sábado, 7 de maio de 2011

"Insensato Coração" em 8 pontos


É cedo para fazer uma avaliação mais densa, mas creio que já posso adiantar aqui as minhas primeiras impressões sobre "Insensato Coração", a nova novela das nove da Globo. Lembrando novamente que, após apenas três capítulos, é impossível formar uma opinião geral sobre a novela. Portanto, não encare este post como a minha visão definitiva da produção, ok?!

1. A PRIMEIRA CENA
A cena inicial chamou a atenção. Nela, é possível fazer uma previsão do que estar por vir nos próximos oito meses. Leo, ainda criança, mostra seu desvio de conduta ao quebrar o avião de brinquedo de seu irmão, Pedro. Raul (Antônio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale), pais dos meninos, já aparecem como um casal em conflito. Os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares acertaram ao deixar esses pontos bem explícitos ao espectador.

2. GABRIEL BRAGA NUNES
Este promete ser o maior nome do elenco. Na pele do inescrupuloso Leo, Gabriel Braga Nunes já me fez agradecer ao Fábio Assunção por ter desistido da novela. Parece que os autores escreveram o vilão para o Gabriel personificar... É engraçado, mas não consigo imaginar o Fábio no papel.

3. PEDRO E MARINA
O sentimento entre os personagens principais da trama, Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), soou falso e forçado demais. O primeiro beijo, inclusive, não convenceu. Tudo muito rápido e artificial. Nada contra os protagonistas se pegarem logo no primeiro capítulo, mas é necessário trabalhar melhor a relação dos pombinhos, vamos combinar?! Uma boa base é tudo.

4. ANTÔNIO FAGUNDES
Me condene à forca, mas vou dizer o que penso: não sei quem inventou que o Antônio Fagundes é uma estrela de primeira grandeza. O ator está sempre interpretando o mesmo personagem, com um eterno rei na barriga. Enquanto isso, Osmar Prado, muito mais competente, não tem o mesmo prestígio, infelizmente.

5. NATHALIA THIMBERG
“Passione” tinha Fernanda Montenegro, “Insensato Coração” tem Nathalia Thimberg. Eis aqui um dos grandes motivos para acompanhar o novo folhetim das nove. É sempre um imenso prazer prestigiar os veteranos da nossa dramaturgia.

6. BIBI E NATALIE
Essas duas devem cair nas graças de todos nós. Sempre com ótimas tiradas, Bibi (Maria Clara Gueiros) sabe aproveitar o que a vida tem de melhor. Natalie Lamour (Deborah Secco), por sua vez, não perde tempo e está sempre obstinada a prolongar os seus minutinhos de fama. Personagens divertidos, leves e que prometem aprontar bastante. Fique de olho nelas.

7. GLÓRIA
Glória Pires ainda não deu as caras com a sua Norma, mas algo me diz que teremos aí um personagem fortíssimo. Ansioso para ver a fabulosa atriz novamente num personagem do time do mal. A última vez que Glória encarnou uma figura ímpia na TV foi em “O Rei do Gado” (1996), vivendo a falsa herdeira Rafaela Berdinazzi.

8. ABERTURA
A vinheta de abertura é linda, mas pouquíssimo criativa. O truque da câmera passeando por algum objeto, aqui uma escultura do Zimbábue, é tão velho quanto andar para frente. O designer Hans Donner segue errando mais que acertando. A logomarca, simplória demais, também deixa muito a desejar. Em contrapartida, felizmente, a voz de Maria Rita, cantando “Coração em desalinho”, dá um charme todo especial ao clipe.

Comente também sobre as suas impressões e expectativas sobre "Insensato Coração"! Estou acompanhando e logo, logo postarei novas avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário