A próxima novela das seis da Globo não lembrará em nada o clima fabulesco de "Cordel Encantado". "A Vida da Gente" vem aí trazendo um enredo totalmente realista, contemporâneo, com altas doses de dramaticidade. Vamos recapitular agora tudo que já se sabe sobre essa nova produção, cuja estreia está marcada para o dia 26 deste mês. Confira!
Pra começar, nada melhor do que falar sobre a mente por trás de toda a história. Trata-se de Lícia Manzo, que está fazendo sua estreia como autora titular de uma novela. No entanto, estamos falando de uma profissional tarimbada. Lícia foi colaboradora em textos de programas de sucesso como "Sai de Baixo" e "A Diarista", integrou a equipe da novela "Três Irmãs" e escreveu o quadro "Retrato Falado" (exibido com êxito no "Fantástico"). No teatro, entre outros trabalhos, criou os espetáculos "As Noites de Cabrita" (direção Bibi Ferreira), "Salada" e "A História de Nós 2" (direção Ernesto Piccolo). Este último, protagonizado por Alexandra Richter e Marcelo Valle e dirigida por Ernesto Piccoli, está em cartaz em São Paulo, no Teatro Gazeta. Mestra em Literatura Brasileira, Lícia foi indicada ao Prêmio Jabuti pelo ensaio "Era uma vez: Eu", lançado em 2001. Voltando à TV, a autora foi ovacionada pela crítica ao assinar a série "Tudo Novo de Novo", exibida em 2009, retratando os dilemas de uma família contemporânea.
Em "A Vida da Gente", a faceta dramática de Lícia, vista e aprovada em "Tudo Novo de Novo", deve ganhar cores fortes. A autora vende ao público a história de Ana (Fernanda Vasconcellos), uma tenista em ascenção, criada com muita disciplina por Eva (Ana Beatriz Nogueira). Eva também é mãe de Manuela (Marjorie Estiano), mas não esconde sua predileção pela filha mais velha, uma vez que a caçula é manca, tímida e considerada o "patinho feio" da família. Apesar das diferenças que a mãe sempre faz questão de lembrar, Ana e Manuela são grandes amigas, cúmplices, confidentes, companheiras...
Eva é casada com Jonas (Paulo Betti), que também tem dois filhos: Rodrigo (Rafael Cardoso) e Nanda (Maria Eduarda), criados com as irmãs-postiças desde a infância. Desta convivência, surgem rusgas, picuinhas, implicâncias, mas também um novo amor. A juventude traz à tona um sentimento que Ana e Rodrigo não conseguem deixar para escanteio. E é durante um passeio ecológico que os dois se permitem confessar: estão apaixonados. Esta tarde inesquecível muda completamente o rumo de suas vidas. Do relacionamento entre eles, nasce a adorável Júlia (Jesuela Moro). Tudo vai muito bem até o momento de enfrentar seus pais, que estão em crise, em vias de um divórcio litigioso.
Mas uma verdadeira desgraça recai sobre essa família. Por conta de um acidente de carro, Ana fica à beira da morte e entra em coma profundo. É um momento de muita dor para todos, principalmente para Eva. Vendo que a irmã poderá permancecer na UTI por muito tempo, Manuela se oferece para ajudar Rodrigo a cuidar da sobrinha. A afinidade entre eles vai crescendo dia a dia, e os três passam a viver como uma família.
Cinco anos depois, Ana sai do coma, provocando uma reviravolta na trama. Então, a tenista descobre que sua vida já não é mais a mesma, ao encontrar sua família reconfigurada. Sem rumo, ela conhece Lúcio (Thiago Lacerda), um médico neurologista, em quem encontra muitas afinidades. Lúcio é um homem ético e íntegro que vive solitário desde que perdeu a esposa para um câncer incurável. A partir daí, um quadrado amoroso se forma: Ana, Lúcio, Manuela e Rodrigo. Os desdobramentos disso? Só assistindo para saber.
"A Vida da Gente" também acompanha outras história interessantes como, por exemplo, a de Vitória (Gisele Fróes), a treinadora de Ana. Rígida e obstinada, Vitória mantém uma escola de tênis em um clube elegante. Pobre no passado, ascendeu pelo esporte, e por isso valoriza a profissão acima de tudo. Casada há 10 anos com Marcos (Ângelo Antônio), mãe de Sofia (Júlia Gomes / Alice Wegmann) e Bárbara (Nathália Pires / Pietra Pan), vive a inversão moderna da mulher que trabalha fora enquanto o marido se ocupa da casa e das crianças.
Vitória também é mãe biológica de Alice (Sthefany Brito, retomando a carreira após três anos), que foi adotada ainda criança por Suzana (Daniela Escobar) e Cícero (Marcello Airoldi). Alegre e otimista, a garota cresceu sabendo de sua origem. Mas, apesar do bom relacionamento com os pais adotivos, Alice tem curiosidade de conhecer a mulher que lhe gerou, e decide fugir de casa para realizar esse desejo. Porém, ao encontrá-la, a jovem se decepciona e volta para o seio de sua família, que sempre lhe cobriu de amor e carinho.
Outra personagem que merece destaque é Iná (Nicette Bruno), a avó adorada por Ana e Manuela. Cheia de vida, ela sempre está disposta a doar amor e compreensão, e é tida como grande porto seguro afetivo das netas - e, depois, da bisneta. Já Eva, que vive amargurada e infeliz, não tem muita estima pela mãe. Iná vive um romance de mais de uma década com Laudelino (Stênio Garcia), trazendo à tona a questão do sexo na terceira idade.
Toda a história de "A Vida da Gente" é ambientada em Porto Alegre, embora Gramado (RS), Canela RS) e Bonito (MS) também sirvam de locação em alguns capítulos. Como cenário internacional, a Argentina aparece na primeira fase do enredo.
E mais:
- Cris (Regiane Alves) é uma ex-personal trainer que só pensa em ascender socialmente. Casa com o personagem de Paulo Betti e vira uma consumista incontrolável.
- Dora (Malu Galli) cria a filha sozinha e se envolve com o personagem de Ângelo Antônio, um homem totalmente dedicado à família.
- Miguel (Rafael Almeida) pratica tênis.
- Lorena (Júlia Almeida) é enfermeira e sofre com problemas de aceitação de seu corpo. É a melhor amiga da personagem de Marjorie Estiano.
- Celina (Leona Cavalli) é uma pediatra.
- Vivi Mourão (Malu Valle) já foi muito rica e hoje é a personal stylist da vilãzinha vivida por Regiane Alves.
Além dos já citados, "A Vida da Gente" lista no elenco: Neuza Borges, Leonardo Medeiros, Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Mello, Luiz Serra, Duda Mamberti, entre outros. Mariana Rios faz uma participação especial durante um mês, vivendo um relacionamento com o personagem de Rafael Cardoso.
Por fim, uma declaração da autora Lícia Manzo, comentando sobre a responsabilidade de substituir um grande sucesso como "Cordel Encantado": “Nossa, isso é uma perturbação. Quando vou ao cabeleireiro me perguntam: ‘Quando vai estrear sua novela? Poxa, Cordel vai acabar?’ É duro, mas o que posso fazer (risos). Tenho que lidar com isso. Com Cordel, eu vi uma relação de paixão com o público. Há uma coisa muito poética, uma excelência de produção. Mas, em tudo na vida, a gente se adapta às exigências. Temos essa capacidade de responder, de se adequar, e também tem a equipe que eu consegui formar”, explicou.
FICHA TÉCNICA
autoria: Lícia Manzo
escrita com: Marcos Bernstein
colaboração: Marta Góes, Álvaro Ramos, Giovana Manfredi, Carlos Gregório e Tati Bernardi
direção: Teresa Lampreia e Luciano Sabino
direção geral: Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti
núcleo: Jayme Monjardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário