua paixão pela filha de seu inimigo. No entanto, ele desiste da ideia ao descobrir que sua irmã, Carmencita (Júlia Sabugosa), pode estar viva, abrigada no convento de Sacramento.
- Ben e Diana se casam, depois que a heroína descobre que está grávida. Mas ainda não é o final feliz do casal protagonista. Antigos namorados aparecem na vida dos dois. São eles Hector (Carlos Bonow) e Diva (Cláudia Lira), que contribuem para estremecer a relação do casal. Ao longo da história, surgem, ainda, a Viúva Clark (Luciana Braga) e o veterinário Lucas (Murilo Rosa) para atrapalhar o romance.
- A cortesã Vegas Locomotiv (Giulia Gam) e Gógol viram cúmplices para aplicar um golpe em Bullock, de olho em seu patrimônio. Gógol morre, Vegas consegue se casar com o fazendeiro e se transforma na grande vilã da novela. Disposta a herdar o dinheiro do marido, Vegas contrata perigosos bandidos – como Jordan (Licurgo Spínola) – para sequestrar Júnior, o filho de Ben e Diana, e assim poder chantagear a família. Na última semana de Bang Bang, descobre-se que Lucas era um dos cúmplices do crime. Ben Silver, com a ajuda do xerife da cidade de El Perro, Crazy Jake (Marcos Pasquim), vence um duelo com os bandidos e consegue pegar o filho das mãos de Vegas, que morre soterrada. Ele desiste da vingança contra Bullock porque descobre que o sogro foi quem poupou sua vida no passado, por isso ele escapou da chacina contra os colonos. Viridiana assume seu amor por Bullock. Jake se casa com Mercedita e vira o novo xerife de Albuquerque. Diana e Ben se mudam para Sacramento, onde Diana vira a xerife da cidade. Ben se ocupa dos filhos e da casa, enquanto ela cuida dos bandidos. 


TRAMAS PARALELAS
A McGold e o Bullock
- A jovem Penny Lane (Alinne Moraes), neta de McGold (Tarcísio Meira), e Neon (Guilherme Berenguer), filho de Bullock (Mauro Mendonça), encontram-se a caminho da cidade de Albuquerque. Formados na capital, os dois têm uma mentalidade moderna para os costumes de Albuquerque e, apesar da guerra entre suas famílias, vivem um romance. O relacionamento conta com a ajuda do padre Hacker (Renato Consorte) e do sacristão Ernest (Renato Borghi), que deixam os dois utilizarem o confessionário para seus encontros secretos.

O hotel
- Albuquerque também oculta outros segredos, como a verdadeira identidade das irmãs solteironas Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno), as simpáticas Naides, donas do único hotel da cidade. Por trás de perucas, maquiagens e trajes femininos, escondem-se, respectivamente, os bandidos Billy The Kid e Jesse James. Sem que ninguém desconfie, os dois aprontam muitas e, ao longo da novela, assumem novos disfarces.

- Outro personagem de destaque é o destemido Zorroh (Sidney Magal). Longe dos tempos de glória, envelhecido, e com a letra “h” incorporada ao nome devido à numerologia, ele virou cabeleireiro e tem uma barbearia, onde trabalha com o amigo Tonto (Eliezer Motta), que faz as vezes de manicure. Zorroh e Tonto moram no hotel das Naides, assim como Baiana (Thalma de Freitas), a única brasileira de Albuquerque, que prepara deliciosas receitas com ingredientes do litoral. 


Os forasteiros
- Com os rumores de que o progresso virá pelos trilhos de aço, a cidade recebe uma legião de forasteiros, oportunistas, bandidos e almofadinhas, como Kid Cadillac (Paulo Miklos), bandido à beira da aposentadoria, que ajuda a instalar a balbúrdia em Albuquerque, e seu parceiro Absurd Boy (Roumer Canhães), homem abobado, sem memória, mas é um ás nas cartas. Até mesmo um circo chega à cidade, e três integrantes da trupe resolvem permanecer na região: o malabarista Nicola Fellini (Roney Facchini), o mágico Zoltar (Rodrigo Lombardi) e sua filha Tábata (Mauren Mcgee). Pouco tempo depois, aparecem também a “empresária” Vegas Locomotiv (Giulia Gam), uma cortesã, e suas "meninas", Yoko Bell (Daniele Suzuki), Marilyn Corroy (Babi Xavier) e Elga (Tatiana Monteiro), além da sobrinha de Vegas, Brenda Lee (Ariela Massoti), adolescente que, apesar de pura e ingênua, acompanha a tia. A chegada de Vegas anima os homens e desagrada às beatas. Yoko Bell abala a relação de Penny Lane e Neon: ela é incumbida por Bullock de conquistar o rapaz. Marilyn, por sua vez, tenta vencer a resistência de Nicola para reaproximar-se da filha, Tábata, a quem não vê há 13 anos. Marilyn morre, após revelar a Tábata que é sua mãe.

- A cidade fica ainda mais agitada quando o falso xerife Gógol (Marco Ricca), através de uma medida provisória, resolve reabrir o saloon para as mulheres. Jack Label (Maurício Pereira), dono do saloon, e o pianista Sam (Luiz Melodia) comemoram a reabertura, apesar de uma porcentagem do faturamento do local ir para o xerife e seu assistente. O progresso chega aos poucos, e o hotel recebe uma nova invenção, o telefone.
- No decorrer da novela, Penny Lane chega a ficar balançada pelo primo Mac Mac (Iran Malfitano), e Catty (Fernanda de Freitas) quase se casa com Neon. Harold (Ricardo Tozzi) decide casar-se com Yoko, mas é alvo das investidas de Úrsula (Marisa Orth), que explora a outra personalidade do médico, o violento Lobo. Úrsula descobre que é filha de Bullock e muda completamente de visual e comportamento. A ex-beata vai trabalhar no saloon que, a essa altura, pertence a Vegas, e se une a Lobo, a outra personalidade de Harold. O objetivo da dupla é deixar o lado Harold desacreditado e fazer com que a personalidade de Lobo seja predominante.
- As irmãs Henaide e Denaide quase são desmascaradas com a chegada da prima Dolores (Ernani Moraes) – na verdade, um disfarce do bandido Frank Black Night –, a quem elas são obrigadas a dar aulas de maquiagem e etiqueta para não serem denunciadas. Tempos depois, passam a formar um triângulo amoroso com a nova integrante da turma, Calamity Jane (Betty Lago), que havia ido atrás da dupla de bandidos para cobrar uma dívida.
- Violeta (Angelina Muniz) e Zorroh vivem um romance, e a vida do xerife interino – que entra no lugar de Gógol, após esse fugir devido à chegada da viúva do antigo e verdadeiro xerife – transforma-se com a chegada de sua mãe, Dona Zorrah (Nair Bello), que deixa o filho irritado ao chamá-lo pelo nome de batismo, Clayton.
- No decorrer da novela, ingressam ainda na trama Daisy (Fernanda Rodrigues), uma trambiqueira contratada por Ben (Bruno Garcia) para fazer o sogro apostar toda a sua fortuna em um cassino; e Greg Taylor (Mário Gomes), xerife de uma cidade vizinha. 


GALERIA DE PERSONAGENS
JOHN MCGOLD (Tarcísio Meira) – Xerife de Albuquerque e ponto de equilíbrio da cidade e da família. É marido de Viridiana (Joana Fomm) e pai de Úrsula (Marisa Orth) e Dorothy (Cris Bonna). No passado, foi sócio de Paul Bullock (Mauro Mendonça), hoje é seu grande inimigo. Ao se separarem, ficou apenas com uma pequena porção de terra, onde deu a sorte de descobrir uma mina de ouro. A história começa em seu último dia de trabalho. Quando está prestes a se aposentar, Joe Wayne (Jece Valadão), o pistoleiro que mandou para a prisão há 20 anos, volta e trava com ele um duelo fatal.
MIRIAM VIRIDIANA MCGOLD (Joana Fomm) – Uma mulher forte que, ao ficar viúva de John McGold (Tarcísio Meira), tenta assumir as rédeas da cidade e da família. É mãe de Úrsula (Marisa Orth) e Dorothy (Cris Bonna). Miriam é uma espécie de conselheira da população carente e une forças para pagar as dívidas deixadas pelo marido.
ÚRSULA LANE (Marisa Orth) – Filha mais velha de John (Tarcísio Meira) e Viridiana (Joana Fomm) e irmã de Dorothy (Cris Bonna). É a grande beata da cidade e líder da comunidade religiosa. Mora com o marido Aquárius (Ney Latorraca) e a filha Penny Lane (Alinne Moraes) na fazenda dos McGold. Criou sua sobrinha Catty (Fernanda de Freitas).

AQUÁRIUS (Ney Latorraca) – Marido de Úrsula (Marisa Orth) e pai de Penny Lane (Alinne Moraes). É um cientista sonhador, sempre às voltas com suas invenções. É aquariano e acredita estar vivendo cem anos à frente de seu tempo. Entre um projeto e outro, leva palestrantes para a cidade, como Freud (Castro Gonzaga).
PENNY LANE (Alinne Moraes) – Filha de Úrsula (Marisa Orth) e Aquárius (Ney Latorraca). Penny é uma menina moderna e culta. Formou-se em Física Avançada na capital e traz novidades para Albuquerque. Namora Neon (Guilherme Berenguer), filho de Paul Bullock (Mauro Mendonça), considerado um péssimo elemento por Úrsula.
DOROTHY (Cris Bonna) – Filha de John (Tarcísio Meira) e Viridiana (Joana Fomm) e irmã de Úrsula (Marisa Orth). Foi uma das grandes vítimas da chacina ocorrida há 20 anos: os disparos a deixaram inválida. Hoje, numa vida vegetativa, está sob os cuidados da filha Catty (Fernanda de Freitas) e do marido Dong-Dong (Jairo Matos), quando ele consegue ficar sóbrio.
DONG-DONG (Jairo Matos) – Começou a beber desde o acidente com sua mulher Dorothy (Cris Bonna). Em determinado momento, encontra o diário dela e morre de ciúmes das aventuras da amada nos loucos anos 1960. Ele passa a ler os escritos para a esposa, o que o deixa em constante oscilação. Dong-Dong é pai de Catty (Fernanda de Freitas).
CATTY (Fernanda de Freitas) – Filha de Dong-Dong (Jairo Matos) e Dorothy (Cris Bonna). Ficou parcialmente órfã quando a mãe entrou em coma profundo. Por conta disso, foi criada pela tia Úrsula (Marisa Orth), de quem aparentemente herdou toda a beatice. Parece uma mulher sem graça, daquelas que só andam de preto e usam óculos fundo de garrafa. O visual contrasta com seus pensamentos mais íntimos, pois vive sonhando com príncipes encantados.
ZULMA (Sônia Siqueira) – Eterna babá dos McGolds e grande parceira de Miriam Viridiana (Joana Fomm). É mulher de Sam (Luiz Melodia) e mãe de Bike-Boy (Raphael Rodrigues). Os três herdam do patrão, John (Tarcísio Meira), uma mina de ouro, que, pelo menos na época, estava inativa.
SAM (Luiz Melodia) – Pianista do saloon, marido de Zulma (Sônia Siqueira) e pai de Bike-Boy (Raphael Rodrigues). Sam é um homem silencioso, que prefere o som dos instrumentos. Quando há briga no estabelecimento, preocupa-se apenas em tirar o grande espelho oval do local.
BIKE-BOY (Raphael Rodrigues) – Filho de Sam (Luiz Melodia) e Zulma (Sônia Siqueira) e o melhor amigo de Pablito (Humberto Carrão). Trabalha para toda a cidade como uma espécie de motoboy. Tem uma ginga malandra, fala gírias e apavora Albuquerque com a maneira suicida de conduzir sua bicicleta.
PAUL BULLOCK (Mauro Mendonça) – Um vilão de marca maior. Depois da morte do inimigo McGold (Tarcísio Meira), aproveita para tentar executar um antigo plano: expulsar os colonos das terras e liberá-las para criar mais gado e abrir caminho para o trem, valorizando sua propriedade. Bullock reafirma sempre seu poder, mas apresenta uma grande fraqueza: sua filha, Diana (Fernanda Lima). O viúvo é tremendamente apaixonado pela filha e, no carinho com que a trata, vê-se um lampejo de humanidade. Paul também é pai de Neon (Guilherme Berenguer). Ninguém toca no nome de sua falecida mulher, cuja morte é um mistério. Paul é também viciado em bilboquê.
DIANA (Fernanda Lima) – Filha de Bullock (Mauro Mendonça) e irmã de Neon (Guilherme Berenguer). Ajuda o pai no trabalho da fazenda e deixa muito homem de queixo caído. É linda, íntegra, durona e se veste como cowboy. Apaixona-se por Ben Silver (Bruno Garcia), com quem forma o principal par romântico da novela. A relação é marcada por conflitos por conta da missão do forasteiro. O amor pelo pai a impede de perceber que ele é um vilão.
NEON (Guilherme Berenguer) – Um rapaz moderno, que usa brinco e tem uma imensa tatuagem nas costas. Foi estudar Agronomia e Pecuária na capital, mas voltou formado em Canto e Dança, para desespero de seu pai Bullock (Mauro Mendonça). Os atritos com o vilão são muitos e se agravam quando Neon se apaixona pela bela Penny Lane (Alinne Moraes), uma McGold. A única que parece apoiá-lo em casa é sua irmã Diana (Fernanda Lima), com quem troca confidências.
JEFF WALL STREET (Guilherme Fontes) – Contador de Bullock (Mauro Mendonça) e um “almofadinha” para lá de esperto. Sua meta é se casar com Diana (Fernanda Lima) e ficar com toda a fortuna do pai da moça. Está por trás da construção do banco e da vinda das meninas de Vegas Locomotiv (Giulia Gam) para a cidade.
SHENG LENG JÚNIOR (Anderson Lau) – Filho de Sheng Leng Sênior, ex-capanga-mor de Bullock (Mauro Mendonça), e amigo de Neon (Guilherme Berenguer) e Diana (Fernanda Lima). Gente muito boa, usa aparelho corretivo nos dentes e tem um quê de engraçado. É meio ninja, frio, calculista e de poucas palavras.
MÃE BIZERRA (Maria Helena Velasco) – Senhora índia que trabalha há muitos anos na casa dos Bullock. Ajudou a criar Diana (Fernanda Lima) depois da morte da mãe da menina e tornou-se sua confidente e protetora. Bizerra acredita que os bois dos patrões são a reencarnação de seus antepassados. É capaz de passar horas conversando com uma vaca como se fosse sua tia-avó.
WASHINGTON (Fábio Herford) – É o capitalista que chega à cidade para divulgar a ferrovia. Um homem sem escrúpulos e que se esforça para convencer as pessoas de que o trem trará o progresso.
VIOLETA BOLÍVAR (Angelina Muniz) – Esposa de Javier (Genésio de Barros) e mãe de Pablito (Humberto Carrão) e Mercedita (Carol Castro). Trabalha como empregada na casa dos Bullock e gosta muito de Diana (Fernanda Lima). Não demora a descobrir que Ben Silver (Bruno Garcia) é o filho desaparecido de seus amigos Pepe e Lucy Silver.
JAVIER BOLÍVAR (Genésio de Barros) – Homem com ideais igualitários, embora sem muita esperança. É adepto do pacifismo e tenta convencer Ben Silver (Bruno Garcia) a não se vingar de Bullock (Mauro Mendonça). Vive com a mulher Violeta (Angelina Muniz) e os filhos Pablito (Humberto Carrão) e Mercedita (Carol Castro). Tem um grande sonho: ver o mar. Constrói um barco no quintal de sua casa.
MERCEDITA (Carol Castro) – É a linda filha de Javier (Genésio de Barros) e Violeta (Angelina Muniz) e irmã de Pablito (Humberto Carrão). Cuida de uma horta nos fundos da casa e vende a colheita pela cidade, em uma carrocinha. Apaixona-se por Ben Silver (Bruno Garcia) e disputa o amor do herói com Diana (Fernanda Lima).
PABLITO (Humberto Carrão) – Filho de Javier (Genésio de Barros) e Violeta (Angelina Muniz) e irmão de Mercedita (Carol Castro). Trabalha levando comida para o pessoal da cadeia e fica encantado com as histórias de Ben Silver (Bruno Garcia). Pablito sente-se atraído por mulheres mais velhas, mas logo se apaixona por Tábata (Mauren Mcgee). Essa paixão cria conflitos com o seu amigo Bike-Boy (Raphael Rodrigues), também encantado pela jovem.
DENAIDE (Kadu Moliterno) – Irmã de Henaide (Evandro Mesquita), com quem mantém o único hotel da cidade. Parecem duas senhoras solteironas que adoram sentar na varanda e fofocar. Mas, na verdade, são dois bandoleiros que se disfarçam de mulher para não serem reconhecidos. Denaide é o famoso Jesse James e, quando não está sendo visto por ninguém, engrossa a voz e fala como homem com o parceiro. Os dois trocam, inclusive, comentários sobre as mulheres que passam.
HENAIDE (Evandro Mesquita) – É o conhecido bandido Billy The Kid, que vive em Albuquerque disfarçado de mulher. Conta com a cumplicidade de seu parceiro, Jesse James (Kadu Moliterno), que finge ser Denaide.
ZORROH (Sidney Magal) – Depois de aposentado, Zorro abre uma barbearia e coloca um “h” no nome por recomendação de uma numeróloga. A espada dá lugar à tesoura, e ele passa a cortar o cabelo de todos na cidade.
TONTO (Eliezer Motta) – Um índio que carrega na cabeça uma pena para lá de antenada. O acessório funciona como uma espécie de alerta e fica ereto quando sente algum perigo. Tonto é também lacônico, faz breves comentários e trabalha com o grande amigo Zorroh (Sidney Magal) na barbearia.
BAIANA (Thalma de Freitas) – A única brasileira de Albuquerque. A cozinheira baiana trabalha no hotel de Denaide (Kadu Moliterno) e Henaide (Evandro Mesquita) e conquista todos com suas receitas. Bullock (Mauro Mendonça) a alforriou quando esteve no Brasil comprando gado zebu, e ela acabou indo morar nesse recanto do velho oeste. Faz despachos e joga búzios.
JACK LABEL (Maurício Pereira) – Barman dedicado, que sempre fica a favor dos clientes. Não se preocupa em defender bandidos ou mocinhos, desde que sejam bons fregueses. Quando sente que vai acontecer alguma briga no saloon, retira, com a ajuda de Sam (Luiz Melodia), o enorme espelho que fica atrás do balcão.
HAROLD (Ricardo Tozzi) – Médico e amigo de Charles (Cássio Nascimento), com quem forma uma dupla de intelectuais “de esquerda”. Os dois são clientes assíduos do saloon. Harold é o médico que cuida de Dorothy (Cris Bonna), a esposa de Dong-Dong (Jairo Mattos). Torna-se psicanalista depois da passagem de Sigmund Freud (Castro Gonzaga) pela cidade.
CHARLES MULLER (Cássio Nascimento) – Jornalista e editor da Gazeta de Albuquerque. É um jovem sonhador que traz ideias democráticas para a cidade e luta contra a implantação da ferrovia e as desapropriações. É grande amigo de Harold (Ricardo Tozzi) e se apaixona pela Baiana (Thalma de Freitas).  
KID CADILLAC (Paulo Miklos) – É um grande bandido, conhecido por sua mira perfeita. Começa a novela preso e praticamente aposentado, mas é um personagem fundamental na instalação da balbúrdia em Albuquerque. Sem caráter algum, apaixona-se pela bela e pura Brenda Lee (Ariela Massoti).
ABSURD BOY (Roumer Canhães) – Um homem sem memória. Não se lembra de onde veio ou quem é. Tem um ar meio aéreo e levemente abobado. Chegou à cidade há cinco anos e se tornou amigo de Kid Cadillac (Paulo Miklos). Joga cartas como ninguém, mas nunca leva nada, porque o parceiro não admite perder.
PADRE JEREMY HACKER (Renato Consorte) – É um padre bonachão e amigo de todos na cidade.
ERNEST (Renato Borghi) – É o sacristão de Albuquerque e dono do Ernest Magazine, o armazém da cidade. Foi o primeiro namorado de Miriam Viridiana (Joana Fomm), mas o romance foi interrompido, porque os pais dele o mandaram para o seminário de Santa Fé. Quando ela fica viúva, Ernest resolve tentar reconquistá-la e dá uma de “galante antiquado”, cheio de frases feitas.
BEN SILVER (Bruno Garcia) – O herói da história é filho de um casal de colonos. É um jovem contido, de poucas palavras e uma mira certeira. Cresceu carregando no peito o desejo de vingança. Ainda menino, viu a família ser dizimada em Albuquerque e retorna à cidade para se vingar do mandante da chacina: Paul Bullock (Mauro Mendonça). Por armadilha do destino, apaixona-se por Diana (Fernanda Lima), filha do inimigo, e fica dividido entre o amor e o plano, há muito traçado.
GÓGOL (Marco Ricca) – Um malandro profissional, cujo maior talento é adaptar-se a qualquer circunstância e, à sua maneira, tirar proveito dela. Oficialmente, apresenta-se como “vendedor”, mas perdeu tudo no pôquer. Vê a chance de mudar sua vida quando encontra, com o parceiro Rush (Cosme dos Santos), o futuro xerife de Albuquerque morto no deserto. Decide assumir a identidade do cadáver e ir à busca de um futuro promissor.
RUSH (Cosme dos Santos) – Ajudante de Gógol (Marco Ricca). É um baita espertalhão. Conheceu o parceiro na cadeia e, desde então, tornaram-se amigos inseparáveis. Vai para Albuquerque como ajudante do falso xerife, mas é mais precavido do que o amigo. Tem sempre um pé atrás, apesar de ser sempre atropelado pela impetuosidade do comparsa.
INGRID (Andréa Busato) – Esposa do verdadeiro xerife, encontrado morto por Gógol (Marco Ricca) e Rush (Cosme dos Santos). Chega à cidade quando o falso xerife está mais do que estabelecido. Lá reencontra a antiga amiga Vegas (Giulia Gam).
VEGAS LOCOMOTIVE (Giulia Gam) – Uma grande empresária que segue os trilhos do trem. Chega a Albuquerque acompanhada de suas meninas, antes da ferrovia, no intuito de alugar uma casa e começar o negócio. Seu grupo faz sucesso com os homens em todas as cidades. É amiga do falso xerife Gógol (Marco Ricca) desde os tempos da capital. Os dois se reencontram e reatam o velho caso.
ELGA (Tatiana Monteiro) – Dinamarquesa que entrou para o grupo de Vegas (Giulia Gam) por livre e espontânea vontade. Não tem problema algum com isso. Faz o maior sucesso entre os homens e é objeto de estudo de Aquárius (Ney Latorraca) em uma de suas experiências. No fundo, quer mesmo é se apaixonar.
MARILYN CORROY (Babi Xavier) – Linda mulher que decidiu trabalhar com Vegas (Giulia Gam) depois que o grande amor de sua vida a deixou. Tem algo de triste e nunca se apaixona. Parece estar envolvida em uma espécie de vingança e faz muitos homens sofrerem. É católica, mas, por conta da profissão, é impedida de frequentar a igreja pelo padre Hacker (Renato Consorte) e por Úrsula (Marisa Orth), mas o sacristão Ernest (Renato Borghi) sempre arruma uma forma de ajudá-la a assistir à missa. Albuquerque lhe reserva boas surpresas e é lá que encontra um velho conhecido: Zoltar (Rodrigo Lombardi).
YOKO BELL (Daniele Suzuki) – Gueixa japonesa, que veste roupões de seda e tem trejeitos típicos. É a primeira a chegar a Albuquerque por conta de um acordo com Bullock (Mauro Mendonça). O vilão a contrata para conquistar seu filho Neon (Guilherme Berenguer). O rapaz, sem saber a verdadeira profissão da moça, cai na armadilha.
BRENDA LEE (Ariela Massoti) – Menina bela e pura, sobrinha de Vegas Locomotiv (Giulia Gam). Acompanha o grupo da tia, mas é criada como uma verdadeira “patricinha”. Ela e os garotos da cidade se empenham para construir a escola local.
NICOLA FELLINI (Roney Facchini) – Dono do Gran Circo Fellini, além de acrobata e malabarista. É o melhor amigo de Zoltar (Rodrigo Lombardi) e Tábata (Mauren Mcgee).
MISTER ZOLTAR (Rodrigo Lombardi) – Mágico e hipnotizador italiano. É um homem misterioso, diz coisas que ninguém entende e faz truques também fora do circo. Atua no saloon, na rua, nos almoços e, principalmente, no pôquer.
TÁBATA (Mauren Mcgee) – Filha e ajudante de Zoltar (Rodrigo Lombardi). Fica amiga de Pablito (Humberto Carrão) e Bike-Boy (Raphael Rodrigues), levando os dois a se apaixonarem por ela.

E MAIS:
Alexandre Zacchia – Fidel
Alice Borges – Irmã Socorro
Ana Roberta Gualda – Polly
André Bankoff – Pete (Peter Johnson)
Andréa Leal – Anastácia
Betty Lago – Calamity Jane/ Mike
Bianca Byington – Viúva Jones
Carl Schumacker – Coppola
Carla Marins – Alba
Carlos Bonow – Hector
Castro Gonzaga – Dr. Freud
Cláudia Borioni – Madre
Cláudia Lira – Diva
Dary Reis – Bandido
Eduardo Dussek – Príncipe Von Kristoff
Elias Gleizer – Bispo
Ernani Moraes – Frank Black Night/ Prima Dolores
Eucir de Souza – Fox
Felipe Cardoso – Don
Fernanda Rodrigues – Daisy
Flávia Monteiro – Samanta
Grace Gianoukas – Esmeralda
Guilherme Piva – Ricky, mordomo inglês que participa do leilão de Viridiana (Joana Fomm); Smith, cozinheiro atrapalhado contratado por Vegas (Giulia Gam); Empregado do hotel onde Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno) se hospedam em Santa Fé
Ida Gomes – Irmã Encarnación
Iran Malfitano – Mac Mac
Jece Valadão – Joe Wayne
Joana Limaverde – Lana
Júlia Sabugosa – Carmencita
Juliana Guimarães – Fiona
Júlio Rocha – Baby Face
Larissa Bracher – Jéssica
Leona Cavalli – Pistoleira no último capítulo
Leonardo Netto – Jack Seca Cangote (Vampiro de Alabama)
Licurgo Spínola – Xerife Jordan
Luca de Castro – Juiz
Luciana Braga – Viúva Clark
Marcos Pasquim – Crazy Jake
Mário Gomes – Xerife Greg Taylor
Miguel Nader – Dragon
Miguelito Acosta – Puro Osso
Murilo Rosa – Josh Lucas
Nair Bello – Dona Zorrah (Leona Lake)
Nica Bonfim – Mamma Jack
Paulo Vespúcio – Hunter
Ricardo Duque – Bob
Ricardo Pavão – D. Pedro II
Rui Resende
Silvia Nobre – Pena Levinha
Ted Boy Marino – Bandido
Wilian Vita – Johnny Carniceiro
Zé Carlos Machado – Sr. Armstrong
Zeli Oliveira – Nalda 


PRODUÇÃO
- A novela teve cenas gravadas no deserto do Atacama, no Chile. Uma carruagem típica da época foi construída especialmente para as gravações, que envolveram 27 profissionais brasileiros. Foram usados como locações o Vale da Lua e áreas próximas às cidades de São Pedro do Atacama e Calama.
- As cenas da viagem e do desembarque de Vegas Locomotiv (Giulia Gam) e suas meninas em Santa Fé, cidade vizinha à fictícia Albuquerque, foram realizadas em Campinas, São Paulo. Como não seria possível usar o deserto chileno como cenário durante toda a novela, definiu-se que Santa Fé e Albuquerque seriam altiplanos, duas cidades divididas por um deserto, com regiões áridas e paisagens com verde. Angra dos Reis, dessa forma, foi escolhida como locação.

- A novela também foi gravada na fazenda Lama Preta, situada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro – onde foram construídas a oficina de Aquárius (Ney Latorraca) e as casas dos Bullock e dos Bolívar – e em Pedra de Guaratiba, também na Zona Oeste, que abrigou um circo e a moradia dos McGold.
- A proposta de inovação linguística na novela foi apresentada logo nos primeiros minutos do capítulo de estreia, em que a chacina que abalou a vida da pacata Albuquerque foi mostrada em anime, técnica usada nos desenhos japoneses. O recurso foi utilizado por seis profissionais da equipe de efeitos visuais da novela e demorou dois meses para ser concluído. Além da animação em 2D, a novela também contou com muitas intervenções virtuais, feitas em computação gráfica. Efeitos visuais, por exemplo, foram utilizados para movimentar a pena de Tonto (Eliezer Motta) por controle remoto. A pena vibrava toda vez que o personagem detectava algum perigo. A novela contou, ainda, com muitos efeitos especiais na realização das cenas de ação, além da criação de uma pequena mina, feita de isopor, e um carrinho em miniatura para as cenas do percurso dos despenhadeiros. 


FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
- A figurinista Emilia Duncan fez toda a pesquisa e conceituação do figurino da novela, mas o trabalho de acompanhamento foi feito por Marie Salles. Emilia Duncan, então, passou a se dedicar à minissérie JK (2006).
- O conceito do faroeste revisitado também foi aplicado ao figurino de Bang Bang, que misturou o imaginário dos filmes de faroreste com elementos atuais. Neon (Guilherme Berenguer) e Penny Lane (Alinne Moraes), por exemplo, formados na capital, tinham a modernidade traduzida em suas roupas e acessórios. O rapaz usava brinco na orelha, metais, correntes e uma bandana, enquanto a mocinha vestia estampas miúdas que revelavam seu lado romântico. Já as meninas de Vegas Locomotiv (Giulia Gam) destoavam dos demais personagens pelo visual colorido, abusando de espartilhos e decotes, seguindo o estilo do filme Moulin Rouge (2001), de Baz Luhrmann.

- Um estudo sobre senhoras solteironas do século XIX serviu como ponto de partida para a caracterização de Henaide (Evandro Mesquita) e Denaide (Kadu Moliterno) na novela. Kadu Moliterno lembra a rotina de preparação para as gravações. Ele e Evandro Mesquita chegavam ao Projac com duas horas de antecedência para serem maquiados e vestirem o figurino, composto por roupas pesadas, de veludo, anágua e sutiã. A maquiagem consistia em sombra, blush e base. Finalizando o visual, usava uma peruca encaracolada loira.
- O figurino de Paul Bullock, vivido por Mauro Mendonça, também foi feito em veludo e tinha um colete de couro de cobra. 


CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE
- Na Central Globo de Produção (Projac), foi construída a primeira cidade cenográfica da TV Globo ambientada no Velho Oeste. Albuquerque e Santa Fé tinham referências clássicas do bangue-bangue, com tratamentos diferenciados para marcar o conservadorismo da primeira e a chegada do progresso na segunda. Uma rua principal, casas de madeira e o tom esmaecido da areia do deserto davam o clima de Albuquerque, que incluía o saloon, uma igreja, uma delegacia, um hotel e um armazém, entre outras construções rústicas. A vizinha Santa Fé se diferenciava por ostentar mais poder e sofisticação, com um banco, um cassino e uma butique. Todas as construções tinham interiores, permitindo que algumas ações passadas dentro de um ambiente tivessem ligação direta com o exterior. As alturas dos prédios foram pensadas de maneira a afastar das câmeras interferências externas, como os morros do Projac. Prédios virtuais foram inseridos no cenário através dochromakey – telas azuis que permitem a inserção de imagens pelo computador –, o que criou uma sensação de ampliação do espaço.

- Santos Dumont ganhou referências na cenografia da trama. Na oficina de Aquárius (Ney Latorraca), personagem cujo maior projeto era inventar uma máquina para voar, foram construídas uma réplica do 14 Bis, com motor para rodar a hélice, e uma escada em caracol igual a que o aviador brasileiro tinha em sua casa em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. No quintal da casa dos Bolívar, por sua vez, foi montado um barco, já que viajar pelo mar era o grande sonho do personagem Javier (Genésio de Barros). 


CURIOSIDADES
- Segundo o diretor Ricardo Waddington, filmes como Era Uma Vez no Oeste (1969), de Sérgio Leone, Wyatt Earp (1994), de Lawrence Kasdan, e Os Imperdoáveis (1992), de Clint Eastwood, serviram de inspiração para a definição da estética da novela, que também sofreu influência dos enquadramentos de cineastas como Tim Burton, os irmãos Cohen e Quentin Tarantino. O diretor definiu a novela como um “western feijoada”, onde o tradicional faroeste vinha temperado com latinidade.
- Albuquerque também era o nome da cidade fictícia de Estúpido Cupido (1976), novela de Mário Prata. Essa não é a única semelhança com a antiga novela. Segundo o próprio autor, Estúpido Cupido se passava em 1961, data que continua a mesma se o número for virado de cabeça para baixo. Assim como 1881, época em que se passa Bang Bang.

- O autor não economizou nas piadas ao incluir na trama uma medida provisória, pagamento de taxas e frases como a do personagem Bike-Boy (Raphael Rodrigues) para os bandidos – “posso tomar conta do cavalo, tio?” –, criando um elo com situações contemporâneas.
- Mário Prata se afastou da novela na segunda semana de exibição. Tirou licença por tempo indeterminado por conta de uma tendinite, mais tarde diagnosticada como osteoporose. Márcia Prates, da equipe de colaboradores, assumiu a coordenação até a entrada de Carlos Lombardi, que passou a supervisor de texto. O colaborador Felipe Miguez tornou-se seu braço-direito. O novelista chegou a pensar em fazer um terremoto na história, mas a ideia não vingou. Lombardi diluiu o drama, criou mais situações cômicas e imprimiu modificações nos perfis dos protagonistas: Ben Silver (Bruno Garcia) deixou de ser bom moço, e Diana Bullock (Fernanda Lima) ficou mais romântica.
Bang Bang marcou a estreia da ex-apresentadora da MTV Fernanda Lima em novelas. A atriz fez aulas de montaria e aprendeu a laçar, usar arma e lutar para viver Diana. Carol Castro teve aulas de tiro, montaria e ordenha para fazer Mercedita.
- Para viver a cortesã Vegas Locomotiv, Giulia Gam usou como referência as obras de Toulouse-Lautrec; a personagem Cruella de Vil, do filme Cento e Um Dálmatas (1996), com direção de Stephen Herek; a atriz e cantora alemã Marlene Dietrich; o filme Moulin Rouge (2001), do diretor Baz Luhrmann; e o longa-metragem A Fantástica Fábrica de Chocolates(2005), de Tim Burton, quando lhe pediram para usar uma cartola.
- Ney Latorraca construiu seu personagem, o Aquárius, tendo como inspiração o cientista do filme De Volta para o Futuro(1985), vivido por Christopher Lloyd.
- Kadu Moliterno se lembra dos desafios que enfrentou para interpretar Denaide, um de seus personagens na trama. Além do figurino feminino, pesado e quente para o verão, precisou afinar a voz e usar uma maquiagem bem caricatural.
Bang Bang foi a primeira novela dos cantores Luiz Melodia e Paulo Miklos. Além deles, outros cantores fizeram parte do elenco: Sidney Magal (Zorroh), Evandro Mesquita (Henaide/Billy the Kid/Simon/Edilson), Thalma de Freitas (intérprete de Baiana) e Maurício Pereira (Jack Label).
- A personagem Marilyn Corroy marcou a volta da apresentadora Babi às novelas da TV Globo. Seu último trabalho na emissora havia sido em Por Amor (1997), quando ainda assinava Anna Bárbara Xavier, e interpretou Aninha.
- A escolha do nome Ben Silver foi uma homenagem do autor a seu bisavô, Ben Prata, que foi prefeito de Uberaba. Penny Lane foi inspirada na canção homônima dos Beatles.
Bang Bang estreou às vésperas do referendo nacional que decidiria pela proibição ou não do comércio de armas e munição no Brasil. Os contrários à venda de armas e munição achavam que a novela favoreceria os partidários do “Não”, enquanto os defensores do “Sim” viam as cenas de tiros como campanha pelo desarmamento. A frente parlamentar Pelo Direito da Legítima Defesa solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão da exibição da novela, sob a alegação de que a emissora estaria induzindo o voto a favor da proibição, mas a liminar foi negada. A TV Globo se manifestou, explicando que a novela não fazia apologia alguma, não tinha intenção de interferir na realidade e que o faroeste era apenas pano de fundo para uma história de amor. 


TRILHA MUSICAL
- A trilha de Bang Bang foi lançada em um CD que, entre faixas nacionais e internacionais, trazia músicas cantadas pelos “atores-cantores” presentes na trama. Paulo Miklos cantou Os Dois no Ar, composição dele mesmo, tema de Neon (Guilherme Berenguer) e Penny Lane (Alinne Moraes); Luiz Melodia, Nós Dois, criada por ele. Tempo de Cowboy, canção composta por Evandro Mesquita e parceiros para a novela, escolhida como tema dos personagens Henaide e Denaide, interpretados, respectivamente, pelo próprio Evandro e por Kadu Moliterno. Diana Bullock, a personagem de Fernanda Lima, ganhou uma música composta especialmente para ela pelo rapper paulista Black Alien, Coração do Meu Mundo.

Last Ride
Compositores: Dalibor Pavi%u10Di%u107
Intérprete: The Bambi Molesters

De Perto
Compositores: Herbert Vianna
Intérprete: Os Paralamas do Sucesso

Nós Dois
Compositores: Luiz Melodia / Renato Piau
Intérprete: Luiz Melodia

Canção Agalopada
Compositores: Zé Ramalho
Intérprete: Zé Ramalho

Balada do Céu Negro
Compositores: Tuco Marcondes/ Zeca Baleiro
Intérprete: Zeca Baleiro

Tempos de Cowboy
Compositores: Blitz
Intérprete: Blitz

Coração do Meu Mundo
Compositores: Black Alien
Intérprete: Black Alien

Os Dois no Ar
Compositores: Paulo Miklos
Intérprete: Paulo Miklos

Não Resisto a Nós Dois
Compositores: Wanessa Camargo/ Zé Henrique/ Carlos Colla
Intérprete: Wanessa Camargo

Big Blue Sea
Compositores: Bob Schneider
Intérprete: Bob Schneider

Love Me Tender
Compositores: Elvis Presley
Intérprete: The Originals

Quem, Além de Você?
Compositores: Leoni
Intérprete: Leoni

I've Been Thinking
Compositores: Supla
Intérprete: Supla

Malagueña
Compositores: Ernesto Lecuona
Intérprete: The Bambi Molesters 


ABERTURA
- A abertura da novela mostrou um duelo entre bonecos tipo playmobil, que representavam os personagens. A técnica usada foi a stop motion, na qual o animador fotografa objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, é mudada a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, há a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Os bonecos foram criados especialmente para a novela pela equipe responsável pela abertura. O tema musical da vinheta era Last Ride, uma canção instrumental de um grupo sérvio que grava na Áustria, chamado The Bambi Molesters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário