quinta-feira, 3 de maio de 2012

BARRIGA DE ALUGUEL - 1990/1991




Autoria: Gloria Perez 
Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Sílvio Francisco 
Direção geral: Wolf Maya 
Direção executiva V: Ruy Mattos 
Supervisão: Daniel Filho 
Período de exibição: 20/08/1990 – 01/06/1991 
Horário: 18h 
Nº de capítulos: 243
TRAMA PRINCIPAL 
- A jogadora de vôlei Ana (Cássia Kiss) e seu marido Zeca (Victor Fasano), treinador do time em que ela joga, têm um casamento perfeito, mas não conseguem ter filhos, apesar dos vários tratamentos a que Ana se submete. Para realizar o sonho de serem pais, o casal contrata a jovem Clara (Cláudia Abreu) como mãe de aluguel.  
- Moça pobre que trabalha de dia como balconista e à noite como dançarina, Clara vê na proposta uma chance de melhorar de vida. Ela encara a ideia como um simples negócio, e esconde sua decisão dos amigos e parentes. Mas quando seu segredo é revelado, sua vida se transforma inteiramente: ela termina o namoro com o caminhoneiro João (Humberto Martins) e é expulsa de casa pelo pai, o religioso Ezequiel (Leonardo Villar), que mora com a outra filha, Raquel (Sura Berditchevsky), moça que abdicou de sua vida para cuidar dele. Sem ter onde morar, Clara procura a ajuda da ex-prostituta Yara (Lady Francisco).  

Veja mais
 
  
TRAMAS PARALELAS 
Mentiras e traições 
- O Dr. Molina (Mário Lago) e o inescrupuloso Dr. Álvaro Baroni (Adriano Reys) são grandes inimigos. Molina ajuda Tadeu (Jairo Mattos) a manter o namoro com Laura (Tereza Seiblitz), filha de seu desafeto. Baroni é casado com Aída (Renée de Vielmond) – uma mulher que sofre com as infidelidades do marido –, mas tem um caso com a médica Luísa (Nicole Puzzi). No decorrer da novela, Aída acaba se apaixonando por Tadeu e passa a disputar o amor do rapaz com a filha Laura.  
  
GALERIA DE PERSONAGENS 
CLARA (Cláudia Abreu) — A jovem que aluga a barriga. Uma ingênua que se acha espertíssima. Com imensa capacidade afetiva, arrojada, audaciosa. Um dos seus traços mais marcantes é a capacidade de acreditar, de manter intocáveis as esperanças em meio a todos os desastres. Adora o pai, Ezequiel (Leonardo Villar), e a irmã, Raquel (Sura Berditchevsky). Mesmo mentindo e enganando, simboliza a pureza, o lúdico. 
ANA (Cássia Kiss) — A campeã. Moderna, transmite força e segurança. É de rompantes. Como não está habituada a lidar com a fragilidade, quando se sente ameaçada reage, revida, explode. Sente-se falha por não conseguir ser mãe. Casada com Zeca (Victor Fasano). 
ZECA (Victor Fasano) — Casado com Ana (Cássia Kiss), é um homem sensível e moderno, desses que entram em conflito com o machismo. Adora crianças. Cuidadoso com os sentimentos dos outros, sobretudo com os de Ana. Como marido da campeã, de certa forma ficou sempre à sombra dela. 

Veja mais
 
   
CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE 
- As gravações externas de Barriga de Aluguel foram feitas na cidade cenográfica de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde o cenógrafo Luiz Antonio Caligiuri recriou um típico bairro de subúrbio carioca e projetou 82 ambientes, entre os quais o hospital.  
  
CURIOSIDADES 
- A sinopse da novela foi escrita em 1985, baseada em pesquisas científicas sobre inseminação artificial. Gloria Perez visitou uma clínica de reprodução em São Paulo que já fazia a experiência muito antes de o assunto virar notícia. Mas, segundo a autora, a trama foi considerada muito fantasiosa, e a história foi engavetada, até ser levada ao ar cinco anos depois. 
- Gloria Perez tentou equilibrar a torcida do público entre Ana (Cássia Kiss) e Clara (Cláudia Abreu) pela guarda da criança fazendo com que, alternadamente, uma e outra personagem agissem com maior ou menor aprovação dos telespectadores. Mas a torcida maior era mesmo por Clara, porque ainda prevalecia o senso comum de que mãe é aquela que carrega a criança no ventre. 

Veja mais
  
  
TRILHA SONORA 

Veja mais
 
  
AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS 
- Ao longo de toda a narrativa, Barriga de Aluguel discutiu questões científicas e os limites éticos da inseminação artificial, esclarecendo muitos pontos sobre o processo. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário