Powered By Blogger

HORAS

00:00:00

Seguidores

Total de visualizações de página

domingo, 3 de junho de 2012

Autora de ‘Amor eterno amor’, Elizabeth Jhin não quer assumir uma novela no horário nobre


Imagem
RIO – A mesa onde Elizabeth Jhin escreve “Amor eterno amor” tem lugar de destaque na sala do flat usado pela autora para trabalhar, de segunda a sábado. É lá, perto do seu apartamento, no Leblon, que ela passa a maior parte do tempo concentrada nos capítulos do folhetim das 18h — só volta para a casa aos domingos. Sentada diante da tela do computador, a escritora promete movimentar a história com a aguardada chegada de Elisa (Mayana Neiva), esta semana. Em sua terceira novela solo para a Globo, Beth, como costuma ser chamada, conta que o trabalho consome praticamente todo o seu tempo. E afirma que o horário nobre não é sua ambição.
— Não vou dizer que nunca vou escrever para o horário nobre porque sou funcionária de uma empresa. Mas não tenho vontade. Fiz quatro tramas como colaboradora do Walther Negrão e ele costumava falar que não tinha nem roupa para escrever novela das oito. Eu também não — brinca.
Aos 63 anos, Elizabeth diz que o principal folhetim da noite “é coisa para o João Emanuel Carneiro” — autor de “Avenida Brasil”, na faixa dos 40 anos.
— Gosto do meu horariozinho das 18h onde posso fantasiar e escrever uma história do jeito que imagino. É muito estressante fazer a novela das 21h, o produto mais importante da casa. Eu estou $pouco velha para enfrentar isso. Quero ver a minha neta (Maya, de 3 anos) crescer — justifica.
Para escrever “Amor eterno amor”, Elizabeth conta com o auxílio de um time de cinco colaboradoras e uma pesquisadora. Todas mulheres. Entre elas, a filha mais velha da autora, Renata, de 36 anos, que ajudou a mãe em sua segunda trama, “Escrito nas estrelas” (2010), e agora se tornou colaboradora oficial.
— Eu sou centralizadora. Procuro não ser, mas tenho ciúme dos meus personagens. Eu tinha medo de ser a cabeça numa novela. Achava que era muito trabalho e levei anos para fazer — assume a autora, que começou na função de colaboradora $”Salomé” (1991), de Sérgio Marques.
A estreia como escritora principal se deu com “Eterna magia” (2007), folhetim que não foi muito bem recebido pelo público.
— O ibope não foi aquelas coisas, mas eu gostava da história. Quando a sua primeira novela enfrenta uma dificuldade, você leva um susto. Mas aprende. E isso me ajudou a ficar forte. Nunca pensei em desistir. Pelo contrário. Aquilo me fez querer escrever de novo — recorda.
No ar desde 5 de março, “Amor eterno amor” vem registrando média de 25 pontos de audiência segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope. E bateu a marca dos 29 pontos no último dia 15. Na primeira avaliação da trama junto aos telespectadores, um pedido chamou a atenção: o público queria ver mais beijos entre Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) e Miriam (Letícia Persiles).
— As pessoas torcem muito pelo casal. Precisava criar isso antes de trazer a Elisa de volta — explica ela, prometendo mais conflitos: — Agora, vou soltar tudo. A rivalidade entre Rodrigo e Fernando (Carmo Dalla Vecchia) também cresce.
História romântica com forte destaque para a espiritualidade — uma das assinaturas da autora —, “Amor eterno amor” também apresentou ao público as crianças índigo e cristal, consideradas seres sensíveis, como a menina Clara (Klara $). O folhetim investe ainda em merchandising social com uma campanha em busca de crianças desaparecidas:
— Desde “Eterna magia” eu pensava nesta questão da espiritualidade, sobre a ligação do ser humano com o divino. Em “Escrito nas estrelas”, um dos protagonistas (Daniel, papel de Jayme Matarazzo) morria no primeiro capítulo. Eu me interesso pelo tema e fui me aprofundando sobre assuntos como reencarnação e vida após a morte. Eu acredito profundamente em tudo o que boto na novela. Mas não falo de uma religião específica.
Para a autora, o público das 18h quer fantasiar. E ela investe em romance e “boas mensagens”.
— Não existe receita de bolo para escrever uma trama de sucesso — pondera.
Favorável à punição de seus vilões no final, Elizabeth não gosta de mostrar malvados, como Melissa (Cassia Kis Magro), triunfando o tempo todo.
— Eu não os deixo conseguir tudo o que querem. Acho que eles precisam sofrer um pouco ao logo da história — conta.
Hoje, o ritmo de trabalho é intenso, mas a autora já faz planos de ir para um spa depois que a trama acabar. Ela diz ganhar peso enquanto seus folhetins estão no ar.
— Eu não subo na balança para não me deprimir. Mas sei que engordei pelas minhas roupas e pelo espelho. Sou louca por amendoim e gosto de comer bobagem enquanto assisto à novela. Adoro um queijinho bem gorduroso com torrada, uma batata frita, um refrigerante — enumera.
Apesar de não fazer dieta, ela não abusa. Elizabeth bebe um copo de suco de limão ainda em jejum, diariamente — ouviu dizer que emagrece —, e só toma café preto acompanhado de uma fruta uma hora depois. Ela acorda às 5h30m e, às 6h, já está trabalhando. Por volta das 13h, faz uma pausa para caminhar na orla com Marcelo, seu personal trainer há oito anos. Aproveita ainda para resolver questões domésticas. E almoça um sanduíche ou uma salada. Às 18h, para tudo para assistir a “Amor eterno amor”. Uma vez por semana, come uma massa pedida de um restaurante.
Noveleira desde sempre, Elizabeth ainda consegue acompanhar a atual trama exibida às 19h.
— Adoro “Cheias de charme”. Sempre gostei de novelas. Mas não consigo ver “Avenida Brasil” porque no horário já voltei ao trabalho — conta ela, que dorme por volta das 23h.
Apesar de não ter vontade de escrever uma história para a faixa das nove e de já pensar na próxima trama para as 18h — ambientada na Bahia —, ela assume ter outras vontades:
— Todo autor tem o desejo de escrever minisséries. É o filezinho.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário