quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chiquinha Gonzaga: a vida da compositora contada em uma minissérie de sucesso




Regina e Gabriela Duarte vivem em fases diferentes a personagem

Criada por Lauro César Muniz, a minissérie Chiquinha Gonzaga foi ao ar pela primeira vez em 1999. A trama considerada um sucesso em todas as exibições, retrata a vida de Chiquinha em paralelo ao surgimento da Música Popular Brasileira.

A minissérie conta a história de uma mulher revolucionária que desafiou a tradição da época com suas atitudes e se tornou uma das precursoras da música brasileira. Chiquinha Gonzaga foi a primeira compositora e maestrina brasileira, do final do século XIX.
Jacinto (Marcello Novaes) e Chiquinha Gonzaga (Gabriela Duarte) (Foto: TV Globo)Jacinto (Marcello Novaes) e Chiquinha Gonzaga (Gabriela Duarte) (Foto: TV Globo)


Filha de militar, Chiquinha Gonzaga chocou a sociedade da época ao abandonar o primeiro marido, quando ele a proibiu de se dedicar à música. Enquanto o espetáculo se desenrola, a personagem que é interpretada por Regina Duarte volta no tempo e faz um balanço de sua vida. São essas recordações que movimentam os 38 capítulos da trama.
AtorPersonagem
Gabriela Duarte
Regina Duarte
Carlos Alberto Ricelli
Danielle Winits
Norton Nascimento
Solange Couto
Guilherme Piva
Sergio Loroza
Angela Leal
Zezé Mota
Odilon Wagner
Marcelo Novaes
Caio Blat
Vera Holtz
Chiquinha (1ª fase)
Chiquinha (2ª fase)
João Batista
Suzette
Joaquim Callado
Rosa
Carlos
Vassoura
Celeste
Conceição
Major Basileu
Jacinto
Joãozinho
Dona Ló















 

Produção e Cenografia
:
Para produzir a trama foi necessária a compra de mais de quarenta fotografias que retratam a cidade do Rio de Janeiro no período de 1870 a 1900. Para a minissérie foi preciso transformar as imagens, em movimento através de computação gráfica. A cidade cenográfica, construída na Central Globo de Produção, recriou parte do Rio antigo, com a Rua do Ouvidor, uma pracinha de época, além do prédio do teatro Alcazar Lírico e uma casa de chá.



 
Chiquinha Gonzaga (Regina Duarte) (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)Chiquinha Gonzaga (Regina Duarte) (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)

Trilha sonora:
Ouça as músicas que marcaram essa minissérie de sucesso.

Chiquinha Gonzaga
Lua Branca - Joanna
Machuca - Daniela Mercury
Não Venhas - Emílio Santiago
Romance da Princesa - Roberta Miranda
Menina Faceira - Paulinho Moska
Cordão Carnavalesco (Forrobodó) - Alcione
A Brasileira - Adriana Calcanhoto
Ô Abre Alas - Marlene, Ângela Maria e Emilinha Borba
A Corte Na Roça - Beto Guedes
Atraente - Edson Cordeiro
Maxixe da Zeferina - Beth Carvalho
O Que É Sympathia - Zé Ramalho
Santa - Zélia Duncan
Namorados da Lua - Milton Nascimento
O Namoro - Renato Teixeira
Corta Jaca - Marcus Viana e Maria Teresa Madeira
Um Novo Século - Marcus Viana (Tema de abertura)


Figurinos e Caracterização: 52 anos, mas com rostinho de 87

Para interpretar a personagem, a atriz Regina Duarte recebeu uma mão mágica na maquiagem. O maquiador David Dupuis foi trazido dos estúdios de Hollywood e ele foi responsável pela transformação da atriz, na época com 52 anos, em uma senhora de 87 anos. Para isso, ele fez uso de uma máscara de silicone que imitava o envelhecimento. A maquiagem da personagem levava cerca de cinco horas para ser finalizada. O figurino da minissérie de época também deu trabalho: para o momento da estreia, a produção já tinha prontas mais de mil peças de roupas.
Suzette (Daniele Winits) (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)Suzette (Daniele Winits) (Foto: CEDOC/ TV GLOBO)

Curiosidades:

- As biografias “Chiquinha Gonzaga, uma História de Vida”, de Edinha Diniz, e “Chiquinha Gonzaga, Sofri e Chorei e Tive Muito Amor”, de Dalva Lazaroni, serviram como fonte para os acontecimentos narrados na minissérie.

- Chiquinha Gonzaga marcou a retomada das produções de época na TV Globo e a volta do diretor Jayme Monjardim, afastado da emissora havia 11 anos.

- A minissérie foi lançada em DVD em 2008.

- Chiquinha Gonzaga foi vendida para países como Chile, Costa do Marfim, Equador, França, Honduras, Ilhas Maurício, Mali, Polônia, Portugal, República Dominicana, Rússia, Venezuela e Vietnã.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário