sexta-feira, 27 de abril de 2012

O ASTRO 1° VERSÃO - 1977/1978




Autoria: Janete Clair 
Direção: Gonzaga Blota 
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 06/12/1977 – 08/07/1978 
Horário: 20h 
Nº de capítulos: 186
TRAMA PRINCIPAL 
- A história se estrutura em torno da ascensão econômica e social do personagem Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco). No início da história, ele e o amigo Neco (Flávio Migliaccio) aplicam um golpe na paróquia de Guariba Grande, uma pequena cidade do interior. Mas Neco engana Herculano e foge com o dinheiro roubado, deixando o companheiro nas mãos da polícia. Herculano consegue fugir da cadeia e some da cidade, abandonando a mulher, Doralice (Cleyde Blota), e o filho, Alan (Luiz Carlos Mendonça). 
- Tempos depois, Herculano trabalha como mágico e vidente em uma churrascaria quando conhece o jovem Márcio (Tony Ramos), filho do industrial libanês Salomão Hayala (Dionísio Azevedo). Márcio vive em conflito com o pai por não querer assumir seu lugar na empresa da família, uma frustração para Salomão, que comanda seus negócios em sociedade com o amigo Mello Assunção (Hélio Ary) e os irmãos Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto), e sonha ver o filho à frente de seu império.  Influenciado por Herculano, o jovem decide assumir a posição de herdeiro e passa a ocupar seu lugar na diretoria da empresa, levando consigo o novo amigo. O encontro com o poderoso empresário muda a vida de Herculano, que passa a exercer influência sobre todos os membros do clã.
 
- Na empresa, Herculano conhece a engenheira Amanda (Dina Sfat), diretora da construtora de seu pai, a Mello Assunção, e casada com Samir Hayala. Com a morte da mãe, Amanda praticamente criou a irmã mais nova, Jôse (Sílvia Salgado), e é considerada a força da família. Ela valoriza mais o trabalho do que a vida pessoal, mas se envolve com Herculano após se separar de Samir. 
- No desenrolar da trama, Salomão Hayala é assassinado misteriosamente, o que provoca uma alteração na vida de todos os personagens. O assassinato manteve o país em suspense durante cinco meses. Somente no último capítulo da novela o assassino foi revelado: Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), jovem amante de Clô (Tereza Rachel), esposa de Salomão. 
- Ao final da história, Herculano deixa o país, abrindo mão de Amanda, e torna-se assessor do governo de um país ditatorial da América Central. 
  

TRAMAS PARALELAS
   
Márcio e Lili 
- O romance de Márcio (Tony Ramos) com a taxista Lili (Elizabeth Savalla) também movimenta a trama. A moça, simples e batalhadora, nasceu no Engenho Novo, no subúrbio do Rio de Janeiro, e sofre com as atitudes do marido, o malandro Natal (Carlos Eduardo Dolabella). Márcio e Lili vivem um conturbado romance e enfrentam a dura oposição da família Hayala, que deseja ver Márcio casado com Jôse (Sílvia Salgado). 
  
GALERIA DE PERSONAGENS 
HERCULANO QUINTANILHA (Francisco Cuoco) – Extremamente simpático, irradia um magnetismo muito forte. Seu passado é misterioso, e sua origem, imprecisa. Demonstra profundos conhecimentos de astrologia, quiromancia, telepatia e mágica. É pai de Alan (Luiz Carlos Mendonça/Stepan Nercessian). Envolve-se com Amanda (Dina Sfat). 
MÁRCIO HAYALA (Tony Ramos) – Filho de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) e Clô (Tereza Rachel). Preparado para se tornar o sucessor do pai, não é isso o que quer da vida. Místico e adepto da música, estudou trompete com um velho professor, que foi seu maior amigo. Envolve-se com Lili (Elizabeth Savala) e Jôse (Sílvia Salgado). 
SALOMÃO HAYALA (Dionísio Azevedo) – Imigrante sírio, veio para o Brasil com 12 anos. Muito esforçado, de mascate do interior de Minas Gerais conseguiu enriquecer, tornando-se dono do grupo Hayala. Patriarca de toda a família, que uniu com a vinda dos irmãos. Sua maior preocupação é o filho, Márcio (Tony Ramos), a quem quer ver como seu sucessor nas empresas. Casado com Clô (Tereza Rachel), e irmão de Samir (Rubens de Falco), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto). 
CLÔ (Tereza Rachel) – Mulher de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo). Ocupa o tempo promovendo espetáculos beneficentes, o que acaba atrapalhando seu convívio com o filho, Márcio (Tony Ramos).
 
MAGDA (Ida Gomes) – Tia de Clô (Tereza Rachel), vive com a família, sentindo-se responsável pelo casamento de sua sobrinha com Salomão (Dionísio Azevedo). É quem cuida da mansão dos Hayala. Demonstra grande carinho por Márcio (Tony Ramos) e aceita todos os erros de Clô. 
SAMIR (Rubens de Falco) - Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid) e Amin (Macedo Neto), recebeu do primeiro grande influência em sua formação. É competente e ambicioso, faltando-lhe, porém, a originalidade e a força criadora do irmão mais velho. Considera-se o segundo sucessor de Salomão, disposto a enfrentar a responsabilidade caso Márcio (Tony Ramos) não assuma o lugar do pai. 
YOUSSEF (Isaac Bardavid) – Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Samir (Rubens de Falco) e Amin (Macedo Neto). Alegre e comunicativo, é muito ligado à família e aceita a ascendência do irmão mais velho. 
NADJA (Marilena Curi) – Mulher de Youssef (Isaac Bardavid). 
AMIN (Macedo Neto) - Irmão de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid) e Samir (Rubens de Falco). Muito ambicioso, sonha ser o sucessor de Salomão, mas sabe da preferência deste por Samir. 
JAMILE (Leda Borba) – Mulher de Amim (Macedo Neto).
BEATRIZ (Heloísa Helena) – Secretária do grupo Hayala. 
SÍLVIA (Mira Palheta) – Secretária de Clô (Terea Rachel).
JOAQUIM (César Augusto) – Jardineiro dos Hayala. 
HENRI (José Luís Rodi) – Cabeleireiro de Clô (Tereza Rachel).
MORDOMO (Zé Preá)
 – Mordomo dos Hayala. 
RITA (Rejane Schumann) – Empregada dos Hayala. 
NILTINHO (Betinho) – Amigo de Márcio (Tony Ramos). 
FELIPE CERQUEIRA (Edwin Luisi) – Amigo de infância de Márcio (Tony Ramos) e Jôse (Sílvia Salgado), prefere curtir a vida em vez de trabalhar. Apenas uma coisa o assusta: a ameaça de ir para a França morar com a mãe. 
DR. CERQUEIRA (Ênio Santos) – Pai de Felipe (Edwin Luisi), é amigo de Salomão (Dionísio Azevedo) e Mello Assunção (Hélio Ary), com quem trabalha na construtora. Não sabe mais o que fazer para convencer o filho a trabalhar. 
AMANDA (Dina Sfat) – Engenheira-arquiteta, filha mais velha de Mello Assunção (Hélio Ary), irmã de Jôse (Sílvia Salgado). Dinâmica, franca e muito ativa, dirige a Construtora Mello Assunção, que pertence a seu pai. Com ideias muito pessoais sobre a liberdade feminina, é o sustentáculo da família, o que a leva a supervalorizar a importância do trabalho e o senso de responsabilidade, em detrimento de seus interesses particulares. Envolve-se com Herculano (Francisco Cuoco). 
JÔSE (Sílvia Salgado) - Filha mais nova de Mello Assunção (Hélio Ary), irmã de Amanda (Dina Sfat), bem mais nova do que ela. Moça moderna, dedica-se à fotografia, mas é dependente da irmã, que a criou. Sensível, sofre com as situações em que se vê envolvida. Está sempre voltada para o lado humano da vida. Apaixonada por Márcio (Tony Ramos). 
MELLO ASSUNÇÃO (Hélio Ary) – Viúvo, pai de Amanda (Dina Sfat) e Jôse (Sílvia Salgado), sócio de Salomão Hayala (Dionísio Azevedo), Youssef (Isaac Bardavid), Samir (Rubens de Falco) e Amin (Macedo Neto). Preocupa-se com o nome da família, guardando as tradições e se descuidando dos negócios. 
NILZA (Cecília Loyola) – Secretária de Amanda (Dina Sfat) na construtora. 
LILIAN / LILI (Elizabeth Savala) – Irmã de Laura (Ângela Leal) e Luisa (Rejane Marques), filha de Consolação (Eloísa Mafalda). Sua maior característica é a alegria de viver. É inconformada com a criação que teve e com o fato de a mãe querer vê-la casada o mais rápido possível. Sem grande instrução, é objetiva e gosta de ganhar dinheiro. Seu temperamento é arrebatado. Apaixona-se por Márcio (Tony Ramos), mas é cortejada por Natal (Carlos Eduardo Dolabella). 
CONSOLAÇÃO (Eloísa Mafalda) – Mãe de Laura (Ângela Leal), Lili (Elizabeth Savala) e Luisa (Rejane Marques). Abandonada pelo marido quando as filhas ainda eram pequenas, guarda essa mágoa e, por isso, quer que as filhas vençam na vida, para provar a si mesma que não sentiu a falta do marido. Mora com Laura e Neco (Flávio Migliaccio), seu genro. 
LAURA (Ângela Leal) – Mulher de Neco (Flávio Migliaccio). Dona de casa assumida, apaixonada pelo marido, só pensa em ter muitos filhos. Filha de Consolação (Eloísa Mafalda) e irmã de Lili (Elizabeth Savala) e Luisa (Rejane Marques). 
NECO (Flávio Migliaccio) – Home rude e bom, lutou muito para conseguir o que tem: a casa e a barbearia. Dedica-se inteiramente à família. Conhece o passado de Herculano Quintanilha (Francisco Cuoco). 
NEQUINHO (Carlos Poyart) – Filho de Neco (Flávio Migliaccio) e Laura (Ângela Leal).
DULCINHA (Michele Bulos) - 
Filha de Neco (Flávio Migliaccio) e Laura (Ângela Leal).
LUÍSA (Rejane Marques) – 
Filha de Consolação (Eloísa Mafalda), irmã mais nova de Laura (Ângela Leal) e Lili (Elizabeth Savala). Como as irmãs, não aceita a pressão da mãe, mas sente que será a mais prejudicada de todas.  
NATALÍCIO / NATAL (Carlos Eduardo Dolabella) – Açougueiro. Tipo bem carioca, gozado e metido a conquistador. Apaixona-se por Lili (Elizabeth Savala). 
ALMEIDA (Edson Silva) – Barbeiro, ajudante de Neco (Flávio Migliaccio).
TÂNIA (Maria Sílvia) – 
Vizinha e amiga de Lili (Elizabeth Savala). 
DORALICE (Cleyde Blota) – Mãe de Alan (Stepan Nercessian) e dona de um bar na cidade de Guariba Grande. Faz tudo para impedir que Alan tenha contato com o pai, Herculano (Francisco Cuoco), não perdoando o fato de este ter deixado a cidade.
ALAN (Luiz Carlos Mendonça / Stepan Nercessian) – Filho de Doralice (Cleyde Blota) e Herculano (Francisco Cuoco), vive com a mãe. Apesar de ter tido pouco contato com o pai, admira-o e promete a si mesmo limpar o seu nome na cidade de Guariba Grande, não acreditando nas histórias que ouve sobre ele. 
FREI LAURINDO (Nestor de Montemar) – Vigário da cidade de Guariba Grande e amigo da família de Herculano (Francisco Cuoco). 
SEU DONDINHO (Juan Daniel) – Pai de Doralice (Cleyde Blota), adora o neto, Alan (Stepan Nercessian), e compreende Herculano (Francisco Cuoco), de quem é amigo.
DR. JANDIR (Aguinaldo Rocha) – 
Ex-prefeito de Guariba Grande, envolvido na saída de Herculano (Francisco Cuoco) da cidade. 
ZECA (Luiz Macedo) – Habitante característico de Guariba Grande, pertenceu à turma de Herculano (Francisco Cuoco). 
MÍRIAM (Thelma Elita) – Namorada de Melo Assunção (Hélio Ary), com quem pretende se casar, apesar da oposição de Amanda (Dina Sfat), filha dele, que não acredita que ela goste de seu pai. 
VALÉRIA (Maria Helena Velasco) – Partner de Herculano (Francisco Cuoco) no show de mágica e vidência que ele apresenta em uma churrascaria. 
MARIA CÉLIA (Marília Barbosa) – Crooner da boate. 

E MAIS:
 Afonso Stuart – Ramón 
Angelito Mello – Dr. Tiago 
Antônio Pitanga - Engenheiro 
Gonzaga Blota – Advogado 
José Maria Monteiro - Advogado 
Kleber Drable – Dr. Pirilo 
Jacyra Silva 
Leda Lúcia - Enfermeira 
Manoel Pereira - Farmacêutico 
Maurício Barroso 
Newton Martins - Delegado 
Nilton Barros 
Paulo Gonçalves - Malvino 
Rubens Krischke - Coletor 
Tony Ferreira – Gilberto 
Tony Vermont – Frei 


PRODUÇÃO
 
- Para interpretar Márcio Hayala, Tony Ramos teve algumas aulas com o trompetista Márcio Montarroyos para aprender a manejar o instrumento. O ator foi dublado pelo próprio Montarroyos e, depois, por Guilherme Dias Gomes, nas cenas em que o personagem aparecia tocando. 
  
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO - Para dar vida ao vidente Herculano Quintanilha, o ator Francisco Cuoco usava turbante e roupas coloridas. A ideia do turbante surgiu quando a equipe gravava uma cena do primeiro capítulo da trama. O diretor Daniel Filho achou que faltava algum detalhe para compor o visual do personagem e pediu que cortassem um pedaço da calça de um figurante. Com alfinetes e improviso, surgiu o adereço que viria a caracterizar a imagem do protagonista. 
- Elizabeth Savala teve as madeixas cortadas, e ganhou um novo penteado para interpretar a taxista Lili: cabelos curtos e encaracolados. 
  
CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE Foram criados três cenários fixos para as gravações da novela: a mansão dos Hayala, o escritório do Grupo Hayala e o apartamento de Amanda (Dina Sfat). 
  
CURIOSIDADES - Tony Ramos não foi o primeiro nome pensado para interpretar Márcio Hayala. O ator ainda estava gravando a novelaEspelho Mágico nos estúdios da Herbert Richers quando, casualmente, foi chamado pelo diretor Daniel Filho para ajudar a fazer testes de elenco com as atrizes candidatas à personagem Jôse. Ele teve de contracenar com as candidatas dizendo o texto de Marcio. Daniel Filho gostou tanto do desempenho que o convidou na mesma hora para emendar uma novela com a outra. Espelho Mágico terminou e, três dias depois, Tony Ramos já estreava como um dos protagonistas de O Astro
- Elizabeth Savala conta que, a princípio, foi chamada para fazer o papel de Jôse. Mas a atriz se encantou tanto pela personagem Lili que, mesmo sendo uma paulistana nata, decidiu enfrentar o desafio de interpretar uma taxista com todos os trejeitos de uma carioca típica. 

- O diretor Daniel Filho foi substituído por Gonzaga Blota depois do trigésimo capítulo da novela, porque tinha de implantar outro projeto. 
- O assassinato do industrial Salomão Hayala (Dionísio Azevedo) mobilizou os telespectadores e transformou em bordão a pergunta: “Quem matou Salomão Hayala?”. Janete Clair só revelou a identidade do assassino no último capítulo da trama, deixando o país inteiro numa grande expectativa. Três dias depois de terminada a novela, Carlos Drummond de Andrade escrevia em sua coluna no Jornal do Brasil: “Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando”.  
- A história de Herculano Quintanilha era baseada na trajetória do ex-ministro do Bem-Estar Social da Argentina, Luiz Lopez Rega, conhecido como “El Brujo”, influente na administração do ex-presidente Juan Domingo Perón. 
O Astro foi reapresentada no Festival 15 Anos, em um especial exibido em 11 de fevereiro de 1980, e também em um compacto de 20 capítulos levado ao ar entre 2 de fevereiro e 3 de abril de abril de 1981, às 22h15. - A novela foi vendida para diversos países, entre eles Canadá, Portugal e Estados Unidos. Neste país, foi exibida quatro vezes. 
  

TRILHA SONORA
 

Nacional: Um Jeito Estúpido de Te Amar – Tema de Amanda 
Compositores: Isolda / Milton Carlos 
Intérprete: Maria Bethânia 

Que Pena – Tema de Lili e Márcio 
Compositores: Peninha 
Intérprete: Peninha 

Saco de Feijão 
Compositores:
 Dedezinho de Patos 
Intérprete: Beth Carvalho 

Estado de Fotografia – Tema de Jôse 
Compositores: Sérgio Sá/ Malim 
Intérprete: Vanusa 

Nêga
Compositores:
 Vevé Calazans 
Intérprete: Emílio Santiago 

As Forças da Natureza
Compositores:
 João Nogueira/ Paulo Cesar Pinheiro 
Intérprete: Clara Nunes 

Bijuterias – Tema de Abertura 
Compositores: João Bosco 
Intérprete: João Bosco 

Trocando em Miúdos  
Compositores:
 Chico Buarque/ Francis Hime 
Intérprete: Francis Hime 

Boi da Cara Branca 
Compositores:
 Hélio Matheus 
Intérprete: Hélio Matheus 

Ambição – Tema de Herculano 
Compositores: Rita Lee 
Intérprete: Rita Lee 

É Hora 
Compositores:
 Djavan 
Intérprete: Djavan 

Olha 
Compositores:
 Isolda/ Milton Carlos 
Intérprete: Marília Barbosa 

Enredo de Pirraça 
Compositores:
 Elza Soares/ Gerson Alves 
Intérprete: Elza Soares 

Mais Uma Vez - Tema de Jôse
Compositores: Paulo Sérgio Valle/ Renato Corrêa/ Mariozinho Rocha 
Intérprete: Marizinha 
  
Internacional: Don’t let me be Misunderstood – Tema de Herculano 
Compositores: Bennie Benjamin/ Gloria Caldwell/ Sol Marcus 
Intérprete: Santa Esmeralda 

Easy
Compositores:
 Lionel Richie 
Intérprete: Commodores 

Only the Strong Survive 
Compositores: K. Gamble/ L. Huff/ J. Butler 
Intérprete: Billy Paul 

For Once in my Life
Compositores:
 Ron Miller/ John LaBarbera
Intérprete: Freddy Cole 

I’m Saggitarius 
Compositores:
 Giorgio Moroder/ Pete Bellotte 
Intérprete: Roberta Kelly 

You’re too Far Away – Tema de Herculano e Amanda 
Compositores: David Castle 
Intérprete: David Castle 

Loneliness – Tema de Márcio 
Compositores: Joe John Daniel 
Intérprete: Joe John Daniel 

We’re all Alone – Tema de Lili e Márcio 
Compositores: B. Scaggs 
Intérprete: Rita Coolidge 

Citations Ininterrompues 
Compositores:
 Vários 
Intérprete: Café Crème 

Love for Sale 
Compositores:
 Cole Porter 
Intérprete: Boney M. 
  
Bird Songs 
Compositores:
Intérprete:
 Chrystian 

The Name of the Game 
Compositores:
 Benny Andersson/ Björn Ulvaeus/ Stig Anderson 
Intérprete: Abba 

Dreamin – Tema de Clô 
Compositores: Kinsley/ Craig 
Intérprete: Liverpool Express 

Destiny – Tema de Jôse 
Compositores: Julian Grey 
Intérprete: Julian Grey 

Nenhum comentário:

Postar um comentário