Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2012

"Amor Eterno Amor": Um filho desaparecido e uma família interesseira

O amor, sentimento difícil de ser explicado em palavras, é o principal tema da nova novela das 18h, “Amor Eterno Amor”, de Elizabeth Jhin, que estreia nesta segunda (5) na TV Globo.

Em nome desse nobre sentimento, Carlos (Caio Manhente/Gabriel Braga Nunes) buscará o reencontro com Elisa (Júlia Gomes/Mayana Neiva), seu amor de infância, e irá se deparar com a jornalista Miriam (Letícia Persiles). 
 

Carlos - Gabriel Braga Nunes
Foto: Divulgação/TV Globo

Já Verbena Borges (Ana Lúcia Torre) nutrirá no amor a esperança de reencontrar seu filho Rodrigo, desaparecido há cerca de 30 anos. Sem se preocupar com o árduo caminho que virá pela frente, ambos manterão viva a expectativa de completarem suas vidas.

Ficha técnica

Uma novela de Elizabeth Jhin
Colaboração de Eliane Garcia, Lilian Garcia, Denise Bandeira, Renata Jhin e Duba Elia
Pesquisa de Marília Garcia
Direção de Roberta Richard, Luciana Oliveira, Paulo Ghelli e Fábio Strazzer
Direção geral de Pedro Vasconcelos
Direção de Núcleo de Rogério Gomes
Horário: 18h20
Antecessora: “A Vida da Gente” de Lícia Manzo

Elenco


Ana Lúcia Torre - Verbena Borges
Gabriel Braga Nunes – Carlos/Rodrigo Borges 
Carmo Dalla Vecchia - Fernando Sobral
Letícia Persiles - Miriam Allende

Adelaide de Castro – Tatiana
André Gonçalves - Pedro Fonseca
Andréia Horta – Valéria
Bruno Pereira – Alan
Caio Manhente – Carlos/Rodrigo Borges (criança)
Camila Amado - Dona Olga
Carlos Vereza - Seu Francisco
Carol Castro – Jacira
Carolina Kasting - Beatriz Mainardi
Cassia Kis Magro - Melissa Sobral
Daniela Fontan – Gracinha
Denise Weinberg - Angélica de Souza
Erom Cordeiro – Tobias
Felipe Camargo - Gabriel Allende
Flavia Garrafa - Gilda Tavares
Flávia Reis – Divina
Gabriel Kaufmann – Fernando (criança)
Gilberto Torres - Mauro Tavares 
Giulia Gam - Laura Belize
Hermylla Guedes – Marlene
Igor Cosso – Julinho
Jessica Alves – Laís
Jose Bitencourt – Uilha 
Júlia Gomes – Elisa (criança)
Klara Castanho - Clara Allende
Laila Zaid - Priscila Belize
Larissa Vereza – Kátia
Lincoln Tornado – Jair
Luis Augusto Formal – João
Luis Melo - Dimas Sobral 
Marcelo Faria - Kléber Gonçalves
Maria Clara Matos – Regina
Mariana Molina – Cris
Marina Ruy Barbosa - Juliana Pietrini
Mayana Neiva – Elisa 
Miguel Rômulo – Bruno
Murilo Grossi - Henrique Pietrini
Nica Bomfim – Deolinda
Nuno Leal Maia – Ribamar
Olívia Torres - Gabi Allende
Osmar Prado - Virgílio de Souza
Otavio Martins - Gil Menezes
Othon Bastos – Lexor
Pedro Paulo Rangel - Zé da Carmem
Rafael Gevú – Junior
Raphael Viana – Josué
Reginaldo Faria - Augusto Borges
Rosane Gofman – Valdirene
Rosi Campos – Teresa
Sandra Corveloni - Solange Campos
Suely Franco - Dona Zilda
Suzy Rêgo - Jaqueline Gonçalves
Tony Tornado – Antônio
Vera Mancini – Carmem
Wal Schneider – Léo

Persistência e infância sofrida

Verbena, personagem de Ana Lúcia Torre, é uma mulher de grande persistência. Há quase 30 anos longe de seu filho, ela jamais deixou de ter esperança de reencontrá-lo. Quando Rodrigo tinha apenas 3 anos, ele sumiu misteriosamente. O rapaz cresceu na pequena Arraial de Fora (MG), sem saber de seu passado.
 

Verbena (Ana Lúcia Torre) e Clara (Klara Castanho)
Foto: Divulgação/TV Globo

Na cidadezinha, ele recebeu o nome de Carlos e foi criado como filho legítimo de Angélica (Denise Weinberg), que, enquanto esteve viva, fez de tudo para livrá-lo dos maus tratos de Virgílio (Osmar Prado), seu padrasto. 

Virgílio percebe que, desde novo, o enteado possui o dom de acalmar os animais apenas com o olhar. Por isso, explora o garoto, que se torna atração nos circos que se apresentam na cidade e, assim, Carlos fica conhecido como ‘o domador de feras’. Em meio à infância sofrida, Carlos se apaixonará por Elisa (Júlia Gomes). Porém, as juras de amor entre os dois pombinhos começa a ir por água abaixo, a partir da morte de Angélica. Ao ver sua mãe morta, Carlos resolve fugir da cidade e pega carona com o caminhoneiro Xavier (Chico Diaz), que o leva para viver junto a sua família, na Vila dos Milagres, em plena Ilha de Marajó (PA). Antes disso, ele procura Elisa e promete que voltará para buscá-la. 

A incansável procura

Porém, a vida de Carlos começará a mudar de rumo quando Verbena, sua mãe biológica, descobre que está com uma doença incurável. Ela, que mantém a ONG Central de Crianças Desaparecidas, resolve fazer um apelo nacional, na tentativa de reencontrar o filho desaparecido. Muitas pistas surgirão e uma delas levará a uma reviravolta na trama.
 

Melissa (Cássia Kis Magro)
Foto: Divulgação/TV Globo

Enquanto a empresária tenta reencontrar seu filho, seus familiares estão de olho em seu patrimônio. É o caso de sua irmã Melissa (Cássia Kis Magro), que finge ter uma dedicação especial por ela e oferece o amor de seu filho Fernando (Carmo Dalla Vecchia) na tentativa de convencê-la a entregar a fortuna nas mãos dele.

Além disso, Melissa esconde o ressentimento de não ter sido a escolhida de Augusto (Reginaldo Faria), que preferiu a “sem sal” de sua irmã. Assim, ela acabou se casando com Dimas (Luís Melo). Na época do sumiço do sobrinho, Melissa engravidou na tentativa de que seu filho ocupasse o lugar de Rodrigo no coração da irmã, mas nunca conseguiu fazer com que Verbena abrisse mão de reencontrar o filho.

Uma nova família

Na Ilha de Marajó, Carlos ganha uma nova família e se transforma em um peão respeitado, rude, porém sensível. Com o dom mais desenvolvido de acalmar os animais, ele se torna um homem de personalidade arredia, mas que tem uma boa relação com Xavier (Chico Diaz), com os filhos do caminhoneiro, Tobias (Erom Cordeiro) e Gracinha (Daniela Fontan), e com o amigo Josué (Raphael Viana).
 

Valéria (Andréia Horta)
Foto: Divulgação/TV Globo

Mesmo com seu jeito caladão, ele despertará a atenção de Valéria (Andréia Horta), filha de Carmem (Vera Mancini) e Zé da Carmem (Pedro Paulo Rangel), donos do único estabelecimento comercial do local. A jovem fará de tudo para seduzi-lo, usando seu principal truque: um perfume da flor dama-da-noite. Porém, a garota é surpreendida, quando percebe que seu aroma acabou enfeitiçando o amigo do rapaz, Josué. 

Um anjo da guarda


Após descobrir que tem uma doença incurável, uma espécie de anjo da guarda aparecerá na vida de Verbena. É a jornalista Miriam (Letícia Persiles), filha de um grande amigo da família, o médico Gabriel (Felipe Camargo). Ela resolve investigar o paradeiro de Rodrigo e solicita que seja feita uma espécie de retrato do rapaz para os dias de hoje. Assim, Verbena resolve procurar emissoras de TV para fazer um apelo em rede nacional. 

Enquanto isso, em plena Ilha de Marajó, Carlos ficará tocado com a imagem e as palavras daquela mulher na TV. Dias depois, Tobias vê no jornal o retrato de como Rodrigo estaria atualmente e logo percebe as semelhanças entre a foto e Carlos. 
 

Miriam (Letícia Persiles)
Foto: Divulgação/TV Globo

Tobias resolve procurar o repórter Pedro Fonseca (André Gonçalves) em Belém. Com a esperança de dar um furo de reportagem, Pedro vai até a Vila dos Milagres. Ao ver Carlos, o jornalista passa a ter a certeza de que Rodrigo e Carlos são a mesma pessoa e resolve ligar para Verbena. Após alguns percalços, Pedro consegue falar com a amiga da empresária, Miriam.

Com o intuito de ajudar Verbena, a jornalista enfrenta seu noivo Fernando (Carmo Dalla Vecchia) e embarca para o Norte do país. Ao chegar à Vila dos Milagres, ela e Carlos se apaixonam através de um olhar. Com o tempo, Miriam contará o real motivo de sua presença no Pará e tentará convencê-lo a conhecer Verbena, sua possível mãe biológica. Após a recusa do rapaz, a jornalista afirma a Carlos que o ajudará a encontrar seu amor de infância, Elisa (Mayana Neiva), caso ele vá ao encontro da matriarca dos Borges. 

Família interesseira e amigos verdadeiros

Em sua própria casa, Verbena enfrenta a resistência de sua irmã Melissa, do cunhado Dimas e do sobrinho Fernando. Apesar disso, a viúva contará com o apoio de seus empregados, do seu advogado Kleber (Marcelo Faria) e do médico Gabriel Allende (Felipe Camargo). Além deles, a empresária também terá o apoio da pequena Clara (Klara Castanho), uma criança que usa seus dons e visões para auxiliar na busca por Rodrigo. A garotinha ainda alertará Verbena que Melissa está jogando contra.
 

Carlos é domador de búfalos na Ilha de Marajó
Foto: Divulgação/TV Globo

Os familiares de Verbena ficarão assustados quando Miriam telefona e informa que Rodrigo foi encontrado no Pará. Com medo de perder a herança, Fernando viaja para a Ilha do Marajó para impedir que o verdadeiro herdeiro ocupe seu lugar. O que ele não sabe é que, além da herança, ele está prestes a perder sua noiva. Para evitar isso, ele tentará impedir a aproximação de Miriam e Carlos.

Núcleos de arrancar risada


O núcleo da revista “Cena Contemporânea”, onde Miriam trabalha, promete ser um dos mais divertidos do folhetim. Lá, atua Henrique Petrini (Murilo Grossi), dono da publicação, que contratou sua filha Juliana (Marina Ruy Barbosa) para estagiar sem nenhuma regalia. A revista ainda conta com os serviços da editora Laura Belize (Giulia Gam), do editor de moda Gil Menezes (Otávio Martins) e dos repórteres Débora (Paula Barbosa) e Beto (Bernardo Marinho).

Outro núcleo divertido será o do edifício São Jorge, um espécie de “Balança, mas não cai”. O local foi cedido por Verbena para moradores carentes. Lá, vivem a síndica Deolinda (Nica Bomfim), o porteiro faz-tudo Jair (Lincoln Tornado), o padeiro e reclamão Ribamar (Nuno Leal Maia), a hipocondríaca Dona Olga (Camila Amado), além de Gilda (Flávia Garrafa), Mauro (Gilberto Torres), Julinho (Igor Cosso) e Teresa (Rosi Campos).
 

Jáqui (Suzi Rêgo) e o advogado Kleber (Marcelo Faria)
Foto: Divulgação/TV Globo

Outro destaque será o casal formado pela exuberante Jáqui (Suzi Rêgo) e o advogado Kleber (Marcelo Faria). Bem mais velha que o marido, Jáqui morre de ciúmes do amado e fará vários tratamentos estéticos para se manter em forma. Vivem com eles os dois filhos do primeiro casamento de Jáqui, Tatiana (Adelaide de Castro) e Bruno (Miguel Rômulo). 

Já o médico da família Borges, Gabriel Allende, passará a novela dividido pela atração que sente por Beatriz (Carolina Kasting) e pelo ceticismo que o impede de se envolver com a médica. Ela é especialista em regressão a vidas passadas, ramo da medicina que Gabriel duvida que exista. Além disso, ambos enfrentarão a resistência de seus familiares que, em sua maioria, não apóiam o romance.

Espiritualismo

O espiritualismo estará presente em mais uma trama de Elizabeth Jhin. Tanto Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) quanto Clara (Klara Castanho) possuem dons especiais e são seres humanos sensíveis e poderosos, cada um com suas características.

A composição de Rodrigo foi baseada na crença que surgiu na década de 70, que afirma que as gerações viriam para anunciar novos tempos para a humanidade. É a chamada geração Y, cujas crianças são seres questionadores, contestadores e corajosos e possuem o dom de realizar atividades simultâneas. 

Já o desenvolvimento da personagem Clara é baseado na geração Z, com o “(re-)nascimento de crianças Cristal”. Esses seres humanos são descritos como pessoas capazes de impulsionar o mundo e, ao mesmo tempo, com características introspectivas e iluministas. 

Duas regiões diferentes

As gravações da nova novela das seis foram iniciadas na cidade de Carrancas, no interior de Minas Gerais, onde foram rodadas cenas da infância de Carlos. Lá, foram escolhidas locações simples, que não sofreram grandes modificações. O objetivo da equipe de cenografia foi explorar as características próprias do interior mineiro. 
 

Santarém - Alter do Chão
Foto: Divulgação/TV Globo

Já a Ilha de Marajó foi um dos grandes desafios dos cenógrafos, que reproduziram com fidelidade algumas locações com a venda da Carmen (Vera Mancini) e a cabana do Carlos. Para isso, foi realizada uma pré-visita à região, para a escolha de locações e pesquisas. No Pará, foram escolhidas as cidades de Alter-do-Chão e Soure, repletas de seringais, igarapés, praias fluviais e lagoas. Na ilha, foram gravadas cenas dos 18 primeiros capítulos, que envolveram uma equipe de cem profissionais. 

A vivência da Ilha

Para interpretar da forma mais fiel possível, os atores do núcleo da Ilha de Marajó realizaram laboratórios e participaram de cursos e workshops. O maior desafio da equipe ficou por conta das aulas de montaria e da tradicional dança de lundu. 

Por isso, Andréia Horta, Erom Cordeiro e Raphael Viana fizeram aulas de montaria. Além dos três, Daniela Fontan, Carol Castro e Letícia Persiles também participaram de um curso sobre lundu, para conseguirem reproduzir uma grande roda de dança em uma cena da trama. 

A autora

Elizabeth Jhin é formada em teatro pela UNIRIO e foi aluna da primeira oficina de roteiristas da TV Globo. Após vários trabalhos como colaboradora, ela foi promovida à coautora em 2004, quando assinou ao lado de Antônio Calmon a novela “Começar de Novo”.

Em 2007, foi escalada para escrever sua primeira novela, “Eterna Magia”. O folhetim, exibido na faixa das 18h, contou com supervisão de Silvio de Abreu. Três anos depois, Elizabeth escreveu “Escrito nas Estrelas”, trama que, assim como “Amor Eterno Amor”, teve como pano de fundo o espiritualismo.
 

O diretor Rogério Gomes e a autora Elizabeth Jhin
Foto: Divulgação/TV Globo

O diretor

Rogério Gomes, também conhecido como Papinha, começou cedo na TV. Aos 5 anos, acompanhava o trabalho de seu pai, o locutor Hilton Gomes, nos estúdios da TV Tupi. Em 1980, passou a trabalhar na TV Globo como operador de VT e, cinco anos depois, foi promovido a editor de imagens.

Antes de migrar para o setor de teledramaturgia, Papinha dirigiu diversos clipes veiculados no “Fantástico”, além de algumas edições do “Hollywood Rock” e o primeiro “Rock in Rio”. Já em 1990, assinou a edição do sucesso “Rainha da Sucata”. 

Entre seus trabalhos como diretor estão as novelas “Deus nos Acuda”, “Vira-Lata”, “Sinhá Moça”, “Beleza Pura”, “Paraíso” e “Escrito nas Estrelas”, além do programa “Por Toda Minha Vida” dedicado ao cantor sertanejo Leandro, em 2007.

Anote na agenda

"Amor Eterno Amor" estreia nesta segunda (5), a partir das 18h20, na Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário