terça-feira, 27 de setembro de 2011

Abertura: "A Vida da Gente"


A estreia de "A Vida da Gente" foi um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (26). A maioria dos twitteiros postaram mensagens elogiando a nova novela das seis da Globo. Mas houve, e nem poderia ser diferente, também quem apontasse "falhas" na produção. Enquanto o texto inspirado e a fotografia impecável receberam confetes, a vinheta de abertura desagradou boa parte dos internautas.

A mais nova criação de Hans Donner não poderia ser mais óbvia e minimalista. A vinheta apresenta fotos e vídeos do núcleo protagonista, destacando os momentos mais importantes da vida de Ana (Fernanda Vasconcellos) em companhia de sua família. Assim, vemos a mocinha da vez brincando na praia, na casa da vovó, comemorando aniversário de dez anos, treinando tênis, passeando de bicicleta com os irmãos... 

Impossível não compará-la com a abertura de "Por Amor" (1997), que recorria a este mesmo conceito. Nela, a câmera explorava o álbum de Regina Duarte e Gabriela Duarte, mãe e filha na história de Manoel Carlos, ao som de "Falando de Amor" (MPB4). A diferença de uma para a outra, além da música, claro, é a inserção de vídeos caseiros.

O SBT também criou algo semelhante, em 2003. Em "Jamais Te Esquecerei", produção em parceria com a Televisa, a abertura trazia fotografias dos principais personagens e Ivan Lins cantando a música homônima.

Vamos conferir os detalhes da vinheta de "A Vida da Gente"? É um grande arquivo confidencial embalado por "Oração ao Tempo", de Caetano Veloso, na voz deliciosa de Maria Gadú.


Um comentário:

  1. Eu até to gostando da novela, só acho que deveriam ter colocado outra atriz e não a Fernanda Vasconcelos. Afinal ela faz o mesmo personagem sempre,e a globo tinha muitas outras atrizes melhores e mais bonitas. E claro que a novela está imitando um pouco o estilo "Manuel Carlos" né?! A começar pela abertura... Mas vamos conferir os próximos capítulos e apostar que vai valer a pena assistir..rsrs
    Gostei muito do blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir