sexta-feira, 27 de abril de 2012

O AMOR É NOSSO - 1981




Autoria: Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho / Walther Negrão 
Direção: Mário Márcio Bandarra e Jorge Fernando 
Direção geral: Gonzaga Blota e Carlos Zara 
Período de exibição: 27/04/1981 - 24/10/1981 
Horário: 19h 
Nº de capítulos: 155 
TRAMA PRINCIPAL 
- A novela conta a trajetória de Pedro (Fábio Jr.), um jovem cantor em busca de reconhecimento e sucesso. O filho de Celso (Nelson Dantas) e Anita (Aracy Cardoso) deixa a casa dos pais quando descobre que seu irmão Claudio (Ney Sant’Anna) envolveu-se com sua namorada Selma (Zaira Zambelli). O cantor vai viver, então, em uma comunidade de estudantes, onde conhece os irmãos Bruno (Buza Ferraz), compositor, e Nina (Myrian Rios). Pedro e Bruno iniciam uma parceria profissional. Nina acaba se apaixonando pelo cantor, mas fica dividida entre ele e o ex-seminarista Chico (Stepan Nercessian). 

TRAMAS PARALELAS 
- No decorrer da novela, Pedro (Fábio Jr.) também conhece a elegante Gilda (Tônia Carrero), que é dona de uma agência de promoção de eventos. Ela apresenta o cantor a uma série de pessoas importantes para o início da sua carreira. Gilda é ex-mulher de Roberto (Milton Moraes) e mãe de Loreta (Rosana Garcia) e Silvinho (Júlio César). Ela ainda cria Pingo (Fernando Ramos da Silva), um menino muito alegre e travesso. 
- Outra subtrama da novela relacionava-se à história da cantora Maíra, representada pela cantora Marlene. Ela pretende retomar a glória do passado e tenta uma volta triunfal às paradas de sucesso. 
- O desaparecimento da universitária Cíntia (Simone Carvalho) movimentou a trama: o pai da jovem acusa o professor e padre Leonardo (Stênio Garcia) de envolvimento no caso. 

GALERIA DE PERSONAGENS 
ALFREDO (Osmar Prado) – Jovem empresário em início de carreira. Produz o disco de Cláudio (Ney Sant’Anna), irmão de Pedro (Fábio Jr.). Conhece Maíra (Marlene) e é um dos que lhe nega ajuda, não acreditando que ela possa voltar a fazer sucesso. Mais tarde, muda de ideia e decide promover a retomada da carreira da cantora.   
ANITA (Aracy Cardoso) – Esposa de Celso (Nelson Dantas) e mãe de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna), uma mulher simples e dedicada aos filhos. Tem mais afinidade com Pedro, tentando sempre contornar suas desavenças com o pai e o irmão. 
BETO (Haroldo Blota) – Irmão de Carmem (Pepita Rodrigues), com quem vive desde o casamento dela com Sandoval (Jorge Dória). Ao contrário de Bruno (Buza Ferraz), enteado de Carmem, sente grande admiração pelo cunhado, com quem trabalha. Sempre o apoia, mesmo sabendo que, na maioria das vezes, ele não tem razão nas brigas com Carmem. 
 
BRUNO (Buza Ferraz) – Compositor e morador da comunidade de estudantes. É enteado de Carmem (Pepita Rodrigues) e irmão de Nina (Myrian Rios). 
CAMARGO (Ivan de Albuquerque) – Pai de Cíntia (Simone Carvalho) e Sandra (Kátia D’Angelo). Torna-se ferrenho inimigo de padre Leonardo (Stênio Garcia) por acreditar que Cíntia sumiu por influência dele. É muito amigo de Gilda (Tônia Carrero), Sandoval (Jorge Dória) e Macedo (Ivan Mesquita). 
CARMEM (Pepita Rodrigues) – Mulher de Sandoval (Jorge Dória) e madrasta de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz), sempre do lado dela durante as crises com o marido. Muito independente, resolve se separar de Sandoval quando percebe que a relação está desgastada. Beto (Haroldo Blota), seu irmão, vive com ela e a pressiona contra a separação. 
CELSO (Nelson Dantas) – Marido de Anita (Aracy Cardoso) e pai de Pedro (Fábio Junior) e Cláudio (Ney Sant’Anna). Homem sério e muito seco com os filhos, mas gosta deles. Protege Cláudio por sentir nele menos rebeldia do que em Pedro, com quem vive em conflito.  
CHICO (Stepan Nercessian) – Jovem ex-seminarista, vindo do interior. Depois que sai do seminário, vai morar com padre Leonardo (Stênio Garcia), a quem é apresentado por seu superior. Resolve ficar por uns tempos no Rio de Janeiro, sem que sua família saiba que desistiu da vida religiosa. 
CÍNTIA (Simone Carvalho) – Jovem universitária, muito amiga de padre Leonardo (Stênio Garcia), por quem tem grande admiração. Seu desaparecimento é inesperado e surpreende a todos. Moça de grande sensibilidade, mas cheia de conflitos. Ela procura em Leonardo o apoio para as suas inquietações. 
CLÁUDIO (Ney Sant’Anna) – filho de Anita (Aracy Cardoso) e Celso (Nelson Dantas) e irmão de Pedro (Fábio Junior). É muito amigo do irmão até o momento em que se apaixona por Selma (Zaira Zambelli), namorada de Pedro. Sofre com a briga, tentando de todas as formas se reaproximar dele. Grava seu primeiro disco no início da história. 
DICK PETERSON (Cláudio Savietto) – músico do bar de Sandoval (Jorge Dória) e amigo de Pedro (Fábio Jr.). 
FLORIANO (Ariel Coelho) – Figura estranha e circunspecta. É empregado de Gilda (Tônia Carrero), por quem tem total adoração, e cuida da casa e das crianças com eficiência. Aceita as provocações de Pingo (Fernando Ramos da Silva), filho adotivo de Gilda, com que se relaciona como se tivessem a mesma idade. Perde a calma quando o chamam de “Pé na cova”. 
FRANK (Carlos Alberto Bahia) – Outro jovem morador da comunidade de estudantes. Vende seus artesanatos na feira-livre para sobreviver. 
ISABEL (Cleide Blota) – Mulher de Roberto (Milton Moraes) e mãe de Maria (Isabela Garcia). 
IVO (Daniel Dantas) – Jovem poeta que vive do que consegue com a venda, nas ruas, de seus livros de poemas. Em um dia de trabalho, na porta de um teatro, conhece Teresa (Cristina Aché), dando começo a uma paixão fulminante. Mora na comunidade de estudantes.   
LOLA (Yolanda Cardoso) – Conselheira, amiga, camareira e antiga presidente do fã-clube de Maíra (Marlene). Apesar de todos os anos ao lado dela, não consegue entender o seu temperamento passional. É uma mulher sensível e vive dizendo que vai se afastar da cantora. 
LORETA (Rosana Garcia) – Filha de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). A adolescente gosta da mãe, mas não aceita a falta do pai. Em alguns momentos, compete com Gilda, mas é tudo passageiro. 
MACEDO (Ivan Mesquita) – Pai de Teresa (Cristina Aché) e Tininha (Gilda Guilhon) e amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Sandoval (Jorge Dória). Adora as filhas, mas vivem em conflitos. 
MAÍRA (Marlene) – Famosa e grande cantora, mas já fora do mercado. Não aceita sua decadência e tenta retomar sua carreira, mas vê todas as portas se fecharem devido à sua idade. Grande amiga de Helena (Tônia Carrero) e Lola (Yolanda Cardoso), sua camareira e antiga presidente de seu fã-clube. 
MÁRCIA (Mayara Norbin) – Amiga de Loreta (Rosana Garcia). 
MARIA (Isabela Garcia) – Filha de Roberto (Milton Moraes) e Isabel (Cleide Blota). 
GILDA (Tônia Carrero) – Mulher bonita, elegante, bem-conservada e que já foi muito rica. Começou a se realizar profissionalmente depois de se separar do marido, Roberto (Milton Moraes). É dona de uma agência de promoções e mãe de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia), com quem se relaciona muito bem. Cria ainda Pingo (Fernando Ramos da Silva), menino travesso e que vive implicando com Floriano (Ariel Coelho).  
NINA (Myrian Rios) – jovem romântica, meiga e de uma doçura extrema. Todos se encantam com ela. Divide-se entre a amizade que sente por Chico (Stepan Nercessian) e o amor por Pedro (Fábio Jr.). Gosta muito de sua madrasta Carmem (Pepita Rodrigues), a quem apoia nos momentos de crise com seu pai, Sandoval (Jorge Dória). É amiga de Tininha (Gilda Guilhon) e irmã de Bruno (Buza Ferraz). 
PADRE LEONARDO (Stênio Garcia) – sempre disposto a ajudar os jovens e dedicado a promover atividades que os atraem, transmitindo sua enorme paixão pelo ser humano através da fé. É culpado pela família de Cíntia (Simone Carvalho) pelo sumiço da jovem. 
PEDRO (Fábio Jr.) – Jovem ambicioso, com vontade de vencer na vida como músico. Muito ligado à mãe, Anita (Aracy Cardoso), e muito ciumento em relação ao pai, Celso (Nelson Dantas), por perceber a nítida preferência dele pelo irmão, Cláudio (Ney Sant’Anna). Sai de casa quando descobre que a namorada, Selma (Zaira Zambelli), trocou-o por Cláudio. Através do relacionamento com uma mulher mais velha, vê se abrirem as portas para a sua ascensão. 
PINGO (Fernando Ramos da Silva) – Filho adotivo de Gilda (Tônia Carrero). O menino travesso é a alegria da casa, é inteligente e muito querido por todos. Vive implicando com Floriano (Ariel Coelho), empregado de Gilda, mas o considera um grande amigo. 
ROBERTO (Milton Moraes) – Ex-marido de Gilda (Tônia Carrero), pai de Silvinho (Júlio César) e Loreta (Rosana Garcia). Casou-se com Isabel (Cleide Blota), com quem teve Maria (Isabela Garcia). Mora no subúrbio do Rio de Janeiro, sem nenhum contato com a antiga família. 
SANDOVAL (Jorge Dória) – Pai de Nina (Myrian Rios) e Bruno (Buza Ferraz). Homem prepotente, acostumado a mandar e a ser obedecido. Muito rico e envolvido com negócios imobiliários e casas noturnas. Amigo de Camargo (Ivan de Albuquerque) e Macedo (Ivan Mesquita). Não ama Carmem (Pepita Rodrigues), madrasta de seus filhos, e os dois vivem brigando.   
SANDRA (Kátia D’Angelo) – Filha de Camargo (Ivan Albuquerque), mas bem diferente de sua irmã Cíntia (Simone Carvalho). Sandra é uma jovem inconsequente, que leva até o fim as suas intenções. Não via com bons olhos a aproximação de Cíntia de padre Leonardo (Stênio Garcia) e, ao lado do pai, tenta incriminá-lo pelo sumiço da irmã.   
SELMA (Zaira Zambelli) – Ex-namorada de Pedro (Fábio Jr.) e atual de Cláudio (Ney Sant’Anna). Troca de par ao perceber que Cláudio tem mais possibilidades de sucesso profissional do que Pedro. É a causadora de conflitos entre os irmãos, uma mulher sem escrúpulos. 
SHARLENE (Élida L’Astorina) – Moradora da comunidade de estudantes e garçonete em um famoso bar do Rio de Janeiro.   
SILVINHO (Júlio César) – Filho de Gilda (Tônia Carrero) e Roberto (Milton Moraes). Sente a falta de um pai, apesar de admirar muito a mãe. É um filho ciumento e vive controlando a vida dela. 
SUZANA (Liza Vieira) – É secretária executiva e a responsável pela comunidade de estudantes, instalada na casa de seu tio, um embaixador que vive fora do país. Já foi namorada de Pedro (Fábio Jr.). 
TERESA (Cristina Aché) – Filha de Macedo (Ivan Mesquita) e irmã de Tininha (Gilda Guilhon). Jovem extremamente romântica, espontânea, capaz de sentimentos belíssimos. Descobre seu amor por Ivo (Daniel Dantas), mas precisa enfrentar seu pai, contrário à relação. 
TININHA (Gilda Guilhon) – Filha de Macedo e irmã de Teresa (Cristina Aché). É grande amiga de Nina (Myrian Rios), com quem reparte seus sonhos românticos. Em casa, tem um comportamento estranho, não permitindo que o pai ou a irmã entre em seu quarto, criando um mistério em torno do assunto. Excelente pessoa, sempre disposta a ajudar os outros. 
  
E MAIS: 
Antonio Patiño 
Berenice Nerey 
Budy – recepcionista da empresa de Gilda (Tônia Carrero) 
Germano Filho 
Gilda – Tônia Carrero 
Hemílcio Fróes 
Isabel Ribeiro – Beatriz 
Isis de Oliveira – recepcionista da empresa de Gilda (Tônia Carrero) 
Mira Palheta – recepcionista da empresa de Gilda (Tônia Carrero) 
Monique Evans – recepcionista da empresa de Gilda (Tônia Carrero) 
Older Cazarré 
Roberto Lopes 
Ronnie – Ronnie Von 
Vanusa 
Walmor Chagas – Alex 
Wilma Dias – recepcionista da empresa de Gilda (Tônia Carrero) 
Yara Amaral 
 

CURIOSIDADES 
- Intérprete do personagem Pingo, Fernando Ramos da Silva foi chamado para integrar o elenco da novela por conta do sucesso que fizera no filme Pixote, de Hector Babenco, lançado em 1981, em que interpretava o papel-título. 
- Foi o primeiro trabalho na TV Globo dos atores Rosana Garcia (Loreta) e Júlio César (Silvinho), depois de quatro anos como intérpretes dos personagens Narizinho e Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo
 
- O cantor Roberto Carlos fez uma participação em O Amor é Nosso. Na trama, o personagem Pedro (Fábio Jr.) entra no teatro em que Roberto Carlos ia se apresentar. Pedro consegue cantar para Roberto Carlos, que ouve a composição, gosta da letra, mas critica a música.  
- Durante a exibição de O Amor é Nosso, o autor Walther Negrão assumiu a novela e criou uma passagem de tempo na narrativa, que provocou mudanças no comportamento e caracterização dos personagens, além de transformação nos cenários e figurinos. 
- Parte do elenco, representado pelos jovens estudantes e o padre Leonardo (Stênio Garcia), fez encontros em uma pousada em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, para se preparar para a novela. 
 
 
TRILHA SONORA 
 
Nacional: 
Bem Simples
Compositores:
 Ricardo Feghali 
Intérprete: Roupa Nova

O Maior Mistério
Compositor: Renato Teixeira
Intérprete: Renato Teixeira
Jogada pelo Mundo
Compositor: Ary Barroso
Intérprete: Gal Costa
Sentinela
Compositores: Milton Nascimento e Fernando Brant
Intérprete: Milton Nascimento
Rochedo
Compositores: Noca da Portela
Intérprete: Beth Carvalho

Bons Amigos
Compositores: Carlos Colla/ Maurício Duboc
Intérprete: Kátia

Eu me Rendo
Compositores: Fábio Jr. / Serginho Sá
Intérprete: Fábio Jr.
 
Bem-Te-Vi
Compositores: Dalto e Claudio Rabello
Intérprete: Renato Terra 
 
Abre Coração
Compositores: Marcelo/Jim Capaldi
Intérprete: Marcelo
 
Para Ser o Sol
Compositores: Antônio Risério/ Armandinho
Intérprete: A Cor do Som
 
Eu Voltei
Compositores: Mauro Motta/ Ernesto Escudero
Intérprete: Cláudia Telles
 
Tesouro da Juventude
Compositores: Lulu Santos/ Nelson Motta
Intérprete: Lulu Santos
 
Golpe de Amor
Compositores: Joyce/ Ana Terra
Intérprete: Fernanda
 
Como Posso Esquecer
Compositores: Aquarius
Intérprete: Aquarius
 
Internacional:
Sunshine On My Shoulders
Compositores: John Denver/ Dick Kniss
Intérprete: John Denver
 
No Tears Tomorrow
Compositores: Jerry Friedman
Intérprete: Lonnie Smith
 
How Do You Say Goodbye
Compositores: C. Blackwell/ Ted Baryson
Intérprete: Ted Baryson
 
The Best of Times
Compositores: DeYoung
Intérprete: Styx
 
Is Something Wrong with You
Compositores: W. Lester/ R. Brown
Intérprete: Bobby Thurston
 
Good Thing Going
Compositores: The Corporation
Intérprete: Sugar Minott
 
Unchain My Heart Compositores: Don Potter
Intérprete: Don Potter
 
Ancora
Compositores: Migliacci/ Mattone
Intérprete: Eduardo Crescenzo
 
Nowhere to Hide
Compositores: John Reed/ Marc Chantereau/ Pierre Alain Dahan/ Slim Pezin
Intérprete: Voyage
 
Sequiré Mi Camiño
Compositores: J. Iglesias e Ramos
Intérprete: Julio Iglesias
 
Welcome Home
Compositores: Corelia
Intérprete: Corelia
 
You’re Breaking My Heart
Compositores: Howard Johnson/ Sandy Torano
Intérprete: Niteflyte
 
I Spy
Compositores: Savannah
Intérprete: Savannah
 
Peace and Love
Compositores: Tati/ G. Gibson
Intérprete: Steve MacLean


CENSURA
- A novela foi gravada durante o regime militar, e a vigência da Censura. Em depoimento, o diretor Jorge Fernando conta que os diretores se reuniam e montavam um capítulo para os censores. As cenas que não ficavam prontas eram gravadas de improviso, apenas para constarem no capítulo e terem o conteúdo aprovado pela Censura Federal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário