quinta-feira, 3 de maio de 2012

O BOFE - 1972/1973




Autoria: Bráulio Pedroso e Lauro César Muniz
Supervisão: Daniel Filho
Direção: Daniel Filho e Lima Duarte
Período de exibição: 17/07/1972 – 23/01/1973
Horário: 22h
Nº de capítulos: 143
TRAMA PRINCIPAL
O Bofe é uma comédia que debocha dos conflitos entre a classe média do subúrbio e a alta sociedade da Zona Sul do Rio de Janeiro. A novela é repleta de personagens excêntricos, no limite da caricatura, quase todos empenhados em ascender social e financeiramente, chegando a situações que beiram o absurdo. O tom crítico e sarcástico da história já ficava evidente nas chamadas que antecederam a estreia: “O Bofe: uma sátira de Bráulio Pedroso ao nosso meio ambiente, contra a poluição social”.
- Entre os protagonistas estão os mecânicos Dorival (Jardel Filho) e Demétrius (Cláudio Marzo). Grandes amigos e parceiros em uma oficina no subúrbio, os dois são perfeitas encarnações da gíria “bofe”: broncos, mal-educados, feiosos e com uma queda para a pilantragem. Nos finais de semana, Dorival se veste impecavelmente, com terno e gravata, para impressionar as moças ricas, que tenta conquistar nos seus passeios pela Zona Sul. Acaba se apaixonando por Guiomar (Betty Faria), uma jovem viúva suburbana, tão insegura que precisa usar uma peruca loira para ganhar confiança na hora de procurar emprego. Demétrius, também conhecido como “o Grego”, é especialista em reformar carros destruídos para revendê-los como novos. Seu “talento” é recompensado quando ele é descoberto por um marchand e se torna famoso como artista plástico.

Veja mais


GALERIA DE PERSONAGENS
DORIVAL (Jardel Filho) – Mecânico do subúrbio, amigo de Demetrius (Cláudio Marzo), faz-se passar por rico para impressionar as mulheres da Zona Sul do Rio de Janeiro. Acaba se envolvendo com Guiomar (Betty Faria).
DEMÉTRIUS (Cláudio Marzo) – Parceiro de Dorival numa oficina mecânica do subúrbio, também conhecido como “o Grego”. Reforma carros velhos e vende como novos.
GUIOMAR (Betty Faria) – Jovem viúva insegura, filha de D. Stanislava (Ziembinski). Envolve-se com Dorival (Jardel Filho).
MANECO (Cláudio Cavalcanti) – Sobrinho e herdeiro de Carlota (Zilka Sallaberry), amigo de Bandeira (José Wilker), vive elaborando planos para matar a tia e ficar com a herança.
BANDEIRA (José Wilker) – Hippie e malandro, engana os grã-finos fazendo-se passar por decorador de interiores. Ajuda Maneco (Cláudio Cavalcanti) em seus planos de matar a tia.

Veja mais


TIA STANISLAVA (Ziembinski) – Velha senhora, mãe de Guiomar (Betty Faria), sonha com um príncipe e vive tomando xarope.
CARLOTA (Zilka Sallaberry) – Senhora rica, tia de Maneco (Cláudio Cavalcanti).
MARILENE (Susana Vieira) – Vendedora de livros, amiga de Guiomar (Betty Faria).
GONZAGUINHA (Eloísa Mafalda) – Macumbeira.
SUZANA (Ilka Soares) – Socialite, jurada do show de calouros do programa do Chacrinha.
JOSÉ LEWGOY – Noivo francês de Suzana (Ilka Soares).

E MAIS:
Ana Maria Magalhães - Ana
Antônio Pedro - Pedroca
Antônio Vitor - Padre
Betty Saady
Darlene Glória
Edson França - Bianco
Elizangela - Sandra
Juan Daniel
Márcia Rodrigues - Márcia
Margarida Rey
Margot Baird - Margot
Marilu Bueno - Marilu
Milton Moraes - Sérgio
Mirian Pires - Clara
Nilson Condé - Caíto
Paulo Gonçalves – Inocêncio, falso padre
Paulo Ramos
Paulo Villaça - Paulo
Renée de Vielmond - Débora
Vera Manhães - Martinha
Walter Stuart - Gino

Esconder



CURIOSIDADES
O Bofe era uma tentativa de aproveitar o filão inaugurado por Bráulio Pedroso e Lima Duarte com a novela Beto Rockfeller(1969) na TV Tupi. A dupla foi contratada para reeditar a parceria na TV Globo no horário das 22h, reservado às tramas experimentais. Mas a novela não obteve resultados de audiência à altura das expectativas da direção, talvez por conta do experimentalismo da trama, que chegava a extremos de puro improviso.
- Bráulio Pedroso precisou se afastar da novela por conta de uma hepatite e foi substituído pelo estreante Lauro César Muniz, que havia sido contratado pela TV Globo para escrever o seriado Shazan e Xerife. O novo autor procurou manter o tom irônico do texto, mas em uma linha menos fantasiosa, a fim de reforçar a identidade do público com os personagens, já que a novela não ia bem em termos de audiência.

Veja mais


- Mesmo ganhando um viés mais realista, a novela manteve seu apelo fantástico no capítulo final, que teve três desfechos diferentes, dando ao telespectador a oportunidade de escolher o seu favorito. A última cena reuniu todos os personagens da novela, vivos e mortos.
- Pouco depois da entrada de Lauro César Muniz, José Wilker pediu para deixar a novela, em solidariedade à saída de Braúlio Pedroso e também por uma certa insatisfação com o rumo do personagem que, de hippie doido, virou um homem apaixonado. O ator, o autor e diretores se reuniram para discutir o destino mais coerente para Bandeira e decidiram que o personagem deveria morrer. O personagem foi eliminado de modo insólito. Em sua última cena, o hippie ouve, ao pé do ouvido, uma piada contada por Maneco e, literalmente, morre de rir.
- Alguns dos planos malucos de Bandeira (José Wilker) e Maneco (Cláudio Cavalcanti) para eliminar Carlota (Zilka Sallaberry) surgiram da cabeça dos próprios atores, como a vez em que a dupla decide ensaboar a escada da casa onde a velhinha mora, com a esperança de que ela sofresse uma queda fatal. A cena foi realizada em uma casa de verdade, nos arredores do prédio da TV Globo, no Jardim Botânico.
- Suzana, a personagem de Ilka Soares, foi inspirada na socialite Sílvia Amélia de Waldner. A atriz teve de usar uma peruca loura para fazer o papel.
O Bofe marcou a estreia do ator José Lewgoy na TV Globo, convidado pelo diretor Fabio Sabag. Ele fez uma participação como o noivo francês da socialite Suzana (Ilka Soares).
- Por alguma razão, o nome do ator grego Lajar Muzuris aparece nos créditos de todos os capítulos de O Bofe, embora ele não tenha atuado em uma cena sequer da novela. O ator, que já havia feito sucesso em Assim na Terra Como no Céu (1970), de Dias Gomes, brinca dizendo que Bráulio Pedroso simplesmente se esqueceu dele.

Esconder



TRILHA SONORA
- Composta especialmente para a novela, a trilha sonora de O Bofe trazia 12 músicas inéditas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, interpretadas por nomes como Elza Soares (Rainha da Roda), Os Vips (Grego Só) e, mesmo, Nelson Motta (Madame Sabe Tudo).


Veja mais


Nacional
Fala, Dorival
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Renata & Flavio

Instantes
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Jacks Wu

Rainha da Roda
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Elza Soares

Porcelana, Vidro e Louça
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Osmar Milito, Luna e Suza

Madame Sabe Tudo
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Nelson Motta

O Bofe
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Osmar Milito e Quarteto Forma

Perdido no Mundo
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Eustáquio Sena

Quem Mandou
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Djalma Dias

Só de Brincadeira
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Sandra

Moço
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Betinho

Grego Só
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Vips

Mapa do Tesouro
Compositores: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos
Intérprete: Claudio Faissal

Internacional: Alone Again (Naturally)
Compositores: Gilbert O’Sullivan
Intérprete: Excelsior

Rocket Man
Compositores: Elton John/ Bernie Taupin
Intérprete: Elton John

Arabian Melody
Compositores: Charles Gordanne/ Ian Wira
Intérprete: Pop Concerto Orchestra

Baby Let Me Take You
Compositores: A. Tilmon
Intérprete: Detroit Emeralds

Your Wonderful Sweet Sweet Love
Compositores: Robinson
Intérprete: The Supremes

Sweet Concert
Compositores
Intérprete: Free Sound Orchestra

Summer Concert
Compositores: Alain Marisod
Intérprete: Alain Patrick

Waitin’ Line
Compositores: L. Lanza
Intérprete: Spider’s Gang

I’ll Be Here
Compositores: Jim Sullivan
Intérprete: Jim Sullivan

Precious Little Things
Compositores: M. Tarplin/ P. Moffett
Intérprete: The Supremes

It’s Gonna Take Miracle
Compositores: T. Randazzo/ B. Weinstein/ L. Stallman
Intérprete: Honey & The Bees

Love Song
Compositores: The Corporation
Intérprete: The Jackson Five

Macarthur Park
Compositores
Intérprete: Dionne Warwick 

Nenhum comentário:

Postar um comentário