quinta-feira, 3 de maio de 2012

BAILA COMIGO - 1981




Autoria: Manoel Carlos 
Direção: Roberto Talma e Paulo Ubiratan 
Período de exibição: 16/03/1981 - 26/09/1981 
Horário: 20h 
Nº de capítulos: 162 
TRAMA PRINCIPAL 
- Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. Eles foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz). Joaquim e Helena se conheceram em Porto Alegre e se apaixonaram. Na época, Joaquim já estava com Martha (Tereza Rachel) e não quis abrir mão do casamento para viver ao lado de Helena. Ela acabou se casando com o médico Plínio Miranda (Fernando Torres), que criou Quinzinho como se fosse seu filho verdadeiro. 
- Os gêmeos idênticos, de temperamentos completamente diferentes, acabam se aproximando por uma série de pressentimentos que não conseguem explicar. Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, trabalha como bancário e sonha em ser piloto de helicóptero. O tímido e sério João Victor, advogado bem-sucedido, mora em Portugal e é reconhecido por todos pela ética com que conduz seu trabalho. Ao completar 27 anos, João Victor decide voltar ao Brasil em busca de suas origens. A história é marcada pelos encontros e desencontros dos dois irmãos, que só se conhecem no final da trama.   
  
TRAMAS PARALELAS 
Otto e Letícia 
- A história de amor entre o negro Otto Rodrigues (Milton Gonçalves) e a branca Letícia (Beatriz Lyra) chamou a atenção para o problema do preconceito racial. Após a exibição da cena de um beijo entre os dois personagens, a atriz chegou a ser hostilizada na rua. 
  
A academia de Caio 
- Uma grande parte da ação de Baila Comigo se desenvolve na academia de ginástica de Caio Fernandes (Carlos Zara), onde trabalha a professora de dança Joana Lobato (Betty Faria). Caio é sócio de Quim (Raul Cortez) numa empresa de táxi aéreo no Brasil. Ele foi casado com Sílvia (Fernanda Montenegro), uma atriz aposentada que sobrevive da mesada que o ex-marido lhe dá. Os dois são pais de Lúcia (Natália do Vale), pediatra que, no decorrer da trama, envolve-se com Quinzinho (Tony Ramos). 
  
GALERIA DE PERSONAGENS 
JOAQUIM GAMA / QUIM (Raul Cortez) – É conhecido como Quim. Poderoso, rico e de origem rude, começou sua fortuna por meio de um casamento de interesse. Teve dois filhos gêmeos no passado, frutos de uma relação amorosa com Helena (Lilian Lemmertz), mas apenas João Victor (Tony Ramos) foi reconhecido por ele. Quim convenceu a mulher, Martha (Tereza Rachel), a adotá-lo ainda pequeno, escondendo que era o pai verdadeiro da criança. O rapaz cresceu ignorando sua origem. Quim morou em Portugal durante muitos anos e, após um enfarte, volta ao Brasil e faz um balanço de sua vida. 
MARTHA GAMA (Tereza Rachel) – Mulher de Quim (Raul Cortez). Esconde sua origem provinciana. Não ama o marido, mas não perdoa suas infidelidades conjugais. Desconhece a origem de João Victor (Tony Ramos): pensa que ele foi abandonado pelos pais verdadeiros antes de ser adotado. 
JOÃO VICTOR GAMA (Tony Ramos) – Filho de Quim (Raul Cortez) e Helena (Lilian Lemmertz), adotado por Martha (Tereza Rachel). Desconhece os mistérios de sua origem, acreditando ser filho verdadeiro daqueles que julga serem seus pais. Não sabe da existência do irmão gêmeo, Quinzinho (Tony Ramos). Jovem dinâmico, objetivo e autoritário, é bastante atingido pela revelação parcial da verdade. No Brasil, é envolvido em várias confusões por causa da semelhança com o irmão. 
DÉBORA GAMA (Beth Goulart) – Filha de Quim (Raul Cortez) e Martha (Tereza Rachel), ignora os problemas que envolvem o irmão, João Victor (Tony Ramos), com quem tem uma relação conflituosa.

Veja mais

  
PRODUÇÃO 
- Os primeiros capítulos da novela mostraram cenas gravadas em Portugal e no Rio Grande do Sul, no Brasil. 
  
CENAS MARCANTES 
- A cena em que João Victor e Quinzinho (ambos interpretados por Tony Ramos) finalmente ficam frente a frente é uma das mais emocionantes da novela. Para gravar a cena, o vídeo foi dividido em duas partes, metade para as cenas de Quinzinho e metade para as de João Victor. Enquanto o primeiro falava, só a sua metade ficava descoberta. A outra parte só se abria quando era a vez de João Victor. Gravada a sequência, juntavam-se as partes, e o público assistia à interação entre os irmãos. Esse recurso foi uma grande novidade na época, e muito difícil de ser realizado. 
- O diretor Roberto Talma qualifica a cena do encontro dos gêmeos como a mais complicada da novela. E relembra que, à época de Baila Comigo, era comum haver uma única cena com uma grande quantidade de texto, exigindo um apurado trabalho de interpretação dos atores. 
  
FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO 
- A professora de dança Joana, interpretada por Betty Faria, popularizou meiões coloridos e faixas de cabelo. 
  
CENOGRAFIA E PRODUÇÃO DE ARTE 
- A cenografia de Mário Monteiro e Raul Travassos foi um dos destaques da novela. Casas foram construídas no estúdio, com vários cômodos interligados. Também foi montada uma equipada academia de ginástica, que ocupou uma área de 300 m2. 
  
CURIOSIDADES 
- Segundo Manoel Carlos, a inspiração para a trama de Baila Comigo surgiu da notícia, publicada em jornais, de que um filho legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida para a história. 
- A ideia inicial do autor era chamar Fernanda Montenegro para viver o papel de Helena (Lilian Lemmertz) na novela, mas a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz. Manoel Carlos decidiu, então, criar a personagem Sílvia para Fernanda Montenegro. 
- Fernanda Montenegro deixou a novela antes do término para entrar no elenco de Brilhante, de Gilberto Braga, que estrearia em seguida. 
- Lilian Lemmertz foi a atriz que viveu pela primeira vez a Helena de Manoel Carlos. A personagem se tornou uma marca, conferindo uma unidade às novelas do autor. A personagem foi vivida por diferentes atrizes nas seguintes novelas:Felicidade (Maitê Proença – 1991), História de Amor (Regina Duarte – 1995), Por Amor (Regina Duarte – 1997), Laços de Família (Vera Fischer – 2000), Mulheres Apaixonadas (Christiane Torloni – 2003), Páginas da Vida (Regina Duarte – 2006) eViver a Vida (Taís Araújo – 2009). 

Veja mais

  
TRILHA SONORA 
- A atriz Beth Goulart, intérprete da personagem Débora, gravou para a novela a canção Vida, de Milton Nascimento e Fernando Brant.  



Nacional: 
O Lado Quente do Ser – Tema de Lúcia 
Compositores: Antônio Cícero / Marina Lima 
Intérpretes: Maria Bethânia 

Deixa Chover – Tema de Joana 
Compositores: Guilherme Arantes 
Intérpretes: Guilherme Arantes 

Lua e Estrela – Tema de Mira 
Compositores: Vinícius Cantuária 
Intérpretes: Caetano Veloso 

Loucura – Tema de Mauro e Paula 
Compositores: Sarah Benchimol / Joanna / Tony Baia 
Intérpretes: Cauby Peixoto 

Pano de Fundo – Tema de Silvia 
Compositores: Ivan Lins / Vítor Martins 
Intérpretes: Fafá de Belém 

Baila Comigo – Tema de abertura 
Compositores: Roberto de Carvalho / Rita Lee 
Intérpretes: Robson Jorge & Lincoln Olivetti 

Viajante – Tema dos gêmeos 
Compositores: Thereza Tinoco 
Intérpretes: Ney Matogrosso 
  
Corações a Mil – Tema de Caê 
Compositores: Gilberto Gil 
Intérpretes: Marina 

Vida – Tema de Helena 
Compositores: Fernado Brant / Milton Nascimento 
Intérpretes: Beth Goulart 

Bicho no Cio – Tema de Dolores 
Compositores: Leon Ware / Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle 
Intérpretes: Marcos Valle 

Rio Sinal Verde 
Compositores: Mendes Junior / Gastão Lamounier 
Intérpretes: Júnior 

Vira Virou – Tema de João Victor 
Compositores: Kleiton Ramil 
Intérpretes: Kleyton & Kledir 

Rapte-me Camaleoa – Tema de Zu 
Compositores: Caetano Veloso 
Intérpretes: Naila Skorpio 
  
  
Internacional: 
Without Your Love – Tema de Joana 
Compositores: Billy Nicholls 
Intérpretes: Roger Daltrey 

9 to 5 
Compositores: Dolly Parton 
Intérpretes: Dolly Parton 

Living Inside Myself – Tema de Débora e Caê 
Compositores: Gino Vannelli 
Intérpretes: Gino Vannelli 

Crying – Tema de Helena 
Compositores: Joe Melson / Roy Orbison 
Intérpretes: Don McLean 

Explosion 
Compositores: Franco Ventura / Julia Mellard 
Intérpretes: I. C. Bell 

Angel of Mine – Tema de Ondina e Edmundo 
Compositores: Frank Duval / Kalina Maloyer 
Intérpretes: Frank Duval 

As Time Goes By – Tema de Silvia e Quim 
Compositores: Herman Hupfeld 
Intérpretes: George Reagan Orchestra 

Reality – Tema de Mira e João Victor 
Compositores: Jeff Jordan / Vladimir Cosma 
Intérpretes: Richard Sanderson 

Santa Maria 
Compositores: Hatvani Emese / Ivan Bradanyi / Jakab György / Pásztor László 
Intérpretes: Newton Family 

Time – Tema de Lúcia e Quinzinho 
Compositores: Alan Parsons / Eric Woolfson 
Intérpretes: The Alan Parsons Project 

Let’s Hang On 
Compositores: Bob Crewe / Denny Randell / Sandy Linzer 
Intérpretes: Salazar 

Come Back To Me – Tema de Lia e Saulo 
Compositores: John Ford Coley / Kerry Chater 
Intérpretes: Leslie, Kelly & John Ford Coley 

What’s in a Kiss 
Compositores: Gilbert O’Sullivan 
Intérpretes: Gilbert O’Sullivan 

Losing Sleep Over You 

Compositores: G. Travers / Patrick Hernandez 
Intérpretes: Patrick Hernandez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário